domingo, 21 de novembro de 2010

Prefeitura de Ilhabela garante alimentação saudável para alunos da rede municipal de ensino


Os alunos da E.M. Dr. Salvador Arena – Unidade de Educação Infantil, localizada na Barra Velha, participaram de uma aula diferente na quarta-feira (18/11), com roda de conversa sobre frutas, legumes e verduras, além de oficina com dicas sobre como montar um lanche saudável.  A atividade faz parte do projeto “Alimentação Consciente”, que a Prefeitura de Ilhabela desenvolve em escolas e oficinas sociais do município. A iniciativa envolve as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Os profissionais envolvidos transformaram a sala de aula em um verdadeiro parque de diversões da alimentação saudável e consciente. Na roda de conversa, os 110 alunos de 4 a 6 anos, divididos em turmas, utilizaram os cinco sentidos: identificaram o formato e cores dos alimentos, ouviram informações importantes, tatearam a superfície das cascas e folhas, sentiram o cheiro de frutas como banana e manga e ainda saborearam um delicioso sanduíche com alface e tomate preparado por eles, seguido de um espetinho de frutas.
No início as crianças fizeram ‘cara feia’ quando viram o tomate, a alface e um suco verde que eles não sabiam do que era. Mas, no fim das contas todos aprovaram e ainda repetiram. A receita do suco de laranja com couve e hortelã só foi revelada depois da degustação.
O projeto “Alimentação Consciente” busca dar orientações sobre bons hábitos alimentares, informar sobre as doenças que podem ser causadas pela má alimentação e apresentar alternativas relacionadas ao uso de alimentos muitas vezes descartados que apresentam alto teor nutricional, como cascas, folhas, entre outros. Para a secretária de Educação, Lídia Sarmento, é importante incentivar as crianças, principalmente do ensino infantil, a gostar de comer verduras, legumes e frutas. “Todo o nosso setor de merenda está devidamente estruturado para oferecer alimentos de qualidade, com eliminação da fritura e valorização de verduras e legumes”, ressalta. 
A etapa do projeto foi acompanhada de perto pela coordenadora pedagógica do ensino infantil da Secretaria de Educação, Marília De Tullio, e contou com a nutricionista Camila Lima e Nascimento, com a coordenadora de projetos, Alessandra Appelt, com a educadora em saúde, Dulcileia Pinheiro de Jesus, além da gestora, Maria Rosa Simões Silva, da coordenadora, Débora Goes Teixeira e dos professores da unidade.