A Prefeitura de Ilhabela está implantando um trabalho de consultoria do manejo do aleitamento materno nos grupos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para complementar o serviço já oferecido no Hospital Municipal Governado Mário Covas Júnior. A medida deve incentivar ainda mais a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, como forma de reduzir o desmame precoce e, consequentemente, o índice de mortalidade infantil.
Atualmente, Ilhabela já registra o menor índice de mortalidade infantil e tem o maior número de mães que tiveram sete ou mais consultas no pré-natal entre os municípios do Litoral Norte. A média oficial atesta a qualidade do serviço de saúde oferecido no município.
A maternidade é um dos destaques do Hospital Mário Covas e realiza uma média de 40 partos por mês, 80% deles normais. Uma das principais orientações fornecidas pela equipe do pediatra Alfredo Rosmaninho às mães que chegam à maternidade é o incentivo ao aleitamento materno.
O programa que está em fase de implantação prevê a estruturação dos grupos de gestantes nas unidades de saúde, aliado aos grupos da maternidade. Esse é o ponta pé inicial para que a cidade atinja as metas dos protocolos do Hospital Amigo da Criança.
A assistente social Suzana Maria Campos de Abreu, que também é treinadora e avaliadora da iniciativa do Hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde, está à frente da consultoria. Segundo ela, o Hospital de Ilhabela cumpre o passo 10 da Declaração Inocente, um documento que surgiu em 1990 como fruto de um encontro realizado em Florença, na Itália, o qual contou com a participação de 12 países, entre eles o Brasil. Na época foi estabelecido um conjunto de metas que preconiza que o bebê deve ser amamentado até os seis meses de idade. O passo 10 consiste em encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação.
Hoje a maternidade é referência em atendimento humanizado na região e chega a receber gestantes de outras cidades. “A saúde é prioridade de governo. Só este ano estão previstos R$ 23 milhões para a saúde no orçamento. Oferecer as consultas de pré-natal, incentivo ao aleitamento e tantas outras medidas são fundamentais para a saúde da mãe e do bebê”, destaca o prefeito Colucci.
Benefícios do aleitamento materno
A Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Ibfan) divulgou relatório elencando os benefícios que a prática do aleitamento traz tanto para os bebês como para as mães, são elas: metade da probabilidade de desenvolver câncer antes dos 15 anos; duas vezes menos probabilidade de desenvolver diabetes; menor chance de ser vítima de morte súbita; de ter cárie, menor taxa de infecção por parasitas; menos chance de ter infecção urinária e respiratória; apresentam melhor visão e melhor desenvolvimento intelectual. Já as mães que amamentam podem prevenir osteoporose, câncer de ovário e mama e esclerose múltipla.
Fonte: assessoria de imprensa PMI
Foto: divulgação PMI
