Professores de Arte do arquipélago levam a sério o ensino da música a quase quatro mil alunos
Em Ilhabela, a missão é multiplicar o ensino da música em sala de aula com a capacitação de 17 professores de Arte e 18 professores das comunidades tradicionais ,que trabalham o tema com cerca de 4 mil alunos de 6 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental I e II.
Esta capacitação tem origem no projeto “Villa Lobos - Música nas Escolas” que, em maio de 2010, iniciou as jornadas de capacitação dos professores de arte para ministrarem o conteúdo da música em sala de aula, já que o conteúdo é assegurado pela Lei 11.769/2008 – que institui a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas.
O projeto surgiu por meio de uma parceria entre a Associação de Músicos de Ilhabela com a Secretaria de Educação. Inicialmente, foi realizada uma experiência piloto, incorporando a prática da música na disciplina de arte. No intuito de solucionar a falta de conhecimento específico de uma parte dos professores, surgiram as capacitações em que os professores recebiam orientação e compartilhavam suas experiências, comprovando assim a viabilidade de atender a lei.
Já no ano de 2011, os professores ganharam experiência e diversos resultados foram aparecendo: gravação de CD, seminários e a participação na maior feira latino-americana de música, a Expomusic, em São Paulo.
Em 2012, foi adotado o formato de seminários bimestrais de capacitação. A intenção era estabelecer uma jornada de trabalho com foco no conteúdo do bimestre, além da análise das experiências, dificuldades e mecanismos de avaliação.
Despertando talentos - “O trabalho educativo com a música torna a escola um palco onde os alunos podem se expressar e comunicar com os seus pais e com a comunidade. Em toda criança mora um potencial talento. Despertar, descobrir e incentivar faz parte do dia a dia do educador. Os talentos já estão surgindo e outros novos virão, podendo formar uma corrente de despertar talentos”, explica o capacitador, Professor João Santana, que é músico, licenciado em Filosofia, pós-graduado em Didática e coautor do método de iniciação musical “Primeiras notas – a música em sala de aula”, da Editora Lybbro (2012).
Atualmente, além do sucesso das aulas de música em todas as escolas, incluindo as comunidades tradicionais, veio somar a este trabalho as fanfarras e a Banda Marcial de Ilhabela.
“Esta capacitação surgiu da necessidade de oferecermos ferramentas e subsídios práticos para os professores levarem para as salas de aula os princípios básicos da música e seus elementos fundamentais”, explica a Secretária de Educação, a Professora Lídia Sarmento.
Na prática - A capacitação dos professores acontece em oficinas de práticas e vivências, em que a complexidade da linguagem musical é traduzida numa abordagem simples, prática e lúdica. A professora de Arte Elizete Terezinha Januario explica que os encontros orientam sobre qual caminho o professor pode seguir para atingir o desenvolvimento da percepção auditiva e o gosto apurado para a música - principalmente por meio do reconhecimento de sua cultura musical.
“Se eu não estivesse participando destas capacitações, com certeza eu não conseguiria compreender a música da forma que compreendo hoje. Consigo ouvir a música com todos os detalhes que ela me oferece e tento estimular meus alunos a fazerem o mesmo por meio de exercícios, desenho e pintura simultaneamente. Os resultados têm sido positivos e a participação dos alunos é grande assim como o interesse pelas atividades”, explica Elizete que ainda acrescenta que o contato proporcionou um diálogo mais profundo entre as linguagens da música e das artes visuais.
A coordenadora de Arte da Secretaria de Educação, a professora Rita de Cássia Alves, explica que o conteúdo aplicado nas oficinas inclui neste ano o eixo temático “Saúde da Ilha”, que norteia o conteúdo pedagógico escolar e inclui também o tema do ano, “Vinícius de Moraes”, que servirá como pano de fundo na abordagem das linguagens artísticas.
fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Vanessa de Paula | PMI