quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Colucci e Davi Zaia entregam certificados aos formandos do Via Rápida e PEQ em Ilhabela

Sala descentralizada da ETEC começa em 2012. “O Estado tem escolhido aplicar os investimentos em Ilhabela porque aqui a administração faz acontecer e pensa desde melhorar a infraestrutura dos moradores até dar oportunidade de qualificação no ensino técnico”, declarou o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho

Mais de 120 alunos de Ilhabela receberam o certificado dos cursos profissionalizantes do “Via Rápida” e do PEQ (Programa Estadual de Qualificação) em cerimônia realizada nesta quarta-feira (21/12), no Píer 151, na Vila. Para 2012 a cidade também recebe uma sala descentralizada da ETEC. A formatura contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) e do secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O sucesso dos cursos é fruto da parceria da Prefeitura de Ilhabela com o Governo do Estado e as entidades educacionais SENAC e Centro Paula Souza – administradora da ETEC.
O formando Douglas Motta aperfeiçoou seus conhecimentos na profissão de garçom e aproveitou o momento da formatura para falar sobre a importância da conclusão do curso. “Obrigado por acreditar em nós e no nosso crescimento profissional. Hoje todos estamos preparados para atender cada vez melhor o turista e o morador dessa cidade”, agradeceu o aluno.

Pelo PEQ se formaram alunos nas áreas de técnicas de vendas e garçom/garçonete. Já pelo “Via Rápida” foram oferecidos cursos de técnicas de vendas e manipulação e higienização de alimentos. Neste programa, os participantes recebem bolsa auxílio, obedecendo ao limite de faltas e ainda transporte e lanche. Este treinamento é voltado preferencialmente a quem está desempregado.

Para o próximo ano, o prefeito Colucci anunciou a inclusão de um novo curso voltado para reparos e embarcações. Segundo ele, essa é mais uma vitória junto à ETEC. A escola técnica também inicia em 2012 a sala descentralizada com os cursos de Administração (noturno, presencial, duração de 18 meses com aulas de segunda a sexta) e de Gestão de Pequenas Empresas (noturno, semipresencial, com aulas segundas e quartas). “Era nosso compromisso fazer isso acontecer e esse é só o primeiro passo para no futuro termos uma ETEC em Ilhabela”, destacou Colucci, lembrando ainda da responsabilidade de garantir uma colocação de cerca de 500 jovens por ano, que saem do ensino médio, no mercado de trabalho. “A Prefeitura está aqui para trabalhar por vocês. É nossa obrigação dar oportunidade para que se qualifiquem e tenham boas chances de emprego”, garantiu.

O secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, deputado Davi Zaia, enfatizou a importância dos investimentos do Governo do Estado no município. “O Estado tem escolhido aplicar os investimentos em Ilhabela porque aqui a administração faz acontecer e pensa desde melhorar a infraestrutura dos moradores até dar oportunidade de qualificação no ensino técnico”, ressaltou.

Em todo o Estado de São Paulo, são mais de 60 mil pessoas que se formam só no segundo semestre. Também prestigiaram a formatura o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio; o vice-prefeito e secretário de Esportes, Nuno Gallo; os vereadores, Luiz Mário de Almeida – Marinho, Jadiel Vieira – Keko, Edvaldo Anísio, Márcio Garcia e Nanci Zanato; os secretários Cristobal Parraga (Administração), Rogério Ribeiro de Sá – Catolé (Meio Ambiente), Luis Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos), Valdir Veríssimo (Cultura), Harry Finger (Turismo), Lídia Sarmento (Educação) e Sônia Monteiro (Saúde); a supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela, Alda Torres; o diretor da ETEC de São Sebastião, Cícero Monteiro e o supervisor do SENAC, Fernando Feital.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMI
Foto: Camila Garcêz / PMI