O Fundo de Solidariedade de Ilhabela abriu nesta segunda-feira (26/9) a programação da Semana Internacional do Idoso que segue até 1º de outubro, data em que o mundo inteiro festeja a melhor idade. O município comemora também a terceira colocação entre as cidades do estado de São Paulo com maior população de idosos.
Com o tema “Viver aqui é tudo de bom” o grupo participou de um café da manhã e na sequencia de uma palestra sobre qualidade de vida com a psicóloga Lucila Valentim, na Câmara Municipal, na Vila.
A presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci, declarou sua felicidade em estar à frente da terceira semana do idoso na cidade. “A melhor parte do nosso trabalho é estar com vocês, porque com a melhor idade tudo funciona. Todas as atividades foram preparadas com muito carinho e atenção. Espero que tenhamos uma semana maravilhosa, assim como nos outros anos”, ressaltou Lúcia.
A valorização do idoso integra o plano de governo do prefeito Toninho Colucci (PPS) e hoje é uma realidade em Ilhabela. A parceria do Fundo de Solidariedade com a prefeitura, por meio de secretarias como Assistência Social, Esporte, Cultura e Educação, garante mais qualidade de vida para essa parcela da população que cresce cada vez mais.
Segundo o prefeito Colucci, Ilhabela está entre as três primeiras cidades do estado de São Paulo com maior população de idosos. “Hoje 17% de nossa população é formada por pessoas acima dos 60 anos e isso é uma vitória da qualidade de vida em nosso município. O dia a dia é sempre um aprendizado e queremos aprender cada vez mais com vocês”, garantiu.
Desde 2009 com a criação do “Grupo Melhor Idade em Ação”, os idosos estão em evidência no município. O grupo de dança faz sucesso por onde passa, não só nos eventos da prefeitura, mas também em festivais nas cidades de Campos do Jordão, Paraty, Taubaté, São Sebastião, entre outras. A melhor idade de Ilhabela também é destaque na participação dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em diversas modalidades esportivas. A Prefeitura de Ilhabela também investe em “Espaços Melhor Idade”, com academias ao ar livre nas praças da Praia Grande e do Pequeá, antigo Campo da Aviação.
O vice-prefeito e secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Nuno Gallo, também participou da abertura oficial e falou sobre a importância do idoso para a atual administração. “Uma das atividades mais valiosas para nossa secretaria é aquela realizada com os idosos, pessoas que nos ensinaram muito e continuam nos ensinado com sabedoria nesta melhor idade”, garantiu.
O presidente da Câmara, Carlos Alberto de Oliveira Pinto – Carlinhos, também esteve presente no evento. Durante a semana o grupo da melhor idade poderá participar de palestras, aulas de dança, sessão de cinema, gincana, torneio de vôlei, confraternização com café da manhã, aula de panificação, além de outras atividades.
Confira a programação completa:
Terça-feira (27/9)
8h – Atividades no Centro de Convivência da Terceira Idade
Local: Av. Prof. Malaquias de Oliveira Freitas, Barra Velha
20h - Cinema - Filme: De Pernas Pro Ar
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Vila
Quarta-feira (28/9)
8h às 18h – Gincana
Local: Ginásio de Esportes
12h às 14h - Intervalo para almoço
Quinta-feira (29/9)
8h - Café da manhã, aula aberta de ginástica e torneio de vôlei
Local: Praia do Perequê
Sexta-feira (30/9)
13h30 - Aula de Panificação Dinâmica de Grupo
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Vila
Sábado (1º/10)
12h - Almoço
13h30 - Sarau Lítero/Musical
Local: Clube da 3ª Idade
fonte: assessoria de imprensa PMI
foto: Camila Garcêz / PMI
