terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escola Mércia comemora sucesso da 1ª Noite Cultural em Ilhabela

A E.M. “Profª Mércia do Nascimento Dias”, no Saco da Capela, em Ilhabela, encerrou o projeto “Deixa que eu leio”, na sexta-feira (2/12) com a 1ª Noite Cultural. A unidade escolar se transformou no mundo dos contos de fadas com alunos, professores e amigos da escola caracterizados de personagens de histórias infantis. A peça principal “O Mágico de Oz Caiçara” encantou o público com falas típicas dos caiçaras.

Desenvolvido durante o ano inteiro, o projeto teve como objetivo apresentar aos alunos uma forma diferente de leitura, que dá prazer e não feita por obrigação. Assim os estudantes usaram e abusaram da imaginação e deram vida aos personagens que conheceram nos livros.

O 1º ano A apresentou o conto popular da Dona Baratinha. Já o 2º ano A, preparou o musical “Rato, meu querido Rato”, que conta a trajetória de um ratinho que queria se casar e saiu a procura de uma noiva. O rato tenta conquistar até mesmo a lua até encontrar a ratinha perfeita.
O mundo do ‘era uma vez’ foi descrito com muita graça e de maneira lúdica pelos alunos do 2º ano B, que apresentaram a “Música Encantada”, com todos os alunos vestidos de príncipes e princesas.

Os alunos dos 3º anos mostraram seus talentos com teatrinhos sobre as obras das autoras Ana Maria Machado “Menina Bonita do Laço de Fita” e Stefhanie Haslett “A Festa dos Monstros”. Já os 4º anos cantaram e dançaram uma música inspirada no conto de assombração “Maria Angula”, que fala sobre uma moça que não sabia cozinhar.
As turmas do ensino fundamental II (6º ao 8º ano na unidade) abordaram temas como a geometria, meio ambiente, paz e o Natal com jogral, danças, rap e teatro.

O Mágico de Oz Caiçara

O Mágico de Oz Caiçara foi uma adaptação do professor Adriano Leite, amigo da escola, interpretada por alunos do 4° ano A e B, dos professores Alexandre e Aline, com participação dos alunos de 1º ao 8º ano.

O teatro, inspirado no clássico infantil produzido na década de 40, conta a história de uma menina chamada Dorothy e seu cachorrinho Totó que viviam na Praia dos Castelhanos e moravam com seus tios Ema e Henrique.
Um dia Totó mordeu a perna da Dona Rita, uma mulher poderosa dona da metade da Ilha que convenceu o delegado da cidade a prender o cachorrinho. Então Dorothy fugiu de casa levando Totó.

No meio de tanta confusão a menina se depara com um vidente que diz a ela que sua tia está sofrendo muito com sua ausência. A menina pensa e resolve voltar pra casa. Na volta uma ‘argania’ de vento se transformou numa ‘sudunga’ e somente Dorothy e Totó voaram pelos ares e foram parar num mundo mágico chamado Oz.

Então Dorothy seguiu rumo à cidade das esmeraldas pelo caminho das pedras amarelas até encontrar o mágico que pode levá-la de volta pra casa. Pelo caminho faz grandes amizades com o espantalho, o leão e o homem de lata.

A festa contou com a participação de toda a equipe escolar, entre gestão e coordenação, professores, monitores, secretários de escola, auxiliares, merendeiras, além dos pais, alunos e colaboradores.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMI
Foto: Divulgação