quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ilhabela participa do 5º Encontro Paulista de Museus em São Paulo

O 5º Encontro Paulista de Museus, ocorrido no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de junho, é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). Desde 2009 reúne anualmente mais de mil participantes, entre prefeitos, secretários da cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo e de todo o país.

Neste ano, a arqueóloga de Ilhabela, Cintia Bendazzoli, esteve no encontro representando a Secretaria Municipal da Cultura de Ilhabela, com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política cultural da área museológica, além de possibilitar a ampliação da rede de interlocução e de colaboração entre os museus paulista, em especial aqueles localizados no Litoral Norte e Vale do Paraíba.

“Ilhabela tem estado em destaque por promover pesquisas históricas e arqueológicas, e exposições em diferentes locais do município que divulgam os importantes trabalhos que vem realizando, necessitando estar no bojo das discussões sobre as políticas culturais e patrimoniais de museus e acervos”, explica a arqueóloga.

Esta edição do evento contou com a participação de importantes autoridades como Marcelo Mattos Araújo, secretário do Estado da Cultura; Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), e Luis Coradazzi, representante do British Council, além de outras autoridades, inclusive de renome internacional.

“Reforçando o seu caráter participativo, Ilhabela novamente se faz presente em importantes encontros como este, promovendo significativas discussões e trocas de experiências culturais e museológicas em âmbito local e regional, tendo em vista a adesão do município no Sistema Nacional de Cultura”, aponta o secretário da Cultura Nuno Gallo.

O prefeito Toninho Colucci destaca os recentes projetos municipais que contribuem para a preservação do patrimônio cultural e dos acervos museológicos de Ilhabela, como o Projeto Museu da Cidade, o primeiro Museu Municipal de Illhabela, cujo projeto foi apresentado à comunidade neste ano. “Nesse sentido, a participação de Ilhabela neste evento contribui para a valorização dos museus e iniciativas museológicas do município de Ilhabela, e à valorização de todas as iniciativas de preservação e fomento cultural que vem sendo realizadas pelo município através da Secretaria da Cultura”, reforçou Colucci.

fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação