quinta-feira, 1 de setembro de 2011

34º Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” é aberto em Ilhabela





foto: Vanessa de Paula

A Secretaria da Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) abriu na noite de terça-feira (31/8) o XXXIV Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário”, dentro da programação cultural dos 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade.  Com canções brasileiras do cancioneiro popular, o Coral Celina Pellizzari saudou os visitantes e os artistas plásticos.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), o secretário de Cultura Valdir Veríssimo, a vereadora Nanci Zanato (PPS) - representando a Câmara Municipal - e a diretora de Cultura, Simone de Lucca Moraes Di Fonzo, fizeram as entregas dos prêmios do salão. Também estiveram presentes na cerimônia de premiação os secretários de Finanças, Maurício Calil; de Saúde, Sônia Monteiro; de Turismo, Harry Finger; de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé); e a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reali Colucci.

Indicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos, o corpo de jurados foi formado por: Régis Machado da Silva, Maria Clara Pereira e Sérgio Ricardo Motta da Silva, que se reuniram no último dia 20 de agosto, quando foram avaliadas todas as 75 obras.

Estímulo às artes - Segundo o prefeito Colucci, o salão Waldemar Belisário tem tido a cada ano mais credibilidade com trabalhos de grande destaque graças à efetiva participação e o empenho dos próprios artistas.

“Geralmente o poder público não entende que as artes podem sim estimular economicamente uma cidade e o aspecto ‘rentável’ da arte acaba passando despercebido pelas administrações municipais. Porém a administração atual tem reconhecido este ponto de vista dos artistas e por isto está de parabéns”, elogiou o artista plástico paulistano Carlos Pacheco, que está na ilha há quase 30 anos e participou de várias edições do Salão Waldemar.

O secretário de Cultura, Valdir Veríssimo, informou que existe uma intenção de organizar um calendário fixo de exposições, que seria um estímulo às artes por um lado e, por outro, mais um atrativo para o turismo cultural em Ilhabela.

Premiações - Conforme o regulamento, o júri poderia deixar de conferir um ou mais prêmios se assim julgasse conveniente e ficou deliberada a seguinte premiação: na categoria Técnica Mista, a medalha de bronze foi para a obra “Catedral”, de José Paulo de Paula e Silva; a medalha de prata para Helenira Ribeiro com a obra “Grafismo Indígena” e medalha de Ouro para a Obra “Vitro”, de Gicélia Marques.

Na categoria Desenho, a medalha de prata foi para a obra Natureza Morta com Alho, de Dê Verna. Pela categoria Escultura, medalha de Bronze para a Obra “Abraço II”, de Vania; a medalha de prata para a obra “Sem Título”, de Ilza Ravanelli e a medalha de ouro para a obra “Se eu Fosse... Eu Seria...”, de Rodolfo Puccetti. 

Já na categoria Instalação, a medalha de prata foi para a obra “Mar: Uma Desconstrução”, de Marisilda Gasbarro. Na Fotografia, a medalha de prata para a obra “O Vôo”, de Marcel Shumann e a medalha de ouro para a obra “Pulos no Mundo – Pico do Baepi”, de Sylvia. Na categoria Pintura, a medalha de bronze foi para a obra “Marinhas”, de Dorival Nishiyamamoto. A medalha de Prata para a Obra “O Sítio do Meu Avô”, de Elizabeth de Sá Castello Branco e Medalha de Ouro para a Obra “O Passeio”, de Marta Sadalla.

Atendendo ao pedido dos próprios artistas plásticos da cidade, a Fundaci por meio da Comissão Organizadora do salão incluiu neste ano o “Prêmio Aquisição”, que foi destinado por determinação do júri às seguintes obras: “O Santo Guerreiro”, de Laís Helena; “O Passeio”, de Marta Sadalla; “Casinha Pequenina”, de Ângela Ponzio e a Obra “Grafismo Indígena”, de Helenira Ribeiro.

Troféu Waldemar Belisário - Segundo os jurados, a melhor obra desta edição do Salão de Artes Plásticas, e que recebeu o Troféu Waldemar Belisário 2011 , foi “Bicho Preguiça”, do artista plástico Dá Freiria. O artista, de Ubatuba, participou pela primeira vez do salão e sua tela retrata vila de pescadores com cenas e personagens do cotidiano caiçara. A exposição das obras prossegue até o dia 2 de outubro na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à Rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.


Sebrae traz série de palestras para empreendedores de Ilhabela


Voltadas ao empreendorismo e às microempresas, três palestras com diferentes temas serão promovidas pelo Sebrae durante o mês de setembro em Ilhabela.No dia 14 de setembro, das 14h às 16h, acontece a palestra “Empreendedor Individual”; no dia 21, das 19h às 21h, a palestra “Trabalhador Autônomo e Contrato de Prestação de Serviços” e no dia 28, das 19h às 21h, haverá consultoria coletiva sobre “Controles Financeiros”.

As palestras e a consultoria acontecerão no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, localizado na Praça Vereador José Leite dos Passos nº 14, Barra Velha, em frente à rotatória da balsa.


Crianças do Espaço Amigo de Ilhabela gravam CD em estúdio






Stefany, Yasmin, Geise e Ingrid se
divertiram na gravação do CD do “Espaço Amigo”
foto: Daniela Gomes
Doze crianças do “Espaço Amigo”, de Ilhabela, participaram da gravação de um CD com canções educativas, na última terça-feira (30/8), no Studio E-Brasil em Caraguatatuba. O “Espaço Amigo” é um programa realizado pela Prefeitura, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), setor da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A cantora e compositora Daniela Gomes, que também é a professora de música do CRAS, gravou com as crianças as 20 canções que formam o repertório do CD, que terá como produtor musical Edgar Smidt.

Todas as músicas são de autoria de Daniela e tem como objetivo promover com o público infantil a cidadania, a educação ambiental e o respeito.

Elias Nascimento, Geise Teixeira, Tainá Bento, Yasmin Souza, Ingrid Barreto, Caio Bregiollo, Pablo de Jesus, Stefany Cardoso, Tiago Fróes, Vítor de Almeida e Anatan Ferreira e Jorge Ronan têm entre 5 e 8 anos e cantaram algumas canções em grupo e outras individualmente. As crianças foram acompanhadas pela monitora Viviane Almeida e o coordenador pedagógico, Ariosvaldo dos Passos (Vado).


14º Dança e Movimento terá vasta programação em Ilhabela


Entre 10 de setembro e 2 de outubro se realiza em Ilhabela a 14ª edição do Dança e Movimento, uma mostra de dança contemporânea não competitiva, promovida pelo Espaço Cultural Pés no Chão com o apoio do ProAC – Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

O Espaço Cultural Pés no Chão atua desde 2001 no município, desenvolvendo um amplo programa de ações sócio-culturais e ambientais. O Dança e Movimento é seu evento de maior destaque e tradição, pois leva gratuitamente para o público do Litoral Norte uma programação com o que existe de melhor no universo da dança. Sua relevância artística fez com que fosse inserido no Calendário Turístico Cultural do Estado de São Paulo.

Neste ano estão previstas apresentações de espetáculos e companhias consagradas pelo público. Dentre elas destacam-se: Companhia de Danças de Diadema, Cia. Cênica Nau de Ícaros, Cia. Druw, ParaladosanjoS, Confraria da Dança, Ribeirão Preto Cia. de Dança e OMSTRAB.

Além dos espetáculos com grupos profissionais, que acontecerão no teatro do Pés no Chão e num palco montado na Vila, uma noite será destinada aos trabalhos de dança desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Cultura, fundações, ONGs e também escolas do Litoral Norte com crianças, adolescentes, jovens e terceira idade. Numa mostra paralela ocorrerão apresentações em escolas municipais e quadras esportivas de Ilhabela e também em bairros da cidade de São Sebastião.

A previsão é que o evento reúna aproximadamente cinco mil pessoas. Além dos espetáculos, seis oficinas de dança, circo e produção cultural serão oferecidas pelos profissionais convidados para o público infantil, juvenil e adulto. “Este é um evento tradicional, promovido há anos pelo Espaço Pés no Chão e terá o apoio da Prefeitura para incentivarmos cada vez mais a dança, não só para envolver nossas crianças e jovens, mas também para estimular o turismo cultural em nossa cidade”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. 

A sede do 14º Dança e Movimento é o Espaço Cultural Pés no Chão que fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela. Mais informações pelo fone 3896-6727 ou no  www.pesnochao.org.br. Todos os espetáculos têm entrada franca.


Ilhabela 206 anos: cantora gospel Beth Alves faz show nesta sexta no Campo do Galera





foto: divulgação

Dentro da programação de shows do Aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a Prefeitura de Ilhabela traz nesta sexta-feira (2/9), no Campo do Galera, a cantora e compositora gospel Beth Alves, que fechará o encontro evangélico “Aviva Ilhabela”, organizado em parceria pelo Conselho de Ministros Evangélicos (Comei).

Beth Alves canta desde os 8 anos, sempre se destacando no ministério do louvor com sua voz doce e forte ao mesmo tempo. Viajando muito por todo o Brasil, ela canta tanto para multidões como em hospitais do câncer e outras instituições.

Entre os sucessos, canções como “Clamor”, “Eu pertenço a Ti” e “Deus nunca se esquecerá de ti”. Agora, seu mais novo trabalho é o DVD “As mais de Beth Alves”.

Shows para todos os gostos
E a programação de shows no Campo do Galera continua no sábado (3/9),
aniversário de Ilhabela, quando subirá ao palco a cantora baiana, Daniela Mercury. No domingo (4/9) tem show com o rapper MV Bill, na comemoração do Dia Municipal do Hip Hop. A festa continua ao longo da próxima semana: sertanejo universitário com a dupla Maria Cecília & Rodolfo (5/9), o soul music da Blackommodoro (6/9) e o pagode do Samprazer (7/9).

Terminam nesta sexta as inscrições para cursos gratuitos do Senai em Ilhabela


A Prefeitura de Ilhabela, o Fundo de Solidariedade e a Escola Senai “Santos Dumont”, de São José dos Campos-SP, realizarão em parceria os cursos gratuitos de marcenaria, costura industrial, pintura residencial, instalador elétrico e instalador hidráulico.

Os cursos têm início neste mês de setembro e o prazo de inscrições termina nesta sexta-feira (2/9). As inscrições podem ser feitas apenas por pessoas maiores de 18 anos, no Paço Municipal, no Perequê, entre 10h e 17h. Mais informações sobre o processo seletivo estão no edital publicado na homepage: www.ilhabela.sp.gov.br.


Domingo é dia de Passeio Ciclístico da Primavera em Ilhabela





foto: Silas Azocar

Terminam nesta sexta-feira (2/9) entre 10h e 17h, na Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, que fica na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, no Perequê, as inscrições antecipadas para o Passeio Ciclístico da Primavera, a ser realizada no domingo (4/9). O passeio faz parte da programação oficial do aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela e é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da MM Multimarcas, Juninho Bike Shop, João Ilha Materiais de Construção e Braga Estamparias. Os primeiros 200 inscritos receberão camisetas do evento.

O trajeto tem início da Praça Allan Kardec, na Barra Velha, às 15h, com destino à Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila, onde haverá o sorteio de bicicletas. As pessoas que se inscreverem para o passeio podem doar um alimento não perecível, que será destinado às campanhas do Fundo de Solidariedade. As inscrições também podem ser feitas no local de partida, pouco antes do iniciar o passeio. 


Tudo pronto para o 1º Varal Fotográfico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior”


Tudo pronto para o 1º Varal Fotográfico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior”, promovido pela Teçá Fotografia & Arte, com apoio da Prefeitura, e que será realizado no dia 3 de setembro, a partir das 18h, na Rua do Meio, na Vila. A exposição integra a programação festiva do aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Um dos objetivos é divulgar as imagens dos fotógrafos da região entre profissionais e amadores. Já no domingo (4/9) a exposição estará disponível das 10h às 20h.

O I Varal Fotográfico de Ilhabela foi idealizado pelos fotógrafos Silas Azocar e Luís Daniel. Na organização, o evento conta ainda com a parceria do fotógrafo Ronald Kraag.

Participaram do evento os fotógrafos: Adriano Vanderstappen, Arthur Aranda, Caroline Fridrich, Carlos “Bred”, Gabriel Filkauskas, Iraê Bornholtd, Juliana Moreira, Karina Vanderstappen, Leandro Grião, Luan Coltro, Luís Daniel, Marcelo Cunha, Marco Guimarães, Marco Yamin, Mariana Matheus, Marília Kim, Martin Ramos, Oliver Reinis, Renato Teixeira, Ronald Kraag, Silas Azocar, Simone Freire, Sônia Monteiro, Thaná Silva e Walter Dias.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Esportes e da Copiadora Atena, Ateliê Simone Freire Bordados, Restaurante Cheiro Verde e Imagem Comunicação Visual.

“Seu Osvaldo”
Seu Osvaldo teve como fonte de inspiração seu pai, o fotógrafo e músico, Oswaldo de Oliveira, e a costureira e dona de casa Mirtes Pereira de Oliveira. Osvaldo de Oliveira Junior nasceu em São Paulo, onde passou a maior parte de sua juventude.

Aprendeu as primeiras noções de fotografia com o pai, pioneiro no bairro Bela Vista, popularmente conhecido como bairro do Bexiga, em São Paulo. Iniciou sua atuação profissionalmente no Foto Oswaldo, por onde passaram muitas celebridades do teatro e do cinema, tais como Anselmo Duarte, Mário Lago, Grande Otello, Roberto Fioravanti, o “Seresteiro da Saudade”, entre outros.

Em 1973, inovou em Ilhabela, com a fotografia em domicílio. Vinha aos finais de semana e feriados atendendo os contatos feitos por uma prima, a Dinéa. Em 9 de setembro de 1980, juntamente com sua esposa, filhos e pais, fixou residência em Ilhabela, onde foi um dos pioneiros da fotografia profissional, precedido por seu tio Walmir Agostinho da Silva.

Para Osvaldo, a fotografia preserva a memória, sendo de valor inestimável, pois o passado é explicado dando sentido à vida, sobretudo quando se pode saboreá-lo, eternizado em imagens.

Osvaldo de Oliveira Junior - Fotógrafo Profissional
18-4-1946, São Paulo – SP | 02-12-2010, Ilhabela/SP