segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Praias e trilhas de Ilhabela encantam alunos de Botucatu pelo Projeto Turismo do Saber

Os pequenos viajantes do projeto “Turismo do Saber – Interior na Praia” chegaram ao arquipélago de Ilhabela cheios de fôlego para conhecer a história e belezas da cidade. Na última terça-feira (17/1) o grupo participou de uma caminhada pela Trilha da Água Branca, localizada na unidade de conservação do Parque Estadual de Ilhabela (Peib).

Desde o início da semana, os alunos de Botucatu, interior de São Paulo, têm seguido roteiros diferenciados com passeios nas praias, trilhas, centro histórico e atividades culturais. Assim como a maioria dos colegas, Guilherme Henrique Barbosa, 11 anos, nunca esteve em cidades praianas e foi conferir se a água do mar realmente era salgada. “É tudo do jeito que eu imaginava, mas a água é muito salgada, até ardeu meu olho”, lembrou do primeiro contato com o mar.

Acostumados com a água doce e as pedras dos rios, as crianças aproveitaram para brincar na areia. “Eu fiz um castelo de areia e até nos enterramos também”, contou Jeniffer Zaluchi, 10 anos. A vergonha e o acanhamento costumeiros de cidades do interior passaram longe dos estudantes. “Se é pra sair no jornal pode me entrevistar”, disparou Edinaela Gabriela, 11 anos. Mesmo tão extrovertida ela deixou transparecer a religiosidade e devoção do povo interiorano. “As paisagens são muito bonitas, mas eu gostei mesmo da escultura de ferro de Jesus Cristo na frente da igreja”, ressaltou.

No Parque Estadual de Ilhabela, a comitiva foi recepcionada pelo educador ambiental João Batista Dias, o Joãozinho, que juntamente com a equipe de monitores e guardas parque falou sobre as particularidades da região e os cuidados que as pessoas devem ter para que a área do Peib esteja sempre preservada.

O programa “Turismo do Saber – Interior na Praia” é realizado por meio das Secretarias Estaduais de Turismo e Educação e desenvolvido pela Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal). O objetivo é dar oportunidade às crianças entre 9 e 11 anos, que não teriam condições de viajar no período de férias, de conhecer o litoral de São Paulo.

As crianças estão na Escola Municipal Profª Dr.ª Ruth Correa Leite Cardoso, na Barra Velha. Na manhã de terça-feira, antes de dar início aos passeios, eles receberam a visita da secretária de Educação, Lídia Sarmento, que fez questão de tomar café da manhã com os pequenos visitantes.

Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), é bom ver que os alunos do interior estão gostando de conhecer a praia, principalmente as de Ilhabela. “Talvez eles não tivessem a oportunidade de passear nessas férias e essa parceria da prefeitura com o governo estadual proporciona essa experiência que enriquece o conhecimento deles”, destacou Colucci. 

Em Ilhabela o programa conta com apoio das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Polícia Militar, Base do Corpo de Bombeiros, Divisão de Trânsito e Parque Estadual de Ilhabela.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI