quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TV Vanguarda completa oito anos e anuncia nova sede

Portal da Imprensa





foto: Louvani Reis

Em comemoração ao aniversário de oito anos, a Rede Vanguarda - afiliada da TV Globo nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região Bragantina - inaugurou no último sábado (27) a pedra fundamental do terreno que será sua nova sede em São José dos Campos (SP). A cerimônia contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, além dos acionistas da emissora: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho e Roberto Buzzoni.

Em um terreno de 8.500 metros quadrados a nova sede da Vanguarda deverá ficar pronta até 2014. Para a construção estão previstos um prédio vertical de seis andares com administração e um glass estúdio, também estão previstos um bloco de produção, redação e ilhas de edição, além de uma central técnica. "Será uma instalação com conceito moderno de televisão, tanto da parte de construção, como da produção de conteúdo para novas mídias. Já nasce um prédio convergente com a possibilidade de distribuirmos conteúdo em diversas plataformas", diz Sandro Sereno, gerente de engenharia da rede.

Atualmente a Vanguarda cobre uma região que contempla mais de dois milhões e quinhentos mil telespectadores e já foi eleita duas vezes - 2004 e 2008 - a melhor TV regional do país. Para Luiz Carlos Carvalho, diretor comercial da rede, a nova sede consolida o potencial de relacionamento da emissora com o mercado: "um marco também em aspectos comerciais já que nossa sede terá um espaço para relacionamento com as agências, isso é resultado da preocupação que temos em trazer o mercado para conhecer nossa casa", diz.

Um dos fatores que demanda a construção de uma nova sede é o investimento que a emissora vem fazendo desde 2010 em transmissão de alta qualidade, quando passou a transmitir em sinal digital. Até outubro deste ano a previsão é de que todos os telejornais e programas estejam em HD. Valério Luiz Fernandes, gerente de programação, destaca que o novo sistema digital demanda uma nova estrutura que atenda rigorosos padrões tecnológicos. "O grande desafio é não ficar para trás, estamos investindo para atualizar a Vanguarda em sinal digital e com equipamentos de ponta, um investimento com retorno em longo prazo, mas que vale a pena.", comenta.

A Rede Vanguarda passou a ser propriedade de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho em 2003, ano em que ganhou uma nova geradora na cidade de Taubaté e teve sua sede em São José dos Campos renovada. Após criar o padrão Globo de qualidade, Boni inseriu na emissora seu estilo de telejornalismo com um modelo que preza pela cobertura universal do ponto de vista regional.

Em seus discursos, Boni não economiza em dizer que sua meta é superar o padrão de qualidade conhecido na TV brasileira. O que fica evidente já que a Vanguarda tem a fama de exportar talentos para a Rede Globo, de lá já saíram Evaristo Costa, Thiago Leifert, Fábio Turci, Michele Loreto, César Menezes,  Vinícius Valverde e inúmeros profissionais de bastidores. "Este prédio além de ter uma preocupação em termos arquitetônicos, também será um marco em conteúdo. Nossa preocupação é sempre com o melhor. Agradecemos aos funcionários, aos espectadores por acreditarem que este é o nosso momento", disse Boni no discurso de inauguração da pedra fundamental.

Padrão Boni de Jornalismo

Há vinte anos na TV Globo e dez na Rede Vanguarda, a gerente de jornalismo da emissora, Terezinha de Almeida, ressalta a presença de Boni no jornalismo e fala sobre o desafio de equilibrar uma redação com juventude e experiência, buscando diariamente a criação de novos produtos e formatos, além de destacar a importância de fazer jornalismo regional com visão universal.

Leia a entrevista no Portal da Imprensa