Redução da tarifa de 2,50 para 2,20 e implantação do “Bilhete Único”, que possibilitará ir de norte a sul pagando apenas uma passagem, são alguns dos benefícios
A Prefeitura de Ilhabela fará a apresentação oficial do novo Sistema de Transporte Coletivo Público Municipal, na próxima segunda-feira (19/12), às 18h, no auditório do Ilha Flat Hotel, no Perequê. Na ocasião, a nova empresa concessionária do transporte público, vencedora da licitação, irá apresentar as principais mudanças no sistema, entre elas, a utilização do “Bilhete Único”, que possibilitará ao usuário ir de norte a sul com apenas uma passagem. “A população ganhará um sistema mais justo, com tarifa reduzida e possibilitando a integração entre as linhas. Depois de mais de 20 anos, Ilhabela terá um novo modelo de transporte público”, salienta o prefeito Toninho Colucci (PPS).
A partir de janeiro do próximo ano, quando o Grupo Fênix assumirá a concessão do serviço no município, o usuário poderá optar por pagar a tarifa com o cartão, que será distribuído gratuitamente à comunidade, ou direto com o cobrador. Além disso, o valor da tarifa cobrado atualmente será reduzido em 12% e será um dos menores praticados no país. A empresa informará sobre os locais para cadastramento e obtenção do cartão.
No sistema de bilhetagem eletrônica de Ilhabela serão utilizados cartões com a foto do usuário e chip de memória e segurança, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário adquirir. O cartão é recarregável (valor mínimo de R$ 2,20), substitui o dinheiro, passes escolares e vales-transportes de papel. A fotografia digital e a primeira via do cartão serão gratuitos aos usuários do serviço de transporte coletivo passageiros, conforme previsto no edital de concessão.
A utilização do cartão será simplificada pelo Grupo Fênix. Para utilizar o serviço, o usuário deverá aproximá-lo do validador, um equipamento específico de leitura de alta tecnologia que estará disponível nos veículos no município de Ilhabela. De forma rápida, o valor da passagem é descontado dos créditos armazenados no cartão para que a catraca seja devidamente liberada. O sistema de bilhetagem eletrônica é similar ao adotado pelas empresas de transporte de São Paulo (capital), Brasília (Distrito Federal) e também de países como Argentina e Colômbia.
O sistema de bilhetagem eletrônica facilita o embarque, descomplicando a vida dos passageiros que não precisam mais aguardar pelo troco antes de passar pela catraca. Quem embarcar sem o cartão poderá pagar a tarifa em dinheiro ao cobrador. A tecnologia inédita no município será implantada com a tarifa reduzida do transporte coletivo de passageiros. Conforme previsto pelo edital de concessão, o usuário pagará R$ 2,20 pela passagem contra os R$ 2,50 cobrados pelo atual detentor da concessão no município de Ilhabela.
Fonte: Assessoria de Imprensa / PMI
