quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pioneirismo do Supermercado Frade conta 40 anos de história neste mês de maio

No dia 05 de maio de 1971, há exatos 40 anos, foi quando começou a história da Cerealista Silva, fundada por Joaquim Francisco da Silva, pai de Edson Silva o homem emblemático no segmento comercial de alimentos e grande magazine na cidade Ilhabela.

Edson conta que tudo começou como um comércio no melhor estilo secos e molhados, onde todos os produtos eram vendidos a granel ou fracionados, como arroz e feijão, farinha de milho e mandioca, macarrão e biscoitos, óleo de soja e outros. A área de vendas era de 80m², com 1 caixa e 6 funcionários, um balcão separava os clientes dos produtos, que solicitavam o que queriam e a mercadoria era separada pelos balconistas.

Era um processo demorado, com a soma e a subtração feitas através de uma máquina manual. Quando se tinha que fazer um cálculo fracionado, só apelando para o papel, lápis e a cabeça. Já nessa época “procurávamos oferecer o melhor aos clientes, então o balconista recebia uma lista, sugeria algumas novidades, separava os produtos, encaixotava e eles eram entregues com toda comodidade no domicílio”. Esse processo foi aprimorado e hoje o Frade tem a entrega mais rápida da ilha.

Cinco anos mais tarde, em 1976, a área de vendas já era de 250m², com 4 checkouts (caixas) e 12 funcionários. A mais moderna tecnologia, que veio para facilitar muito as nossas vidas, se apresentava nas primeiras calculadoras elétricas importadas e as grandes novidades eram o setor de frios e o auto serviço, ainda com um mix básico de produtos. Foi assim que a Cerealista Silva se transformou em Supermercado Silva, o pioneiro em Ilhabela.

Em uma localidade turística, essa mudança ocasionou o aumento na demanda e os novos clientes questionavam por uma maior variedade de produtos e marcas. As empresas fabricantes não vendiam diretamente no litoral por causa da balsa e das filas, sendo que os nossos fornecedores eram atacadistas e ofereciam um mix limitado de produtos.

A resposta foi visitar outros supermercados na capital, procurando por novas tendências, layouts inovadores, os lançamentos e aproveitando as promoções para trazer para ilha os produtos que não chegavam até aqui por falta de representante comercial. Assim aumentou bastante o mix de produtos oferecidos e já evidenciava desde essa época uma das suas marcas registradas, que é a variedade e a busca constante pela qualidade no atendimento.

Em 1982 a área de vendas era de 450 m2, com 06 checkouts e 28 funcionários, contando com novidades como os setores de laticínios, perfumaria, limpeza, mercearia e um pequeno bazar localizado abaixo do mezanino do escritório, que se chamava “UIPI”. Em 1988, nova mudança no nome comercial e passou a ser o Supermercado Silva Perequê, onde foi realizada uma ampliação ousada, dobrando a área de vendas para 920 m2, com 08 checkouts e 53 colaboradores. Com a ampliação da loja os clientes do Silva Perequê podiam contar com um atendimento muito melhor e também com o setor de quitanda (hortifruti) e açougue, em média um mix de 8 mil itens. Com o crescimento do negócio mais funcionários foram contratados.

Em 1994, o nome comercial mudou definitivamente para Supermercado do Frade. Mais uma ampliação e passou para 1.400 m2 de área de vendas e 76 colaboradores. Aquele pequeno bazar se transformou no Magazine do Frade, no mezanino com 650m², onde passou a vender eletrodomésticos, brinquedos, cama, mesa, banho e utilidades domésticas. Nessa época também foi implantado o setor de panificação, com fabricação própria. O sucesso foi tão grande que até hoje é considerado o melhor pão da ilha.

Mais uma vez pioneiros com inovações na área da automação comercial, e o Frade tornou-se o primeiro supermercado do Litoral Norte a informatizar seus checkouts (caixas) com leitor de código de barras.

Em 1999, uma pequena obra de ampliação passando para mais 222 m², abrigando com mais comodidade alguns setores, como vinhos e bebidas importadas, rações, mercearia e outros, ficando assim com uma área de aproximadamente 1.600 m².

No ano de 2009, foi promovida mais uma ampliação, onde a área total chega a 2.100 m², com 15 checkouts, 215 colaboradores diretos e um outro tanto de valiosos empregos que o Supermercado do Frade gera em Ilhabela e na região. “Com aproximadamente 17 mil itens no mix, queremos que o cliente encontre exatamente o que procura”, conta Edson.

O novo e amplo setor de perecíveis, resfriados e congelados, garante mais variedade e qualidade nos produtos. Corredores amplos e espaçosos, decoração interessante, equipe de atendimento com treinamento constante e até uma TV interna, com monitores estrategicamente localizados nos pontos onde se formam filas, proporcionam mais conforto e uma estada mais agradável durante as compras, “pois fazemos questão da conquista e encantamento diário do consumidor”, comenta Gabriel Silva.

O Frade é reconhecidamente um supermercado completo e diferenciado, com qualidade e comprovadamente com os melhores preços da região.

“Este é um resumo de nossa história, com muita fé espero realizar todos os nossos objetivos, sempre com muito carinho, amor, determinação e trabalho”, finaliza Edson.