terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Aluna de Ilhabela vence 5º Concurso de Desenho da Controladoria-Geral da União

A aluna Yasmin Soares do Espírito Santo, 8 anos, da E.M. “Salvador Arena”, localizada na Barra Velha, em Ilhabela, foi a grande vencedora do 5º Concurso de Desenho e Redação, na categoria Desenho 3º ano, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Do Estado de São Paulo, apenas duas cidades estão entre os primeiros lugares. A estudante da rede municipal de ensino e a professora Flávia Janaina Oliveira receberão um computador.

O tema de 2011 foi “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: todos podem fiscalizar o dinheiro público!”. Segundo informações divulgadas pela CGU, o objetivo do concurso é despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania, por meio da promoção da reflexão e do debate desses temas no ambiente escolar.

Antes da etapa nacional, os trabalhos foram julgados no âmbito regional. Das nove categorias, Ilhabela conquistou cinco primeiros lugares e quatro destaques. Para a secretária de Educação, Lídia Sarmento, esse é o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula. “Desde 2009 tivemos alunos premiados no concurso e se eles ganham o prêmio é porque entendem e interpretam o tema trabalhado pelos professores que entre outras atividades realizam visitas aos mercados, falam sobre os impostos, explicam como esse dinheiro volta para a sociedade”, ressalta Lídia.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), parabeniza o trabalho dos profissionais que se esforçam para oferecer uma educação cada vez melhor às crianças e jovens de Ilhabela e principalmente a aluna Yasmin, que está representando tão bem a cidade no cenário nacional.

Na Secretaria de Educação, o concurso entrou na pauta dos projetos de leitura e escrita, coordenados pela professora Lídia Anita Dória Göedert. Segundo ela, os desenhos e redações foram bem falados pela comissão julgadora da etapa regional, por atenderem todos os requisitos do tema.

O concurso da CGU não abrange a educação infantil, porém, a Escola Municipal “Sebastião Leite”  produziu um jogo sobre educação fiscal e foi premiada pela iniciativa.

Na categoria Desenho serão premiados os alunos dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. Já na categoria referentes às redações serão premiados os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos, ensino médio (1º ao 3º ano) e educação de jovens e adultos. Os primeiros colocados receberão certificado e um computador; os segundos colocados, certificado e uma máquina fotográfica digital; e os terceiros, certificado e um aparelho de DVD. Os professores dos primeiros colocados também ganharão um computador.

O Concurso de Desenho e Redação da CGU é promovido no âmbito do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, desde 2007, tendo alcançado a participação de mais de 850 mil alunos em quatro anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMI
Foto: Divulgação