Entre os principais, oito projetos abrangem alunos e também professores de toda a rede municipal. Alguns, desenvolvidos pela própria pasta, outros, em parceira com outras empresas e com o parque estadual.
A Secretaria de Educação oferece ainda outras atividades de formação e seminários, como por exemplo, o projeto Rondon, que tem como objetivo o enfoque em metodologia ativa de ensino, saúde e meio ambiente, atuando em paralelo no Centro de Triagem de Resíduos de Ilhabela.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, explica que a conscientização ambiental é fator fundamental para toda a a sociedade. “Isso é uma preocupação que temos. É importante passarmos isso para os nossos alunos desde já. Assim, além de serem educados ambientalmente, criam um ambiente limpo em suas escolas e levam esse aprendizado para suas casas. É uma questão muito importante e que levamos a sério”, relata.
O compromisso com a educação ambiental é prioridade. É o que explica a bióloga e educadora ambiental, Rafaela Nery Salim. “A educação ambiental é um dever social. Temos esse compromisso e é com esses projetos que pretendemos inserir esse aprendizado em todas as escolas do município”, afirma a bióloga.
Em junho, mês do meio ambiente, houve programação especial para alunos e professores. Oficinas, visitação ao Centro de Triagem e ao Parque Estadual e também seminários. Essas foram algumas das atividades, que se estendem até o final deste mês.
Confira os projetos:
Projeto 3 lixos - Separação do lixo dentro da cozinha e em toda a Unidade Escolar. A Secretaria realiza campanhas com os alunos sobre o tema para incentivá-los a fazer o mesmo em casa.
Projeto Horta Escolar - Em parceira com o Parque Estadual, as escolas reservam um espaço onde cultivam a horta. O objetivo é aumentar a relação de cuidado entre individuo e natureza, estimular uma alimentação mais saudável e levar esse aprendizado para os lares dos alunos.
Projeto Pilhas e Pilhas - A ideia é conscientizar os alunos com relação ao descarte das pilhas e baterias. A escola que recebe o projeto também é posto de coleta e realiza campanhas sobre o tema.
Projeto Água e Óleo não se misturam - Você sabe o que fazer com o que sobrou do óleo de fritura da sua casa? Pois é, esse projeto educa ambientalmente alunos e também professores sobre o que fazer com essa sobra. Além de a escola ser posto de coleta, existem também campanhas de conscientização.
Projeto Futurágua - O projeto tem parceira com a Sabesp e conscientiza alunos a não desperdiçarem água. Eles também conhecem a Estação de Tratamento e toda a funcionalidade dela.
Projeto Conhecer para Preservar - É importante conhecer e aprender sobre nosso munícipio. Esse projeto é a oportunidade dos alunos conhecerem as trilhas do arquipélago.
Projeto Conhecendo o Parque Municipal das Cachoeiras - Alunos da Educação Infantil têm a oportunidade de se envolver com questões ambientais e terem o primeiro contato com a natureza.
Projeto Parque na Escola: Nesse projeto, os alunos aprendem a importância que o Parque Estadual tem para o nosso município e como preservá-lo.
fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: PMI