quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ilhabela tem “Música nas Escolas”

Professores de Arte do arquipélago levam a sério o ensino da música a quase quatro mil alunos


O aprendizado da música nas escolas municipais é uma realidade em Ilhabela desde 2010. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove os encontros de capacitação musical voltados aos professores de Arte da rede municipal de ensino, assegurando um direito das crianças instituído por lei federal.

Em Ilhabela, a missão é multiplicar o ensino da música em sala de aula com a capacitação de 17 professores de Arte e 18 professores das comunidades tradicionais ,que trabalham o tema com cerca de 4 mil alunos de 6 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental I e II.

Esta capacitação tem origem no projeto “Villa Lobos - Música nas Escolas” que, em maio de 2010, iniciou as jornadas de capacitação dos professores de arte para ministrarem o conteúdo da música em sala de aula, já que o conteúdo é assegurado pela Lei 11.769/2008 – que institui a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas.

O projeto surgiu por meio de uma parceria entre a Associação de Músicos de Ilhabela com a Secretaria de Educação. Inicialmente, foi realizada uma experiência piloto, incorporando a prática da música na disciplina de arte. No intuito de solucionar a falta de conhecimento específico de uma parte dos professores, surgiram as capacitações em que os professores recebiam orientação e compartilhavam suas experiências, comprovando assim a viabilidade de atender a lei.

Já no ano de 2011, os professores ganharam experiência e diversos resultados foram aparecendo: gravação de CD, seminários e a participação na maior feira latino-americana de música, a Expomusic, em São Paulo.

Em 2012, foi adotado o formato de seminários bimestrais de capacitação. A intenção era estabelecer uma jornada de trabalho com foco no conteúdo do bimestre, além da análise das experiências, dificuldades e mecanismos de avaliação.

Despertando talentos - “O trabalho educativo com a música torna a escola um palco onde os alunos podem se expressar e comunicar com os seus pais e com a comunidade. Em toda criança mora um potencial talento. Despertar, descobrir e incentivar faz parte do dia a dia do educador. Os talentos já estão surgindo e outros novos virão, podendo formar uma corrente de despertar talentos”, explica o capacitador, Professor João Santana, que é músico, licenciado em Filosofia, pós-graduado em Didática e coautor do método de iniciação musical “Primeiras notas – a música em sala de aula”, da Editora Lybbro (2012).

Atualmente, além do sucesso das aulas de música em todas as escolas, incluindo as comunidades tradicionais, veio somar a este trabalho as fanfarras e a Banda Marcial de Ilhabela.

“Esta capacitação surgiu da necessidade de oferecermos ferramentas e subsídios práticos para os professores levarem para as salas de aula os princípios básicos da música e seus elementos fundamentais”, explica a Secretária de Educação, a Professora Lídia Sarmento.

Na prática - A capacitação dos professores acontece em oficinas de práticas e vivências, em que a complexidade da linguagem musical é traduzida numa abordagem simples, prática e lúdica. A professora de Arte Elizete Terezinha Januario explica que os encontros orientam sobre qual caminho o professor pode seguir para atingir o desenvolvimento da percepção auditiva e o gosto apurado para a música - principalmente por meio do reconhecimento de sua cultura musical.

“Se eu não estivesse participando destas capacitações, com certeza eu não conseguiria compreender a música da forma que compreendo hoje. Consigo ouvir a música com todos os detalhes que ela me oferece e tento estimular meus alunos a fazerem o mesmo por meio de exercícios, desenho e pintura simultaneamente. Os resultados têm sido positivos e a participação dos alunos é grande assim como o interesse pelas atividades”, explica Elizete que ainda acrescenta que o contato proporcionou um diálogo mais profundo entre as linguagens da música e das artes visuais.

A coordenadora de Arte da Secretaria de Educação, a professora Rita de Cássia Alves, explica que o conteúdo aplicado nas oficinas inclui neste ano o eixo temático “Saúde da Ilha”, que norteia o conteúdo pedagógico escolar e inclui também o tema do ano, “Vinícius de Moraes”, que servirá como pano de fundo na abordagem das linguagens artísticas.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Vanessa de Paula | PMI