Prefeito Toninho Colucci (PPS) recebe secretários estaduais Davi Zaia e Márcio França durante comemorações
foto: Genilson Junior | PMI |
“Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Ilhabela” esse foi o tema que a Secretaria de Educação apresentou no desfile cívico-militar em comemoração aos 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade, no último sábado (3/9). O dia começou com o hasteamento dos pavilhões na Praça das Bandeiras, na Vila. Na sequência militares, estudantes e representantes de projetos sociais se apresentaram na Rua Dr. Carvalho.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu os deputados e secretários estaduais Márcio França, do Turismo e Davi Zaia, das Relações do Trabalho e Emprego, no aniversário da cidade. Representando o governador Geraldo Alckmin, os secretários aproveitaram a oportunidade para desejar cada dia mais sucesso a Ilhabela. “É muito importante o engajamento da administração que busca melhorar a qualidade de vida de toda a população”, discursou Davi Zaia.
Já Colucci declarou sua felicidade em ser prefeito de uma cidade formada por uma gente tão bonita. “Temos trabalhado na educação, saúde, segurança, emprego e em tantas outras áreas para proporcionar mais oportunidades ao povo de Ilhabela”, garantiu o prefeito.
Acompanhado da presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci, o prefeito recebeu homenagens das escolas e entidades e prestigiou o desfile do palanque das autoridades. “É muito bom ver o trabalho dessa equipe que se empenha para apresentar esse trabalho maravilhoso no dia do aniversário da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
No decorrer da apresentação as pessoas puderam conhecer um pouco da história e riquezas de Ilhabela contada por mais de 2,2 mil participantes, entre alunos, professores, coordenadores e diretores, de um total de 25 escolas e cinco creches. Cada escola desenvolveu uma parte do tema. O patrimônio histórico revelou detalhes dos prédios históricos da Vila, enquanto o patrimônio natural abordou a riqueza do Parque Estadual, com 85% de mata preservada. Já o patrimônio cultural foi mostrado por meio da tradição da congada, das festas religiosas, os naufrágios, danças típicas, entre outros.
O desfile contou ainda com a participação da Marinha do Brasil, Guarda Mirim, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Salvamar Paulista, Polícia Civil, além de entidades assistênciais, secretarias municipais, das escolas estaduais Maria Gemma e Gabriel Ribeiro, Divisão de Trânsito e Frota.
Homenagens
A Banda Marcial de Ilhabela – Fundaci (Bamif) abrilhantou a parada cívica de 3 de setembro e juntamente com o prefeito Toninho Colucci, prestou homenagem ao jornalista e historiador Nivaldo Simões, maior incentivador da Banda que faleceu antes de sua formação oficial. Uma placa de homenagem foi entregue ao seu filho, Denis Simões, atleta campeão de canoagem e professor da modalidade pela prefeitura.
Durante a passagem da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, o prefeito realizou a entrega de diplomas aos velejadores Bruno Oliveira Reis e Bernardo Arndt, pela conquista do título de campeões europeus de Hobie Cat 16 em 2011. Esta foi a primeira conquista após Ilhabela receber o título de “Capital Nacional da Vela”.