A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhabela prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza até o próximo dia 20/5 em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A meta da secretaria é atingir 80% da população alvo, ou seja, cerca de 3,3 mil pessoas entre idosos, crianças e gestantes. Até a última quinta-feira (11/5), foram vacinados pouco mais de 2 mil pessoas, daí a necessidade de prorrogar a campanha.
Este ano, podem tomar a vacina idosos com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos (um ano, 11 meses e 29 dias), pessoas que possuem doenças crônicas (diabetes, cardiopatas, problemas respiratórios, portadores de câncer, HIV, transplantados), gestantes, profissionais de saúde que atuam na linha de frente de atendimento a pacientes com gripe e doadores de órgãos e de medula cadastrados.
A Vigilância Epidemiológica (VE) da secretaria de Saúde de Ilhabela ressalta que as vacinas protegem contra três tipos de vírus, entre eles, o Influenza A, transmissor da Gripe H1N1, além de possuir proteção excelente. A VE informa ainda que as vacinas são toleráveis, ou seja, não causam efeitos adversos por serem feitas a partir de vírus mortos e inativados. A proteção contra a doença ocorre a partir de 15 dias após tomar a vacina. Vale destacar também que a vacina reduz em 70% as internações de idosos por conta de complicações da gripe e nas gestantes, a vacina reduz em 36% as infecções respiratórias em crianças de até 6 meses.