sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Terceira etapa da Copa Suzuki Jimny define campeões paulistas de 2011 em Ilhabela

Regatas deste final de semana reúnem mais de 40 barcos no litoral norte

Jazz
Os campeões estaduais das classes ORC, HPE, BRA-RGS, Delta 32 e Skipper 21 serão conhecidos neste sábado (24) e domingo (25) em Ilhabela. A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny de vela oceânica contará com mais de 40 barcos na raia disputando as regatas decisivas. Outro atrativo será o match race entre os recém-lançados veleiros Carabelli 30.

O Campeonato Paulista começou na semana passada com ventos fortes superiores a 20 nós. Desta vez, porém, a meteorologia prevê mais calmaria, com ventos em torno de 11 nós.

"A intensidade dos ventos e as ondas certamente mudarão e o evento terá outra configuração. As equipes precisam adotar estratégias diferentes e o desafio será ainda maior", prevê José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Uma das classes com regatas mais disputadas é a BRA-RGS. Com maioria entre os inscritos da Copa Suzuki Jimny a categoria tem um sistema diferente de disputa do habitual. Todas as divisões (A, B, C e Cruiser) estão na mesma classificação. Após o primeiro final de semana, o Fram lidera, mas Palmares, Jazz e Maria Preta tem chance de título.

"As condições climáticas colocaram à prova os equipamentos e as tripulações. Os barcos da flotilha da BRA-RGS demonstraram muita garra e técnica ao enfrentar os ventos do primeiro final de semana. Isso refletiu a evolução da categoria nos últimos anos", ressaltou Walter Becker, presidente nacional da BRA-RGS.

Entre os HPE25, o Campeonato Paulista está mais próximo do Ginga. O time de Ilhabela lidera com três vitórias e um quarto lugar. Além do estadual, a tripulação poderá se sagrar campeã da Copa Suzuki Jimny por antecipação.

Na ORC, a disputa deverá ser uma das mais equilibradas do ano no Yacht Club de Ilhabela (YCI) com Alegria, Asa Alumínio, Colin, Land Rover, Orson Mapfre, Sereloco, Sessentão, Tembó Guaçu e Zeppa.

Classificação do Campeonato Paulista de Vela Oceânica:

HPE - 4 regatas com 1 descarte
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 7 pp (4+1+1+1)
2º - Bixiga (Pino Di Segni) - 11 pp (1+4+4+2)
3º - Avantto (Dario Galvão) - 14 pp (5+3+3+3)

BRA-RGS- 4 regatas
1º - Fram (Felipe Marinho Aidar) - 3 pontos perdidos (1+1+1+3)
2º - Palmares (José Romariz Filho) - 9 pp (2+3+4+9)
3º - Jazz (Valeria Ravani) - 12 pp (5+4+3+12)

Delta 32- 3 regatas
1º - Palmares (José Romariz Filho) - 3 pontos perdidos (1+1+1)
2º - Blue Too (Marcos Oliveira) - 8 pp (3+3+2)
3º - BL3 (Clauberto Andrade) - 9 pp (4+2+3)

Skipper 21- 4 regatas
1º - Alegria (Carlos Alberto Gallo) - 5 pontos perdidos (1+1+3DNF)
2º - Sextante (Thomas Shaw) - 5 pp (2+2+1)

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será finalizada no próximo final de semana e a última será em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.

O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Fonte: ZDL de Comunicação
Foto: Aline Bassi | Balaio