Após duas regatas neste sábado, cai a diferença entre os primeiros
das classes BRA-RGS e HPE25
![]() |
| Tembó Guaçú, antigo Loyal |
A Copa Suzuki Jimny está mais acirrada após as regatas deste sábado (24). Os líderes das classes BRA-RGS (Fram) e HPE25 (Ginga) oscilaram e a competição, que vale como Campeonato Paulista de Vela Oceânica, promete ser ainda mais disputada neste domingo (25). Alguns fatores contribuíram para as alterações de prognósticos. O principal foi a condição climática que mudou durante todo evento em Ilhabela. Os ventos, entre 11 e 22 nós, rondaram bastante, o que deixou a velejada mais difícil.
O Fram, por exemplo, teve um resultado não condizente com sua campanha na primeira regata do dia (17º) e um terceiro na BRA-RGS. O Maria Preta se aproveitou disso e diminuiu para um ponto a diferença para o líder. Na categoria, todas as divisões (A,B,C e Cruiser) disputam juntas o Estadual.
Na classe HPE25, o super favorito Ginga conseguiu um quinto (seu pior resultado até agora) e um terceiro. Com 10 pontos perdidos e um descarte, o time de Breno Chvaicer tem três a mais do que o Repeteco I. Mesmo assim, o Ginga poderá não só ser campeão paulista, mas também levar por antecipação o título da Copa Suzuki Jimny.
Vento forte cancela terceira regata - A Comissão realizou duas regatas na categoria. A terceira foi cancelada, já que o vento superou 22 nós e o regulamento da classe não permite. Marcelo Bellotti, tripulante do SX4 / Max, considerou certa a decisão visando a segurança de todos da HPE25. "O equipamento é feito para alta perfomance e o vento acabou passando da média. A decisão foi acertada, já que poderia ocorrer quebra de equipamento", disse.
O evento conta com mais de 40 barcos na raia disputando as regatas decisivas nas classes BRA-RGS, HPE25, ORC, Delta 32, Skipper 21. Outro atrativo do sábado foi match race entre os recém-lançados veleiros Carabelli 30. Barracuda/Matrix e +Realizado ganharam uma disputa cada.
O Campeonato Paulista começou na semana passada com ventos fortes superiores a 20 nós e será finalizado neste domingo no Yacht Club de Ilhabela.
Classificação do Campeonato Paulista de Vela Oceânica:
HPE - 6 regatas com 1 descarte
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 10 pontos perdidos (4+1+1+1+5+3)
2º - Repeteco I (Fernando Haalland) - 13 pp (2+2+2+14+2+5)
3º - Bixiga (Pino Di Degni) - 14 pp (1+4+4+2+3+6)
ORC - 2 regatas
1º - Tembó Guaçu (André Omati) - 3 pontos perdidos (2+1)
2º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 3 pp (1+2)
3º - Vertigo Asa Alumínio( Mario Martinez) - 6 pp (3+3)
BRA-RGS- 5 regatas e 1 descarte
1º - Fram (Felipe Marinho Aidar) - 6 pontos perdidos (1+1+1+17+3)
2º - Maria Preta (Alberto) - 7 pp (20+2+2+2+1)
3º - Palmares (José Romariz Filho) - 10 pp (2+3+4+1+4)
A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será finalizada no próximo final de semana e a última será em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.
O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.
Fonte: ZDL de Comunicação
Foto: Aline Bassi / Balaio
