Nem só de vela vive o arquipélago. Prova disso foi a realização do XTerra Brazil Tour 2011, maior competição de esporte de aventura do país, que reuniu mais de 2,8 mil atletas no último final de semana (24 e 25/09), na praia do Perequê, em Ilhabela. Ao todo foram realizadas as provas de Triathlon Individual e Revezamento (1,5km de natação, 29km de mountain bike e 9km de corrida), Swim Challenge (Natação com 1,5km e 3km) Night Run (9km e 18km), a emocionante XTerra Endurance 50km (Ida e volta à Praia de Castelhanos) e a já tradicional XTerra Kids, mini corrida para as crianças.
Esta foi a 7ª etapa do XTerra Brazil Tour 2011. Um dos pontos fortes do arquipélago para este tipo de evento é a geografia local, que só contribui para deixar as provas mais emocionantes e desafiadoras. A Prefeitura de Ilhabela tem estimulado o turismo esportivo e assim movimentado a economia local em período de baixa temporada.
O município que recentemente recebeu o título de Capital Nacional da Vela por sua vocação náutica e também pela tradição de outra competição realizada na baixa temporada, a Semana Internacional de Vela, abre suas portas para outras modalidades esportivas. “O evento foi um sucesso. Mesmo com chuva e tempo nublado, os atletas não se intimidaram e participaram em peso de todas as provas do evento. Parabéns a estes bravos guerreiros do esporte”, declarou o prefeito Toninho Colucci (PPS).
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, vice-prefeito Nuno Gallo, destacou o resgate do evento para o município, enaltecendo o empenho pessoal do prefeito Toninho Colucci na realização do XTerra. “Ilhabela só tem a comemorar neste mês de aniversário da cidade. Diversos eventos esportivos movimentaram todo o arquipélago durante o mês de setembro e para fechar, o XTerra Brazil. Parabéns prefeito e parabéns Ilhabela por se tornar a cidade onde o esporte é realidade”.
Destaques Ilhabela
Vários atletas de Ilhabela participaram da competição. O grande destaque foi a conquista do Triathlon Revezamento, com os atletas Alberto Ferreira (nadador), Edvando Cruz (Ciclista) e Luiz Lobo (Corredor). “A trilha do Triathlon é considerada uma das mais difíceis do circuito nacional do XTerra e mesmo com uma lesão na panturrilha consegui correr os 9km e assim, junto com os atletas da nossa equipe, conquistar para Ilhabela a primeira colocação nesta difícil e importante competição”, declarou Luiz Lobo.
Outro destaque ilhabelense foi o corredor Juliano Vicencia da Silva, terceiro colocado na Night Trail Run de 9km.
XTerra
O XTerra foi criado em 1996, como um duelo entre triatletas e praticantes de mountain bike, na Ilha de Mão, Havaí. Na época, ficou conhecido como "Aquaterrra". De lá para cá, depois de muitas braçadas, pedaladas e passadas, o XTerra tornou-se mais do que uma competição. É um estilo de vida. Ele se espalhou pelo planeta e hoje forma um calendário mundial de provas, do qual o Brasil faz parte desde 2005.
Atualmente, o XTerra é o maior festival de esportes outdoor do planeta. Está presente em 17 países com mais de 150 etapas no mundo. A competição tem formato único, que envolve toda a família com total segurança e agrega saúde, turismo, meio ambiente e esportes, os pilares do XTerra.
fonte: assessoria de imprensa PMI
fotos: Silas Azocar

