A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação especial na próxima quarta-feira (18/5), quando é lembrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) da cidade promove palestras a partir das 14h, no Centro Educacional e Cultural, na Praia Grande, sul da ilha. O evento comemora ainda os 10 anos de funcionamento do Caps e é aberto ao público.
Segundo o coordenador do Centro de Apoio Psicossocial, Jaime Israel dos Santos, depois da reforma psiquiátrica as pessoas que apresentavam alguma deficiência ou transtorno mental passaram a ser tratadas de forma mais humana e não foram mais internadas em manicômios. “Com o serviço de ambulatório o paciente consegue ficar no município, na casa da família e se tratar do mesmo jeito. É muito importante garantir o cuidado com essas pessoas e conscientizar a sociedade sobre o preconceito”, garante Santos, que é enfermeiro. Atualmente o Caps conta com mais de 160 pacientes cadastrados.
Programação:
18/5 – Palestras Dia Nacional da Luta Antimanicomial
14h – “Histórico da Saúde Mental no Estado de São Paulo” – Mirsa Dellosi e “Saúde mental em Ilhabela” – Isabele Filgueira Loureiro
Local: Centro Educacional e Cultural, na Praia Grande – Sul da ilha