quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AMEAÇA NO LITORAL NORTE: 7 DIAS PARA DEFINIR O FUTURO!‏

Por Instituto Ilhabela Sustentável

Estamos a 7 dias das audiências públicas que determinarão o futuro do Litoral Norte, um dos últimos redutos de preservação ambiental do estado de SP, conhecido por suas belezas e pela possibilidade de ser um exemplo de sustentabilidade para o planeta.

Nos dias 07 de dezembro, em São Sebastião e 08 de dezembro, em Ilhabela, serão realizadas as audiências públicas para debate do projeto de ampliação do Porto de São Sebastião, contemplando um gigantesco terminal de contêineres.

Imagine se daqui a 7 dias, o dia não acontecesse, o sol não surgisse... e então percebêssemos que uma imensa cobertura de concreto armado foi colocada sobre nossas cabeças e que nunca mais teríamos contato com o sol e sua energia vital. Que tal?

Pois é exatamente isso que irá acontecer com todo um bioma, milhares de seres vivos que diariamente nascem, crescem, se reproduzem e vivem no Manguezal do Araçá, e que serão condenados à extinção. E tudo isso para acomodar um gigantesco depósito de contêineres.

7 dias é o tempo para dizer “NÂO!”

7 dias para não permitir que o Litoral Norte acolha centenas de caminhões circulando por estradas que serão construídas em descompasso com a ampliação do porto, criando situação obviamente incompatível com o desenvolvimento da atividade do turismo.

7 dias para não deixar que falsas expectativas de geração de empregos  atraiam milhares, que farão apenas agravar problemas de habitação, saneamento, saúde e segurança, com os quais os municípios já têm hoje enormes dificuldades para lidar;

7 dias para  impedir que milhares de empregos na área do turismo – esses sim verdadeiros – sejam também extintos pela inevitável redução da visitação à região;

7 dias para dizer que não acreditamos nas absurdas  promessas de um “porto verde”,  que não acreditamos que os esportes náuticos continuarão acontecendo entre dezenas de navios navegando no canal, que o centro histórico de São Sebastião não será afetado, física e institucionalmente por um porto que nele está incrustado, e que não existe o risco real da invasão de espécies exóticas transportadas pela água de lastro e cascos dos navios.

7 dias enfim, para dizer ao Governo do Estado de SP e ao Ibama, responsável pelo licenciamento do empreendimento, que não aceitamos desenvolvimento a qualquer preço e que acreditamos que a vocação de nosso porto deve continuar a obedecer sua história, modernizado sim, mas não transformado em uma ponta de lança de um corredor de exportação que só degradará nossa condição sócio ambiental.