segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cerâmica e Ceramistas: uma arte milenar que nunca se perde no tempo

Artes Plásticas

Em Ilhabela a ceramista alemã Barbara Nocker se destaca no mundo das artes plásticas criando peças para renomados restaurantes fidelizando clientes há mais de vinte anos.

Obra da ceramista
Jacira de Paula e Silva,
gerações perpetuando a
arte
 
A cerâmica, tal como conhecemos hoje, é fruto de uma evolução de muitos e muitos séculos e da intervenção dos mais variados povos e civilizações.
As mais antigas peças de cerâmica foram encontradas na Tchecoslováquia, e datam de 24.500 a.C. Outras peças antigas foram encontradas na região do Japão e tem cerca de oito mil anos de idade, talvez até mais. Peças da mesma idade também foram encontradas no Brasil, na região da floresta Amazônica. Geralmente são objetos simples, inicialmente produzidos para armazenar grãos ou líquidos, evoluindo, aos poucos, para objetos mais elaborados que possuíam alças, bocais e tampas.

Em lugares como a China e o Egito, a arte da cerâmica tem cerca de cinco mil anos. No Egito, a arte de vidrar de 3.000 a.C., estátuas, colares, amuletos e objetos decorativos vidrados foram encontrados. Os babilônios e os assírios também deixaram sua contribuição a esse respeito, utilizando a cerâmica como ladrilhos esmaltados. 
Por volta de 1830, teve início a esmaltação industrial, na Europa Central. Após a Segunda Guerra Mundial, houve grande desenvolvimento nas técnicas de produção, e muitas descobertas sobre os materiais foram feitas, fazendo com que os preços baixassem, e com que a cerâmica deixasse de ser um artigo de luxo e símbolo de status.
Atualmente, a cerâmica é utilizada como decoração, revestimento de banheiros, na indústria, na indústria espacial e de tecnologia, entre outras. 
Para a ceramista¹ Barbara Nocker, o surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana, que surgiu na pré-história e existem diversos exemplos da pintura rupestre em cavernas. Até os dias atuais há sempre uma necessidade de expressão artística utilizando novos meios. “Nas artes plásticas encontramos o uso de novos meios para a criação, invenção e apreciação estética”, explica Barbara.

Quem é Barbara Nocker?
Barbara chegou ao Brasil, vinda da Alemanha, há vinte e seis anos atrás e reside na cidade de Ilhabela, no litoral norte paulista, há vinte e quatro anos.

Casada com o também artista plástico José Paulo de Paula e Silva, o casal tem duas filhas, Jacira(26) nascida na Alemanha, e Jessika (24) nascida no Brasil.
Diplomou-se ceramista na Escola de Cerâmica Landshut, uma cidade da Baviera, na Alemanha, e fez especialização em Höhr – Grenzhausen, Alemanha. Foi na França que Barbara iniciou sua caminhada de ceramista.
No mesmo endereço há dezoito anos, o atelier de Barbara possui oficina anexo com torno, fornos e mesas para modelagem.
O torno é a ferramenta de maior orgulho para a ceramista, pois é uma minoria de ceramistas em solo brasileiro que possui o equipamento e que sabe utilizar com destreza.

A clientela é bem diversificada, em sua grande maioria veranistas e turistas fidelizados a mais de vinte anos. Formou também a sua fiel assistente e ceramista Rita dos Santos que está com Barbara há mais de dez anos.

Atelier Bárbara Nocker fica na Av. Almirante Tamandaré, 34 – Itaquanduba – Ilhabela/SP - Fone: 12 3896 2392




(¹) Ceramista: O ceramista é o profissional que trabalha com a cerâmica, uma atividade de produção de objetos e artefatos a partir de argilas. A argila é uma espécie de barro, que quando umedecido se torna facilmente modelável. Após ser submetido a uma secagem, geralmente em forno especial para a cerâmica, o artefato ganha rigidez e resistência. Existem inúmeras técnicas, materiais e métodos de produzir um objeto de cerâmica, e a sua utilização depende do efeito desejado pelo artista.


Texto e Fotos: Fernando Luigi