quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ilhabela promove 1º Fórum de Enfermagem de 22 a 24 de maio no Centro Cultural


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, promove entre os dias 22 e 24 de maio, no
Centro Educacional e Cultural “Roberto Fazzini”, na Praia Grande, região sul do município, o 1º Fórum de Enfermagem. O tema central é “Afetividade e efetividade de mãos dadas na assistência de enfermagem”.

A abertura oficial será no dia 22 (quarta), às 19h, e o evento é comemorativo à Semana de Enfermagem. No município são aproximadamente 180 profissionais, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Na ocasião haverá uma palestra motivacional com nadador Harry Finger, que atravessou o Canal da Mancha.  “O objetivo deste fórum é enfatizar a humanização na assistência de enfermagem, pois estamos ao lado do paciente a maior parte do tempo, além de integrar equipes de PSF e do Hospital, bem como comemorar a Semana de Enfermagem”, disse Mara Celi Reis de Lima, gerente de enfermagem do Hospital Municipal “Governador Mário Covas Junior”.

A secretária de Saúde, Dra. Lúcia Reale Colucci, destaca o trabalho de toda a equipe de enfermagem do município. “Vamos comemorar a Semana de Enfermagem com este fórum, que além de muita informação, proporcionará uma grande integração dos nossos profissionais”. 

No dia 23 (quinta), segundo dia do fórum, a programação começa bem cedo, às 8h30, com a palestra da enfermeira Selma Gonçalves Rodrigues, fiscal do Coren, com o tema “Responsabilidade Legal na Administração de Medicamentos”. Em seguida, o médico Dr. Giovanni Di Sarno, pediatra e especialista em saúde pública e administração hospitalar, abordará o tema “Humanização na Assistência de Enfermagem”.

No mesmo dia, à tarde, Dr. Alcionei Pereira, especialista em Medicina de Família e Comunidade e pós-graduado em Geriatria e Gerontologia, falará sobre “Abordagem ao paciente usuário de substâncias psicoativas”. O encerramento do dia terá uma peça teatral do grupo de agentes comunitários de saúde (ACS).

Para o dia 24 (sexta), o público do fórum terá uma palestra de Henrique Rodrigues sobre “Gestão de Saúde de Ilhabela”, às 8h30. Logo depois estão previstas mais duas palestras dos médicos Dr. Giovani Di Sarno e Dr. Alcinei Pereira. 


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto/imagem: Divulgação/Ilustração


Escola Anna Leite promove Projeto “Conviver” em Ilhabela


Estudantes tiveram atividade com os ex-alunos da escola e puderam refletir sobre o verdadeiro valor dos estudos, do respeito e da cidadania


A Escola Municipal “Professora Anna Leite Julião Torres” promoveu, na última sexta-feira (10/5), uma das etapas do Projeto “Conviver”, que tem por objetivo gerar reflexões e resgatar valores, principalmente, nos alunos adolescentes. Nesta primeira fase do projeto foram convidados diversos ex-alunos da escola que se destacaram profissionalmente e que participaram de uma roda de conversa com os estudantes. Participaram da ação advogados, professores, engenheiros e profissionais reconhecidos pela sociedade local que voluntariamente retornaram à sua escola para compartilhar sua experiência de vida.

Foi um bate-papo informal que provocou reflexões sobre o verdadeiro valor dos estudos, do respeito, do empenho e da convivência. Segundo o professor Cláudio Muniz da Silva, da disciplina de Língua Portuguesa, o Projeto Conviver tem por objetivo trabalhar os diferentes tipos de valores como respeito, solidariedade, amizade, amor, cooperação, cidadania, entre outros, durante todo o ano letivo. “A ideia foi trazer algumas pessoas que fizeram parte da história da escola e promover um encontro do passado com o presente. O intuito foi promover um diálogo e reflexões sobre a escola que temos e que queremos”, explicou o Professor Cláudio, que também é ex-aluno da escola.

As atividades realizadas nesta sexta-feira fazem parte da fase "Convivendo com o passado" do projeto e contou com a ampla participação dos alunos do 9º ano A e B. O tema abordado foi a valorização da escola pública, seus professores e funcionários, o papel da família, a importância do estudo e perspectiva de um futuro promissor. Também foram desenvolvidas algumas dinâmicas de grupo como: cuidar de um deficiente visual; relacionar os objetos às profissões; concentração e interação.

Os convidados para esse primeiro encontro foram: o Mestre de Cabotagem da Marinha Mercante, o aposentado Benedito de Oliveira Dória – conhecido como Dito Dória, ex-aluno do antigo grupo escolar da Praia Grande; a ex-aluna, professora e funcionária Beatrice Marie Alix Elisabeth Van Sebroeck Dória (Dona Bia); a ex-aluna, Engenheira Florestal, Dra. Karolina Marie Alix Benedictte Van Sebroeck Dória; o ex-aluno, advogado e assessor jurídico da Câmara de Ilhabela, Vinícius da Silva Julião; a ex-aluna, professora de língua inglesa, coordenadora de Projetos e de Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela, Lidia Anita Dória Goedert.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação


Pavilhão conquista o título do 2º Campeonato de Futsal da Praia Grande em Ilhabela


A equipe do Pavilhão sagrou-se na última sexta-feira (10/5) campeão do 2º Campeonato de Futsal da Praia Grande ao vencer na prorrogação a equipe do Santa Luz. A competição, promovida pelo professor de Educação Física, Deissomar Ferreira, contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e teve grande público em todos os jogos do campeonato.

A grande final da competição, entre Santa Luz e Pavilhão, teve no tempo regulamentar o empate de 3 a 3, num jogo muito disputado. Na prorrogação, a equipe do Pavilhão mostrou sua força e venceu a partida por 6 a 4.

O artilheiro do campeonato foi Gabriel Bernardes, o Baianinho, do Pavilhão, com 16 gols marcados, e o goleiro menos vazado foi Cleriston Kel, do Santa luz, com apenas 14 gols sofridos.

Como parte da grande final foi realizado também o Desafio de Futsal Feminino, que contou com a partida entre as meninas da equipe da Praia Grande contra a Portuguesa Ilhabela. As jogadores da Praia Grande se saíram melhor e venceram o Desafio por 3 a 1.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação


Tenistas ilhabelenses conquista bons resultados em torneios paulistas


Já faz algum tempo que o esporte de Ilhabela vai além da vela. Bikers, nadadores, lutadores, corredores e agora tenistas têm conseguido bons resultados nas competições que participam.

No último fim de semana, nos Jogos da Juventude da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em São José dos Campos, a equipe de tênis ilhabelense sagrou-se vice-campeã. As tenistas Ana Paula Moretto, Brenda Pontes, Thuany Yure, Thalita Siqueira e Rafaela Siqueira subiram ao pódio.

No masculino, os tenistas ilhabelenses Gustavo Rocha, Alessandro Lopes, Chris Racy e Felipe Ribeiro foram semi-finalistas. Eles são treinados pelos professores Rogerio Prudêncio, Rosangela Santos e Ari Borges.

O tenista Gustavo Rocha sagrou-se campeão de simples na categoria 14 anos da Federação Paulista de Tênis, na academia Daher Tennis de São José dos Campos, após uma série de três semifinais na capital.

Todos os tenistas são participantes do Projeto Esportivo e Social Tênis Mar, que tem 120 crianças de escolas públicas da cidade, numa parceria do Ilhabela Master Tenis e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Ronald Kraag | PMI


Voluntários promovem Feira de Trocas neste domingo em Ilhabela


“Ganha mais quem troca” este é o slogan da Feira de Trocas de Ilhabela que será realizada neste domingo (19/5), das 14 às 18 horas, na Praça da Mangueira, no Perequê.

Para dar o clima musical, o evento já tem a presença garantida do DJ Júlio Bittencourt.  A feira acontece há três anos no mesmo local e desde outubro do ano passado não era realizada.

As trocas conquistaram muitos moradores de Ilhabela que levam para o evento objetos em boas condições de conservação para trocar por outros de seu interesse. A ideia é que não circule dinheiro e apenas haja trocas de produtos, serviços ou saberes.

Em todas estas edições a centenária mangueira da Praça abraçou o público participante que começou a fazer a diferença ao repensar seus hábitos de consumo e reconhecer seus saberes que podem ser úteis a outras pessoas. Mais informações: (12) 9755-2144.

fonte e foto: Vanessa de Paula


Semana da Cultura Caiçara homenageia tradições de Ilhabela


Como parte da programação cultural da 13ª Semana da Cultura Caiçara, Festa de São Benedito e Congada de Ilhabela, o Galpão das Artes, no bairro da Cocaia, recebeu a II Mostra de Vídeo com Celular com o tema “Caiçara” e a apresentação do Grupo Raízes de Ilhabela e das danças típicas com os alunos da Escola Municipal Leonardo Reale, com a direção do Professor Adilson Nascimento. O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

A mostra contou com a participação de cinco curta-metragens: “Dia de Pescaria”, de Breno Salinas;  “Silêncio”, de Silvana Beraldo; “Caiçara”, de Fabíola Pretel;  “Festa de São Benedito”, de  Riccelli dos Santos e “Canoeiro”, de  Lídia Anita, Adriana Moreno, Rita de Cassia e Adriano Leite.

O secretário da Cultura, Nuno Gallo, explicou que o tema central da programação é a cultura caiçara que vai interagir com outras culturas enriquecendo ainda mais a festa: “Nesta sexta-feira (13/5), teremos a “Orquestra de Congo”, de Tremembé, que trará uma leitura diferente sobre a Congada com seus 36 músicos, e em seguida a banda Caixa Musical, com muita MPB,que tem como um de seus integrantes o caiçara ilhabelense Gilmarzinho Pinna. A noite do sábado (18/5) terá Gabriel Sater com um excelente repertório e, no domingo (19/5), o cantor Deo Lopes, um grande músico regional do Vale do Paraíba.

Confira a programação:

15/05 - quarta-feira
19h – II Mostra de Vídeo com Celular Tema “Caiçara”
20h – Apresentação do Grupo Raízes de Ilhabela e apresentação das danças Folclóricas com os alunos da Escola Municipal Leonardo Reale
Local: Centro Educacional e Cultural Pref. Roberto Fazzini na Praia Grande

16/05 - quinta-feira
20h - Quermesse
21h00 – Apresentação das danças Folclóricas com os alunos da Escola Municipal Leonardo Reale
21h30 – Show com Grupo Raízes de Ilhabela
Local: Vila

17/05 - sexta-feira
17h - Levantamento do Mastro
18h - Apresentação da Congada Mirim
19h - Distribuição do Bolo de São Benedito e concertada
20h - Quermesse
21h00 – Show com a Orquestra de Tremembé
22h00 – Show com a Banda Caixa Musical de São Paulo
Local: Praça das Bandeiras (Vila)

18/05 - sábado
9h - Meia Lua - Procissão de São Benedito
10h - Baile dos Congos - Ruas da Vila
12h30 - Ucharia de São Benedito
Local: Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos - Vila
14h30 - Baile dos Congos - Ruas da Vila
19h30 - Missa Tríduo - Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
20h - Quermesse
22h - Show Gabriel Sater
Local: Praça das Bandeiras (Vila)

19/05 - domingo
6h - Alvorada Festiva
8h30 - Meia Lua - Procissão de São Benedito
9h - Missa dos Congos - Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso
10h30 - Baile dos Congos - Ruas da Vila
12h30 - Ucharia de São Benedito / Folia com o Grupo Raízes de Ilhabela
Local: Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos - Vila
14h30 - Baile dos Congos - Ruas da Vila
18h - Missa Festiva e procissão - Igreja Matriz
20h - Quermesse
22h – Show Deo Lopes e Banda
Local: Praça das Bandeiras (Vila)

24/5 – sexta-feira
21h30 - Luisa Possi – Piano e Voz / Circuito Cultural Paulista
Local: Praça das Bandeiras (Vila)


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Vanessa de Paula | PMI


8ª Exposição de Orquídeas e Coral Municipal

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e o Núcleo Orquidófilo de Ilhabela promoveram durante todo o último fim de semana (10, 11 e 12/5) a 8ª Exposição de Orquídeas. O evento foi aberto oficialmente na noite da sexta-feira com uma belíssima apresentação do Coral Municipal Celina Pellizzari, regido pela Maestrina Adriana Rego com o acompanhamento musical de Tarcísio Bruder.  Com o apoio do comércio local, diversas associações orquidófilas do estado de São Paulo trouxeram flores premiadas em diversos concursos. A abertura do evento foi prestigiada pelo prefeito Toninho Colucci, que elogiou a organização do evento e disse que é uma opção de lazer que agrada tanto turistas como moradores e tem tudo a ver com o Dia das Mães. Também estiveram presentes a vice-prefeita Nilce Signorini e o secretário da Cultura Nuno Gallo. 


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação | PMI


Ilhabela estimula uso de laboratórios de informática das escolas como ‘ferramenta de trabalho’ do professor


Secretaria de Educação promove capacitação de monitores de informática para otimizar uso de laboratórios. A ideia é fazer com que locais sejam utilizados não somente nos cursos específicos, mas também nas aulas convencionais de diversas disciplinas, com computadores em rede e ligados à internet


Entre 2009 e 2012 o desafio da Prefeitura de Ilhabela foi criar espaços e instalar laboratórios de informática nas principais escolas da cidade. Ao todo, segundo a secretária de Educação, professora Lídia Sarmento, entre unidades de ensino fundamental I e II foram criados 16 laboratórios. Agora, o desafio é ampliar a utilização destes espaços, integrando as aulas convencionais nas mais variadas disciplinas. Os laboratórios continuarão oferecendo os cursos de informática básico, intermediário e avançado, que contam inclusive com apostilas, mas também deverão ser usados na aplicação de outras aulas, com objetivo de estimular ainda mais o aprendizado.

Na semana passada, entre os dias 9 e 10 de maio, 12 monitores de informática passaram por curso de capacitação. “Neste novo governo daremos continuidade aos cursos de informática, mas também queremos ampliar o uso dos laboratórios como uma ferramenta de trabalho dos professores, que podem preparar aulas virtuais, com uso da internet. Os computadores estão em rede e os alunos podem trocar experiências”, explicou Lídia Sarmento.

De acordo com a secretária de Educação, tudo isso visa estimular o aprendizado dos estudantes. “Queremos justamente que seja uma ferramenta de trabalho dos professores, promovendo não só a inclusão digital, mas também estimulando o interesse do aluno pelo conteúdo oferecido”.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta a importância da tecnologia na educação. “O aprendizado tem estar diretamente ligado à tecnologia para prepararmos nossas crianças e jovens para este mundo tão competitivo. Assim, desde 2009 criamos vários laboratórios, incluindo em comunidades tradicionais”.

O supervisor de Tecnologia e Informação da Secretaria de Educação, Francisco Moura, que coordena o projeto “Informática nas Escolas”, ressalta que os professores recebem orientação sobre o uso dos laboratórios. “Tem professor que já criou até blog com o conteúdo a ser aplicado na aula e a tendência é ampliar este trabalho”, revelou.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação | PMI



Pescadores de Ilhabela vão à Transpetro no RJ cobrar indenização por prejuízos causados por vazamento


A Colônia dos Pescadores “Senador Vergueiro” Z-6, de Ilhabela, participará no próximo dia 29 de maio de uma reunião na sede da Transpetro, no Rio de Janeiro, para tratar da indenização pelos prejuízos causados pelo vazamento de óleo ocorrido no dia 5 de abril no Canal de São Sebastião.  Nesta segunda-feira (13/5), a presidente da entidade, Benedita Aparecida Leite Costa, a Ditinha, acompanhada do vereador Luiz Paladino, esteve no Paço Municipal para pedir o apoio da Prefeitura. Ela esteve reunida com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, que declarou apoio do governo municipal à causa. “No mês passado, quando ocorreu este vazamento no Tebar, o prefeito Toninho Colucci foi a São Sebastião e esteve reunido inclusive com o presidente da Transpetro para ter todos os detalhes sobre a ocorrência e também garantir que todos que tenham direito sejam indenizados”, ressaltou o chefe de Gabinete.

A reunião no Rio de Janeiro também terá a participação das colônias de São Sebastião e Caraguatatuba, além dos advogados Fábio Castilho Gonçalves e Márcia Regina Guerrero Ghelardi. A presidente da Colônia Z6 fez o convite para que algum representante da Prefeitura de Ilhabela também participe do encontro.

Segundo Ditinha, dos 250 pescadores associados, cerca de 160 tiveram prejuízos causados pelo derramamento de óleo. “Algumas embarcações sofreram avarias, mas o principal mesmo foi o prejuízo com a pesca. Os peixes desapareceram e quando pescamos não tem valor no Ceasa. Temos dificuldade para venda”, relatou a presidente da Colônia Z-6. No último dia 17, os pescadores ilhabelenses participaram de uma reunião na sede da Transpetro em São Paulo.

O vazamento

O incidente no Terminal Almirante Barroso (Tebar) aconteceu na noite do dia 5 de abril (sexta-feira). Na manhã do dia seguinte, o prefeito Toninho Colucci acompanhou o trabalho de contenção nas praias da região central de São Sebastião e cobrou explicações de diretores da empresa. Já no dia 7, Colucci esteve reunido com o presidente da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado. Em sua página na rede social, o prefeito de Ilhabela postou na ocasião: “O impacto ficará na natureza por meses e anos e serviu para lembrar o enorme risco que corremos. No Congresso Nacional, Deputados e Senadores querem tratar os desiguais igualmente, será que eles agora vão perceber quanto estão equivocados? Quem recebe royalties por estar em Zona de risco não pode ser como todos os demais municípios, afinal, os royalties são pagos por compensação, e só pode ser compensado o município que sofre alguma agressão”.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Reginaldo Pupo / portal noticias.r7.com