segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Passeio Ciclístico da Primavera conta mais de 200 participantes





foto: Alan Ricardo

O Passeio Ciclístico da Primavera realizado na tarde de sol do último domingo (4/9) contou com mais de 200 participantes que partiram da Praça Allan Kardec, na Barra Velha, com destino à Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila.

O passeio fez parte da programação oficial do aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela e foi promovido pela prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da MM Multimarcas, Juninho Bike Shop, João Ilha Materiais de Construção, Cressem (Cooperativa de Crédito) e Braga Estamparias.

Os ciclistas André Lucas, Rosângela Carlos e Douglas Rogério Tártaro foram sorteados e cada um ganhou uma bicicleta. Os alimentos arrecadados nas inscrições serão destinados ao Fundo de Solidariedade de Ilhabela.


I Varal Fotográfico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior” é sucesso no arquipélago





foto: Luis Daniel | PMI

Uma ideia inovadora e ousada que deu certo! Esta foi a proposta do I Varal Fotógrafico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior” promovido pela Teçá Fotografia e Arte, com apoio da Prefeitura, entre os dias 3 e 4 de setembro, na Rua do Meio, centro histórico do arquipélago.

O evento reuniu imagens de 26 fotógrafos, totalizando 126 fotos, que ficaram expostas na noite do sábado (3/9) e durante todo o domingo (4/9). A Cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) e do vice-prefeito, Nuno Gallo (PV), que fizeram questão de prestigiar todos os instantâneos expostos. “Realmente é um evento inovador e audacioso. Algo simples que ficou bonito e coroou as comemorações do aniversário de 206 anos de Ilhabela. Parabéns à equipe do Teçá Fotografia e Arte pela iniciativa do evento”, declarou o prefeito.

Paralelo ao Varal, foi realizado o Concurso da Melhor Fotografia, escolhida pela votação popular. O vencedor foi Adriano Vanderstappen, com a fotografia “Grand Canyon”. Já pelo concurso “Escolha do Teçá”, a fotografia escolhida foi a do designer Iraê Bornholdt.

O I Varal Fotográfico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior” integrou a programação dos 206 anos de Ilhabela e foi promovido pela Teçá Fotografia e Arte, dos fotógrafos Luís Daniel e Silas Azocar em parceria com o fotógrafo Ronald Kraag. O evento teve o apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Esportes, Restaurante Cheiro Verde Ilhabela, Imagem Comunicação Visual, Copiadora Atena e Ateliê Simone Freire Bordados.

Participaram do evento os fotógrafos: Adriano Vanderstappen, Arthur Aranda, Caroline Fridrich, Carlos “Bred”, Gabriel Filkauskas, Iraê Bornholtd, Juliana Moreira, Karina Vanderstappen, Leandro Grião, Luan Coltro, Luís Daniel, Marcelo Cunha, Marcelo Dutra, Marco Guimarães, Marco Yamin, Mariana Matheus, Marília Kim, Martin Ramos, Oliver Reinis, Renato Teixeira, Ronald Kraag, Silas Azocar, Simone Freire, Sônia Monteiro, Thaná Silva e Walter Dias.

Os interessados em conferir as imagens do evento, podem participar da exposição que estará disponível a partir desta quinta-feira (8/9) na Secretaria de Cultura de Ilhabela, na Vila. Lá, estarão as fotos do evento, assim como os contatos de todos os fotógrafos participantes. Atualizações e novidades podem ser obtidas por meio da página do Teçá Fotografia e Arte no Facebook: www.facebook.com/tecafotografia.


Daniela Mercury fecha parcerias culturais e esportivas com Ilhabela





foto: Vanessa de Paula | PMI

O Prefeito Toninho Colucci recebeu a cantora e dançarina Daniela Mercury pouco antes do show no Campo do Galera.  A recepção aconteceu na secretaria da Cultura, na Vila, onde a cantora falou de seus projetos sociais e conheceu as iniciativas que acontecem em Ilhabela.

Daniela elogiou o projeto “Música nas Escolas” - que inclui na grade curricular das escolas municipais o ensino musical – e parabenizou as crianças do “Espaço Amigo” que apresentaram algumas das canções de seu repertório com a cantora e professora de canto Daniela Gomes.

A conversa com o prefeito durou quase uma hora e a artista exaltou o potencial natural e artístico do arquipélago que, segundo ela, pode gerar grandes resultados no turismo cultural.

Daniela Mercury firmou uma parceria com Ilhabela para trazer a Caravana do Esporte e a Caravana da Música para a cidade. As caravanas duram quatro dias e promovem a capacitação de profissionais de artes e de educação na rede municipal de educação, além de diversas atividades com crianças e jovens. As caravanas ainda trazem figuras de destaque nacional na área das artes e de esportes. As ações acontecerão em março do ano que vem.

Caravanas de música e de esportes em Ilhabela - A cantora é responsável pelo desenvolvimento da metodologia aplicada pela equipe de professores da Caravana da Música, é embaixadora da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) há 16 anos e vem realizando diversos projetos sociais desde o início de sua carreira.

O encontro contou com a presença do secretário da Cultura, Valdir Veríssimo, o secretário de Turismo Harry Finger, a ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira Ida Álvares, do secretário executivo da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), José Messias dos Santos, as diretoras Simone Di Fonzo (Cultura) e Lídia Sarmento (Educação), além do maestro da Bamif, Thiago Eliziário, e dos músicos de Ilhabela, Ditinho Elegância, Marcelo Totó e Tarcísio Edson César, presidente da AMI (Associação de Músicos de Ilhabela), a quem a cantora oficializou seu apoio pela campanha “Músicas nas Escolas” promovida pela entidade.

Show de Daniela Mercury leva 15 mil pessoas ao Campo do Galera no aniversário de Ilhabela





foto: Ana Carla | PMI

O show de Daniela Mercury reuniu 15 mil pessoas no Campo do Galera em Ilhabela no último sábado (3/9), quando a cidade completou 206 anos. A cantora baiana cantou por três horas e além de agitar o público com muito axé encantou os filhos da cidade com sua simpatia e carinho pelo lugar. “Essa ilha não precisa de enfeite. Deus fez cada pedacinho dela. Morar perto do mar é um sonho”, declarou muitas vezes no palco.

Com a turnê “Canibália”, ela divide o palco entre a música e a dança. Daniela presenteou o público com grandes sucessos como O Canto da Cidade, Maimbê Dandá, Ilê Pérola Negra e Swing da Cor. A cada momento a cantora modificava o roteiro do show e até recebeu no palco o músico Jeferson Augusto, o JJ, vocalista do grupo Pronúncia no Olhar, de Ilhabela. Juntos cantaram Nobre Vagabundo e Como Vai Você.

O prefeito Toninho Colucci (PPS) também foi convidado para dividir o palco com a estrela da noite. “Prefeito Toninho, Ilhabela é maravilhosa e está de parabéns por ser uma das primeiras cidades a inserir a música oficialmente na grade curricular dos alunos. Essa iniciativa deve servir de exemplo para todas as outras cidades”, enfatizou Daniela Mercury. Antes do show o público também conferiu 10 minutos de queima de fogos.

Mais shows

No domingo (4/9) o Campo do Galera recebeu o Dia Municipal do Hip Hop, com o show do rapper MV Bill, que começou mais tarde por conta da participação do artista no Programa Domingão do Faustão. Antes disso se apresentaram os grupos “Espírito de Rua”, de Ilhabela e “Apartheid” e “Êxodo”, de São Sebastião, além do grupo Dança de Rua é Arte, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). O evento reuniu mais de 3 mil pessoas.

Nesta terça-feira (6/9) Ilhabela terá muito soul e black music
com a banda Blackommodoro e na quarta-feira (7/9), feriado da Independência, samba e pagode com o grupo Samprazer. Durante todo o mês de setembro, a programação do aniversário da cidade terá uma série de eventos esportivos, exposições culturais e muitas entregas de melhorias à comunidade, como um novo posto de saúde, nova creche, ruas pavimentadas, quadra coberta, reurbanização de praças e muito mais. A agenda completa está na internet (www.ilhabela.sp.gov.br).


Equipe do Meio Ambiente de Ilhabela orienta moradores de 92 casas na Água Branca quanto à coleta seletiva





foto: Bruna Freire

O Projeto “Casa a Casa” desenvolvido pela Prefeitura de Ilhabela por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente percorreu as ruas próximas ao antigo “aterro”, atual estação de transbordo e Centro de Triagem, na Água Branca, na última quinta e sexta-feira (01 e 02/09).

Os moradores receberam as equipes de Educação Ambiental e do setor de Limpeza Pública que os orientaram quanto à separação do lixo orgânico e o reciclável.

Os proprietários das 92 residências localizadas na Rua Maria Rita Franco Fonseca, Rua João Correia, Rua Pedro Vieira e Rua Benedito Sampaio de Oliveira receberam orientações para que instalem suas próprias lixeiras a fim de manter as ruas limpas e evitar que animais rasguem os sacos e espalhem o lixo.

As equipes também orientaram para que o lixo seja colocado durante o período da manhã quando o caminhão passa.

Em todo o bairro da Água Branca, o caminhão da coleta seletiva recolhe o material orgânico nas manhãs das terças, quintas e sábados. E nas manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras, o caminhão recolhe o lixo reciclável.


Ilhabela comemora aniversário com desfile cívico-militar


Prefeito Toninho Colucci (PPS) recebe secretários estaduais Davi Zaia e Márcio França durante comemorações




foto: Genilson Junior | PMI
“Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Ilhabela” esse foi o tema que a Secretaria de Educação apresentou no desfile cívico-militar em comemoração aos 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade, no último sábado (3/9). O dia começou com o hasteamento dos pavilhões na Praça das Bandeiras, na Vila. Na sequência militares, estudantes e representantes de projetos sociais se apresentaram na Rua Dr. Carvalho.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu os deputados e secretários estaduais Márcio França, do Turismo e Davi Zaia, das Relações do Trabalho e Emprego, no aniversário da cidade. Representando o governador Geraldo Alckmin, os secretários aproveitaram a oportunidade para desejar cada dia mais sucesso a Ilhabela. “É muito importante o engajamento da administração que busca melhorar a qualidade de vida de toda a população”, discursou Davi Zaia.

Já Colucci declarou sua felicidade em ser prefeito de uma cidade formada por uma gente tão bonita. “Temos trabalhado na educação, saúde, segurança, emprego e em tantas outras áreas para proporcionar mais oportunidades ao povo de Ilhabela”, garantiu o prefeito.

Acompanhado da presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci, o prefeito recebeu homenagens das escolas e entidades e prestigiou o desfile do palanque das autoridades. “É muito bom ver o trabalho dessa equipe que se empenha para apresentar esse trabalho maravilhoso no dia do aniversário da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

No decorrer da apresentação as pessoas puderam conhecer um pouco da história e riquezas de Ilhabela contada por mais de 2,2 mil participantes, entre alunos, professores, coordenadores e diretores, de um total de 25 escolas e cinco creches. Cada escola desenvolveu uma parte do tema. O patrimônio histórico revelou detalhes dos prédios históricos da Vila, enquanto o patrimônio natural abordou a riqueza do Parque Estadual, com 85% de mata preservada. Já o patrimônio cultural foi mostrado por meio da tradição da congada, das festas religiosas, os naufrágios, danças típicas, entre outros.

O desfile contou ainda com a participação da Marinha do Brasil, Guarda Mirim, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Salvamar Paulista, Polícia Civil, além de entidades assistênciais, secretarias municipais, das escolas estaduais Maria Gemma e Gabriel Ribeiro, Divisão de Trânsito e Frota.

Homenagens

A Banda Marcial de Ilhabela – Fundaci (Bamif) abrilhantou a parada cívica de 3 de setembro e juntamente com o prefeito Toninho Colucci, prestou homenagem ao jornalista e historiador Nivaldo Simões, maior incentivador da Banda que faleceu antes de sua formação oficial. Uma placa de homenagem foi entregue ao seu filho, Denis Simões, atleta campeão de canoagem e professor da modalidade pela prefeitura.

Durante a passagem da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, o prefeito realizou a entrega de diplomas aos velejadores Bruno Oliveira Reis e Bernardo Arndt, pela conquista do título de campeões europeus de Hobie Cat 16 em 2011. Esta foi a primeira conquista após Ilhabela receber o título de “Capital Nacional da Vela”.