Atletas estrangeiros se destacam e vencem as principais provas
Ilhabela recebeu no fim de semana (22 e 23/6) o XTerra Brazil, etapa brasileira do XTerra Global Tour. Num final de semana ensolarado, mais de 3 mil atletas estiveram no arquipélago para participar das diversas provas do evento.Pela prova principal, realizada no sábado (22/6), cerca de 400 triatletas desafiaram o 1,5 km de natação no mar, 25 km de mountain bike e 8 km de corrida em trilhas. Ilhabela é considerada pelos atletas de alto nível o percurso mais técnicos do Tour Mundial, o que acirra ainda mais a competição.
O vencedor da prova foi o sul-africano Conrad Stolz - renomado atleta do XTerra mundial e vencedor de 47 etapas em sua carreira - com o tempo de 2h19min26s, seguido do brasileiro Felipe Moletta (2h27min04s). Dan Hugo, que também é sul africano, terminou em terceiro (2h28min56s).
Conrad Stolz destacou o percurso em Ilhabela e sua vitória. “Estou muito feliz com esta vitória. É um prazer competir aqui. O Brasil tem um potencial incrível para provas como esta. Foi bem dura, com muito mata fechada e subidas”. Já o brasileiro Felipe Moletta complementou: “Ilhabela é a melhor prova do circuito”.
Pelo feminino, vitória da americana Shonny Vanlandingham, que fechou a prova no tempo de 2h51min28s, seguida da paulista Sabrina Gobbo (3h10min50s) e a britânica Janet Darrel Parker (3h12min58s).
Pelo Triathlon Revezamento, vitória dos ilhabelenses Edivando Souza Cruz (mountain bike), Ariadne (Natação) e Dulcirene dos Passos “Chica” (corrida). “É muito bom competir em casa, o calor da torcida é um incentivo a mais. Participar de uma prova em equipe é uma experiência diferente, você sempre fica na expectativa da chegada de seus companheiros e ao mesmo tempo quer fazer o melhor na sua hora por saber que os outros estão contando com você, é um trabalho em conjunto, fiquei muito feliz com o resultado e por poder compartilhar isso com a Ariadne e Chica que mandaram muito bem na prova, acho que este é meu quarto título no revezamento no XTerra, mas o primeiro em um grupo misto”, declarou Edvando, em seu blog pessoal.
Após a prova principal do sábado, foi realizada a Swin Challenge, prova de natação de 1,5 e 3km’s. Já no começo da noite, centenas de atletas lotaram a Praia do Perequê para as provas de corrida noturna Night Trail Run de 9 e 18km’s, num percurso inovador que envolveu asfalto e trilha. Destaque de Ilhabela para Michele Daniele, segunda colocada na Geral Feminino 9km; Adailton dos Santos, primeiro lugar na Geral Masculino 9km; Geisla dos Santos Moraes, terceiro lugar na Geral Feminino 18km; e João Alves de Araújo na terceira colocação da Geral Masculino dos 18km.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, acompanhado do secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Flávio César, fizeram questão de prestigiar o evento e ressaltar a importância do XTerra na cidade, já estendendo o convite aos organizadores para a próxima etapa. “Parabéns a todos os atletas que se empenharam e deram o seu melhor na prova. Ilhabela estará sempre de braços abertos para o XTerra, evento que movimenta não só o cenário esportivo como a economia local”, declarou o prefeito.
fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Silas Azocar | PMI