A Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma palestra no Parque Municipal das Cachoeiras, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas. O palestrante foi o engenheiro florestal e ambientalista Eduardo Siciliano Quartim Barbosa.
“A ONU declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas e Ilhabela não poderia deixar em branco esta reflexão já que o arquipélago possui uma das maiores manchas intactas da Mata Atlântica. Pela sua importância para o planeta, as florestas devem ser mais preservadas e valorizadas”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rogério Ribeiro de Sá - Professor Catolé.
O Ano Internacional das Florestas busca sensibilizar a sociedade para a importância da preservação para a garantia da vida no planeta e incentivar a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta. A exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas e o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais e o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana.
De acordo com o palestrante, as florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre.
A experiência de Quartim na militância em defesa do meio ambiente foi outro destaque do evento. Ele falou sobre sua experiência no World Forest Institute (WWF) e na campanha de consumo de madeira amazônica de origem sustentável pelo Greenpeace Brasil.
Os participantes visitaram a exposição fotográfica da Equipe de Educação Ambiental e receberam mudas do Viveiro Municipal Aroeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMI
Foto: Vanessa de Paula / PMI