quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ESPECIAL CARANAVAL ILHABELA 2012

  • Escolas de Samba, Blocos, enredos e letras para você acompanhar durante os desfiles
  • Mudanças no Trânsito, Segurança e outros cuidados com moradores e turistas
  • Programação dos desfiles
  • Banho da Doroteia e Apoteose


Ilhabela abre o “Carnaval do Povo” com desfile de blocos e baile popular nesta sexta

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebe a Corte Momesca às 22h na “Passarela do Samba”, na Rua Dr. Carvalho, na Vila, abrindo oficialmente a folia no arquipélago. Escolas de samba, o tradicional Banho da Dorotéia e a novidade das matinês são algumas das atrações

Bloco da  Camisinha  que
desfila nesta sexta-feira na abertura foto: Divulgação / PMI  
A Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação recheada de atrações para o “Carnaval do Povo” 2012. A folia toma conta do arquipélago a partir desta sexta-feira (17/2), na “Passarela do Samba” montada na Rua Dr. Carvalho, na Vila. Às 22h, o prefeito Toninho Colucci entrega a “Chave da Cidade” ao Rei Momo Ronilan Oliveira, a Rainha do Carnaval Milena Chaves e a princesa Andressa Nébias. Em seguida começam os desfiles de blocos de embalo. São eles: Bloco da Camisinha (Secretaria da Saúde), Bloco da Armação, Bloco do Frade e “Só vai quem tem tatu”.

A folia ilhabelense terá ainda escolas de samba, a novidade das matinês e o tradicional “Banho da Doroteia”, que este ano além da Vila também será realizado na Praia Grande, no sul da ilha. “É uma inovação, pois as matinês são uma oportunidade para pais e filhos curtirem juntos o nosso Carnaval. Outra novidade será a realização do nosso tradicional Banho da Doroteia no sul da ilha. Que todos aproveitem bastante esta grande festa da cultura popular”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.

No sábado (18/2), a programação começa com a matinê para a criançada, na Praia Grande. À noite, a partir das 22h, na Rua Dr. Carvalho, tem desfile dos blocos carnavalescos: Banda das Bonitas, Segura no Bagre, Azul e Branco, Unidos do Pequeá, Tim Malha e Unidos do Morro.

No domingo (19/2), às 16h, a matinê será na Praça Coronel Julião, na Vila, e a partir das 23h, tem a primeira noite de desfiles de escolas de samba com a seguinte ordem: Mocidade Sul da Ilha, Unidos de Padre Anchieta e Mocidade Independente de Ilhabela.

Para segunda-feira (20/2), a Prefeitura preparou uma matinê na Praia do Perequê, às 16h. Já a segunda noite de desfile de escolas de samba, a partir das 23h, terá as seguintes agremiações: Água na Boca, Acadêmicos Leões do Ita e Unidos do Garrafão.

Banho da Doroteia e Apoteose

A terça-feira (21/2) de Carnaval é o dia reservado para o tradicional “Banho da Doroteia”: às 10h no novo píer da Praia Grande e às 14h no píer da Vila. Às 11h acontece a apuração dos resultados dos desfiles de blocos e escolas de samba. O desfile das campeãs na Apoteose será às 23h, logo após a cerimônia de premiação. Todas as noites após os desfiles haverá baile popular.

PROGRAMAÇÃO | CARNAVAL 2012 | ILHABELA

17 de Fevereiro (Sexta)
22h • Abertura oficial - Entrega da chave da cidade para a Corte Momesca do Carnaval de Ilhabela
22h30 • BLOCO DA SAÚDE
23h • BLOCO DA ARMAÇÃO
23h30 • BLOCO DO FRADE
0h • SÓ VAI QUEM TEM TATU                              
Baile de Rua até as 4h

18 de Fevereiro (Sábado)
16h • Matinê de Carnaval - Praia Grande
DESFILES DOS BLOCOS OFICIAIS
22h • BANDA DAS BONITAS
22h50 • BLOCO SEGURA NO BAGRE
23h40 • AZUL E BRANCO
0h30 • BLOCO UNIDOS DO PEQUEÁ
1h20 • BLOCO DO TIM MALHA
2h10 • BLOCO UNIDOS DO MORRO
DJs Baile de Rua até as 4h30

19 de Fevereiro (Domingo)
16h • Matinê de Carnaval - Vila
DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA
23h • G.R.C.E.S. M. SUL DA ILHA
0h30 • ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DE PADRE ANCHIETA
2h • G.R.E.S. MOCIDADE INDEPENDENTE DA ILHA
DJs Baile de Rua até as 4h30

20 de Fevereiro (Segunda-feira)
16h • Matinê de Carnaval - Perequê
DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA
23h • G.R.C.E.S. ÁGUA NA BOCA
0h30 • G.R.E.S. ACADÊMICOS LEÕES DO ITA
2h • ESCOLA DE SAMBA UNIDOS DO GARRAFÃO
DJs Baile de Rua até as 4h30

21 de Fevereiro (Terça-feira)
10h • BANHO DA DOROTEIA - PÍER DA PRAIA GRANDE (SUL DA ILHA)
11h • APURAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS E ESCOLAS DE SAMBA
14h • BANHO DA DOROTEIA - PÍER DA VILA
Apoteose
22h • INÍCIO DO BLOCO CAMPEÃO
23h • ESCOLAS CAMPEÃS    
Baile de Rua até as 4h

Bebidas em recipientes de vidro estão proibidas no Carnaval de Ilhabela

Durante o Carnaval, em Ilhabela, estão proibidos o consumo e a comercialização de bebidas em recipientes descartáveis de vidro, no trecho compreendido entre a Avenida Dona Germana até o término da Avenida Força Expedicionária Brasileira, incluído todas as ruas do Centro Histórico, na Vila.

A proibição foi determinada por meio do Decreto 2.949/2012 assinado pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, devido ao grande afluxo de visitantes no município, com uma concentração especialmente acentuada na Vila.

Conforme o decreto, o Departamento de Fiscalização está autorizado a proceder à apreensão dos produtos em caso de descumprimento.


Prefeitura dá ponto facultativo na segunda e mantém serviços essenciais durante Carnaval

O prefeito de Ilhabela decretou ponto facultativo nas repartições públicas na próxima segunda-feira (20/2), véspera do feriado de Carnaval. Durante a festa popular, de 18 a 22 de fevereiro, serão mantidos os serviços essenciais à população, como: coleta, limpeza e remoção de lixo; plantão médico no Pronto Socorro Municipal; plantão na Garagem Municipal e auxílio ao tráfego e a segurança. O expediente nas repartições públicas municipais na quarta-feira de cinzas (22/2) será das 13h às 18h.

Plantão Médico
Segundo a Secretaria de Saúde, durante os cinco dias de Carnaval, o atendimento no Pronto Socorro do Hospital Municipal Gov. Mário Covas Júnior, será realizado por três clínicos e um pediatra durante o dia. Durante a noite serão dois clínicos e um pediatra no Hospital e outro clínico dará plantão no Centro de Saúde, na Vila, onde ficará uma ambulância UTI das 22h às 4h de sexta a terça-feira.
Na região sul será disponibilizada uma ambulância com enfermeiro no posto de saúde da Praia do Curral, das 10h às 18h. No sábado (18/2) e na terça-feira (21/2) a equipe estará na Praia Grande durante a Matinê (16h) e Banho da Doroteia (10h) respectivamente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionará 24 horas com duas ambulâncias.

Serviço:

Pronto Socorro Hospital Mário Covas Jr.
Avenida Professor Malaquias de Oliveira Freitas, 154, Barra Velha     
0800 757 9000

Posto do Curral
Avenida José Pacheco do Nascimento, 7570, Praia do Curral

Centro de Saúde da Vila
Rua São Benedito, 151, Vila

SAMU – 192



Prefeitura de Ilhabela divulga mudanças no trânsito durante Carnaval

A Divisão dos Serviços de Trânsito da Prefeitura de Ilhabela divulgou nesta quinta-feira (16/2) as mudanças no sentido de tráfego das ruas do Centro (Vila) em virtude das festividades carnavalescas. Entre sexta-feira (17/2) e terça-feira (21/2) será proibido transitar na rua Dr. Carvalho estacionar nos arredores da Praça Cel. Julião de Moura Negrão a partir das 19h. A partir desse horário, a Rua da Padroeira passa a ser mão-dupla.
A medida será tomada por conta dos desfiles e baile de rua, além da dispersão dos carros alegóricos. O sistema de estacionamento rotativo, a zona verde-azul, funcionará normalmente, das 14h à 0h. O bilhete pode ser adquirido no comércio local por R$ 2, válido por três horas.
Os foliões têm ainda como opção de estacionamento, o antigo Campo da Aviação, localizado no Saco da Capela, a cerca de 1km da Vila.

3º Banho da Doroteia Mirim da Escola Mércia é nesta sexta-feira em Ilhabela

A Escola Municipal “Profª Mércia do Nascimento Dias”, localizada no bairro Saco da Capela, em Ilhabela, realiza nesta sexta-feira (17/2) a terceira edição do Banho da Doroteia Mirim, a partir das 10h. Os alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) desfilarão fantasiados pelas ruas do bairro até a praia ao lado da Praça Roberto Fazzini.
O grupo vai se divertir ao som da bateria do Bloco Carnavalesco Unidos do Pequeá. Para este ano, a marchinha foi inspirada na canção “Balada Boa” de Gustavo Lima, que resultou numa paródia.
Com o lema “Nossa folia é preservar” os alunos e a equipe pedagógica trabalha também a preservação do Meio Ambiente e dá exemplo de responsabilidade ambiental. Antes do refrescante banho de mar, todos os integrantes do Banho da Doroteia Mirim retiram as fantasias feitas de papel crepom e outros materiais, evitando a poluição do mar. A iniciativa vai contar com apoio da comunidade, do Bloco Carnavalesco Unidos do Pequeá, da Divisão de Trânsito e da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
Já os estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) participam de um desfile de fantasias no tradicional “Bailinho de Salão” embalados pelo resgate das marchinhas carnavalescas.
O Banho da Doroteia é tradicional na cidade e realizado sempre na terça-feira (21/2) de Carnaval. Este ano terá duas edições, às 10h na Praia Grande e às 14h, na Vila. Neste dia os foliões se reúnem em blocos e desfilam suas fantasias de papel crepom. A brincadeira termina com um refrescante mergulho no mar.

Confira a paródia

A fantasia tá pronta
O Pequeá faz o som
Já tá tudo preparado
Doroteia é bom

Preservar com alegria
É a nossa festa
Pode vir com tudo
Com a escola Mércia

Tche tchererê tche tche
Tchererê tche tche
Tchererê tche tche tche (bis)
Escola Mércia e você



Escolas de Samba e Blocos
Aviso: as matérias abaixo estão em ordem aleatória.


Unidos do Garrafão leva para a avenida as festas populares do Brasil no Carnaval de Ilhabela

Dona Chinoca da equipe do Garrafão mostra
um adorno de uma das fantasias da escola de samba
foto: Ronald Kraag
O Grêmio Recreativo Carnavalesco e Escola de Samba “Unidos do Garrafão” foi fundado há 27 anos em Ilhabela. É uma das mais queridas agremiações da comunidade e tem superado e conquistado consideráveis vitórias no carnaval pela garra, esforço e dedicação de toda a equipe, desde 2007, ano em que obteve seu primeiro título. É bicampeã do carnaval de Ilhabela. Em 2010 venceu com o enredo “Garrafão canta o mar dos deuses, de mistérios, lendas e magias” e em 2011 com o enredo “O Garrafão canta e enaltece o amor”.
Havia um campeonato de futebol no Campo do Galera, no bairro da Água Branca, e o prêmio para a equipe vencedora sempre era um garrafão de vinho, daí nasceu o Bloco do Garrafão e depois a escola. O presidente Cleber dos Santos é o autor do enredo deste ano “Nossa Festa é popular. Todo dia é dia de festa”. O samba de enredo é de autoria de Osvaldo de Filhinho,Tutula e Nico.
Toda a magia das festas populares do Brasil de janeiro a dezembro será cantada e contada por 300 integrantes distribuídos em seis alas. Serão  quatro carros alegóricos, sessenta ritmistas comandados pelo Mestre de Bateria Chiquinho da X9, com a animação e a graça da madrinha Aline.
Os casais Rosana e Adailton e Professor Diogo e Renata serão os mestres-sala e porta-bandeira. Toda a equipe é a responsável pela harmonia e Tutula, Nico e Professor Adalberto serão os intérpretes do samba de enredo.

Confira o samba de enredo do Garrafão:

A Nossa Festa é Popular

Levanta galera tira os pés do chão vem pra
festa eu sou garrafão
dia de festa é dia de alegria sacode
com a minha bateria
Vamos cantar e sambar, a noite inteira para exaltar as festas brasileiras arte cultura e fantasias com euforia iremos desfilar Maravilha é o povo a festejar Natal, réveillon, São João, a Festa do Divino, a Coroação, Maracatu, Meu Boi Bumbá, são jóias raras
do Folclore Popular
Congada em Ilhabela em noite de luar no repique da marimba Moça donzela é rainha do Congá
É muita tradição, devoção e fé Euforia e samba no pé
E lá vou eu todo de branco jogar flores ao mar, odoyá na grande festa em louvar a Yemanjá
Para brindar esta noite cheio de alto astral
Vou vestir a fantasia e brincar meu carnaval
Vem meu bem, aqui não tem tristeza não
Hoje a festa é na avenida com o Garrafão
Levanta galera tira os pés do chão...

Legenda: 

“Leões do Ita” homenageia as Artes no Carnaval de Ilhabela

Uma das fantasias do Leões do Ita que fará
uma grande homenagem aos talentos de Ilhabela
foto: Ronald Kraag
“Bela é a arte! E Ilhabela é fonte de artistas”. Esta afirmação é o enredo do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos “Leões do Ita”, dos bairros Itaquanduba e Itaguaçu, que desfilará à meia-noite e meia da segunda-feira (20/02), no Carnaval de Ilhabela, na Vila. Em seu terceiro desfile, a escola “Leões do Ita” exaltará a arte dos ilhabelenses que levam o nome da cidade para várias partes do mundo.
De acordo com a diretoria, o povo ilhabelense irá apreciar uma grande viagem pelo mundo artístico com homenagens a representantes locais das artes plásticas, artes cênicas, a música, a dança, a fotografia, o cinema e o artesanato. A finalidade é valorizar a categoria artística da cidade, emocionar o público e buscar seu primeiro título de campeã. Para isso traz 450 componentes, oito alas, quatro alegorias e 65 ritmistas.
A escola de samba tem origem do Bloco do Ditinho, fundado em 2005, pentacampeão do Carnaval. Por ser um bloco que reunia cerca de 350 pessoas em seu desfile, decidiu-se criar uma escola que reunisse os bairros vizinhos Itaguaçu e Itaquanduba.
Seu presidente é Benedito dos Santos, mais conhecido como Ditinho Elegância. O autor do enredo e do samba é o maestro Jota Jota, o regente da bateria é mestre Baggio, Marcinho do Morro é o contra-mestre.
Rodrigo Ramos e Lucimara Ramos são o mestre-sala e a porta-bandeira. O carnavalesco é Lauro Ramos, a Comissão de Frente é coordenada pelo Professor Vandinho. A Ala Musical é formada por Serjão, Ditinho Elegância, Maestro Jota, Mauro Rocha e Thiaguinho. Os ensaios da escola acontecem na quadra da Escola Municipal Waldemar Belisário, sempre a partir das 21h30, no Itaquanduba.

Confira aqui o samba do enredo do Leões do Ita:

Bela é a arte, e Ilhabela é fonte de Artistas

Arrepiou, emocionou o meu coração
Chegou a arte e eu faço parte  } Refrão
Leões minha Paixão!

Meu manto, verde, branco e amarelo, é o mais belo, é singular
Regendo essa bela sinfonia, orquestrando a alegria
Que faz meu povo balançar
Solta o som DJ, a festa é pra geral, tem Hip Hop, tem Samba bom
Hoje eu sou a voz que não se cala, sou arte, sou de Deus, meu nome é DOM

Viajo em um mundo diferente, traçando novas linhas do que eu quero desenhar
No papel corre o giz, e eu pinto uma paisagem tão feliz
Se faço uma escultura de enorme dimensão
Me sinto Gilmar Pinna, nesse show de ilusão
Construir, recriar a tela na aquarela que até faz chorar

Ilhabela é fonte de artista
Eu sou sambista, sou emoção
Bate uma foto que eu faço “X” } Refrão
Guarde pra sempre o meu momento mais feliz

No cinema o Caiçara já brilhou “oou’
No “plim plim” eu vi surgir
Maria na arte é encenação, é nossa raiz na televisão
Na dança a Fundaci dá um show
Leveza, sutileza e fascinação
Teatro de beleza, magia e canção mora no espaço pés no chão
Aplausos sou palhaço e sou cantor
Sou a escola do povo, comunidade e muito amor


Mocidade Independente de Ilhabela leva o “Mundo dos Sonhos” para a avenida

Um dos adornos que estão sendo preparados
no barracão da escola de samba Mocidade de Ilhabela
foto: Ronald Kraag
O Grêmio Recreativo Social Cultural Mocidade Independente de Ilhabela, mais conhecido como “Mocidade da Ilha”, vai falar dos sonhos em seu enredo durante o desfile no domingo de Carnaval (19/02), à uma e meia da manhã, na passarela do samba montada na Rua Dr. Carvalho, na Vila. Será a terceira escola a entrar na avenida.
Seus integrantes prometem toda a empolgação ao cantar sobre os sonhos da vida, o sonho do amor, da riqueza, o sonho da casa própria e sonho do primeiro carro. Enfim, a esperança das coisas boas na vida. Edmara Gonçalves é a autora do enredo “Dê asas ao sonho e viaje nele”, o compositor do samba de enredo é Osvaldo de Filhinho que terá como intérpretes os irmãos Gustave Gama e Gabriel Gama e também Laura do Cavaco.
O samba será cantado por 350 componentes distribuídos em nove alas que terão quatro alegorias. A bateria contará com 50 ritmistas que terão como mestre Luiz Santos (Toti) e Aninha como Madrinha.
O Mestre-Sala e Porta-Bandeira será Kleber Moreira e Jaqueline Damaschi, a Comissão de Frente trará Camila Moreira e Manoela Teixeira. A harmonia é de Nadir e a carnavalesca é Edmara Gonçalves.
A escola hoje presidida por Ronaldo Elias Mariano surgiu com a extinção dos “Meninos da Vila” em 2004, abrange os moradores da Vila e da Armação, no norte do arquipélago.
Os integrantes da Mocidade têm realizado seus ensaios de segunda a sexta, das 22 horas à meia noite, próximo ao Posto de Saúde da Vila.

Confira aqui o samba de enredo da Mocidade de Ilhabela
Compositor: Osvaldo de Filhinho
Intérpretes: Gustave Gama, Gabriel Gama e Laura do Cavaco

Anoiteceu...
Brilha no céu a estrela guia               (refrão - bis)
A lua cheia passeia,
Iluminando um sonho de alegria

Vem... Deixa a tua mente te guiar
Sou mocidade, vou te levar
Para o mundo da imaginação
Vem viajar nesta magia
Curti sua fantasia
Nesta noite de ilusão

Sonhar é imaginar...é querer...
Beleza amor é sonhar com você
Na avenida com a empolgação
De bem com a vida agitando o povão

Sonhei que criei asas, entre anjos voei
E no reino encantado, eu era rei
Já acordado o meu sonho é bem real                         (bis)
Estou em Ilhabela em pleno Carnaval

E o futuro é... De quem nos sonhos... Acreditar
Sou feliz, muito feliz
Porque vivo a sonhar
Com a esperança de um dia chegar lá
E neste sonho... De raro esplendor
Meu coração sonhador,
Vem explodindo na mais forte emoção
Junto com a minha mocidade,
Na ânsia de gritar é campeão.


Unidos de Padre Anchieta exalta o “mundo do faz de conta” no Carnaval de Ilhabela

As fantasias são feitas diariamente
no barracão da escola de samba, na Vila
foto: Ronald Kraag
A Escola de Samba “Unidos de Padre Anchieta” leva à passarela do Carnaval de Ilhabela o enredo “Uma fantástica viagem ao mundo do Faz de Contas” no domingo de Carnaval (19/02), à meia-noite e quinze, na Vila.
O enredo se desenrola em contos e em diversos elementos do universo imaginário infantil. Segundo os carnavalescos da escola de samba é um desafio falar do mundo do faz de conta que marca muitas vezes a passagem de um estágio da vida para o outro, com o fim da infância e o início da vida adulta, mas é grande o entusiasmo e o empenho diário de seus integrantes.
As cores e os movimentos do tema serão apresentados tendo como base tudo o que é possível pára a imaginação infantil, pois para uma criança é possível existir, por exemplo, animais falantes, flores dançantes, monstros nas sombras, floresta encantada.
A escola falará de personagens infantis, tiradas de livros de contos de fadas, histórias de aventuras e encantamentos. Personagens típicos destas histórias como o velho soldadinho de chumbo e a bailarina, o patinho feio que virou cisne, e a sereia têm destaque no enredo que também lembra das palavras mágicas como “pirlimpimpim” ‘ e “abracadabra”.
Serão oito alas, quatro carros alegóricos, sessenta ritmistas, o Mestre de Bateria será José Eduardo de Souza (Picão), a Madrinha da Bateria será Yoná e Fabiana, a Rainha da Bateria. André e Silmara serão O mestre-sala e a porta-bandeira. A harmonia tem César José Siens Simão e a equipe de carnaval está sob a coordenação de José Antonio Pinheiro do Nascimento – Zé Antônio.
Neste carnaval a escola traz cerca de 450 componentes que levarão para a avenida o samba de enredo, de Wanderlei Fernandes de Macedo - o “Wander X9”, que o interpretará junto de Irineu Rodrigues,  Alberto Santana, Evandro Lê Art (Art Popular), Alexandre Mendes de Carvalho (Lelê da Viola).
Os ensaios acontecem todos os dias entre às 21h e meia-noite, na Praça da Bandeira, na Vila. O barracão está aberto todos os dias entre 8h e meia-noite, no Esporte Clube Ilhabela.
A Anchieta acaba de completar 42 anos. Surgiu numa roda de amigos que participava do bloco carnavalesco “Recanto do Samba”. A escola é radicada na Vila, no centro histórico de Ilhabela, mas conta com componentes de diversos bairros da cidade. Hoje é presidida por Mário Sérgio de Jesus, autor do enredo deste ano.

Confira o samba de enredo da Escola Padre Anchieta:

Uma Fantástica Viagem ao Mundo do Faz de Contas

Sou Padre Anchieta
E trago a pureza
No meu coração
Eu quero é sonhar
Sorrir e brincar
No mundo da imaginação...bis

Era uma vez...
Vem comigo vamos juntos viajar
Pelos contos de fadas
Tudo é possível basta a gente acreditar
O soldadinho de chumbo
Pela bailarina se apaixonou
E o patinho que era feio
Em cisne se transformou
Canta... rouxinol pela liberdade
A sereia menina viveu um amor de verdade
E o sapatinho pra te encantar
Nessa noite sozinho a dançar

Pirlimpimpim...abracadabra!
Num passe de mágica
A fantasia vai acontecer
Desperte a criança que existe em você... Refrão

Máquina dos sonhos
Me leva ao portal da imaginação
Bonecos ganham vida
Fantástica viagem de ilusão
Histórias, realidade e poesias,
Aventuras, ver a princesa
Se casando com o rei
A floresta encantada então ficou
O sonho pra mim é real
Tem cuca má, saci, papão no Carnaval


Bloco da Camisinha aborda preconceito no Carnaval do Povo em Ilhabela

O Bloco da Camisinha é uma das atrações do Carnaval do Povo em Ilhabela. Com o tema “Você é preconceituoso? Respeite as diferenças!” os foliões levam para a avenida a mensagem sobre a prevenção às DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e da luta contra o preconceito.
A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde. Tradicionalmente, o Bloco da Camisinha desfila no primeiro dia de Carnaval, sexta-feira (17/2), logo após a cerimônia de entrega das chaves à Corte Momesca.
Nos últimos anos, o bloco tem arrastado centenas de pessoas para a folia, principalmente, funcionários da área da saúde e da Prefeitura. A intenção é que esse seja um momento de confraternização e que as pessoas assimilem a ideia da prevenção de uma forma lúdica e sem barreiras. São esperadas 600 pessoas. O samba de enredo “Um show de humanização; a saúde reverencia as diferenças” é assinado por Joãozinho do Pagode.
Os interessados em participar do Bloco da Camisinha podem adquirir a camiseta por R$ 10 com os funcionários da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde ou na loja Quatro Estações, localizada na Rua Dois Coqueiros, no Perequê, a partir desta sexta-feira (10/2). Mais informações pelo telefone (12) 3896-9200 ramal 9327.

Confira a letra do Samba Enredo do Bloco da Camisinha

Samba Temático: “Um show de humanização; a saúde reverencia as diferenças”.
Autor: Joãozinho do Pagode
Arranjos: Lelê da Viola

Alguém aqui é preconceituoso?
Alienação é uma imprudência!                   
Não precisa responder, basta respeitar as diferenças.

É hora de falar de preconceito no palco desta festa genial
O tom da nossa voz baila no ar qual uma sinfonia matinal
Um toque de amor no semelhante é luz de humanização
A nossa folia não é de orgia é mera mania de orientação

Vamos celebrar uma vez mais um fato novo
Homofobia está perdendo espaço na vida deste povo
É o show da humanização que jamais vai acabar
Então abram as cortinas porque o show vai continuar

REFRÃO
Canta saúde neste momento lindo de celebração
Pelo bloco da camisinha leve uma mensagem de amor e prevenção
Avante saúde, o coração tamanho mal cabe em você
O seu povo é imponente e bravo combatente às D.S.T.


Grécia Antiga é o enredo da “Mocidade Sul da Ilha”

Alexandre Baptista, autor do enredo e
presidente da escola, mostra uma das fantasias
confeccionadas no barracão da escola de samba
foto: Ronald Kraag
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba “Mocidade Sul da Ilha”, mais conhecida como “Sul da Ilha”, levará para a passarela 250 componentes que exaltarão a Grécia Antiga, no domingo de Carnaval (19/02), na Rua Dr. Carvalho, na Vila, em Ilhabela.  A “Mocidade Sul da Ilha” será a primeira escola de samba a desfilar e apresentará seu enredo “Grécia, Guerras, poesias e mitologia, a arte e a história de um povo, uma cultura milenar”. Helinho do Pagode é o autor do samba de enredo que será interpretado por ele e Ricardinho.
O enredo apresentará uma viagem à história da Grécia Antiga e contará o motivo de tanta admiração quanto aos seus mitos, deuses, sua cultura, arquitetura e filosofia. Ao longo de sua trajetória, os gregos elaboraram políticas, conceitos estéticos e outros preceitos que ainda se encontram vivos nas sociedades atuais. Segundo o autor do enredo e presidente da escola, Alexandre Baptista, o “sul da Ilha” pretende levar à avenida uma amostra de toda esta magia com o carro abre-alas Monte Olimpo, que ostentará uma bela escultura de Zeus acompanhada por outras deusas gregas. O segundo carro representa a Guerra de Tróia com um grande cavalo. A literatura grega será representada pelo carro de Homero, um poeta épico da Grécia Antiga ao qual se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.
Serão seis alas, além das Alas das Baianas e Ala Infantil, três alegorias e quarenta ritmistas. Fernandinho e Thiliê são os mestres de Bateria. Edjane será a Madrinha de Bateria; Edson e Débora serão Mestre Sala e Porta Bandeira. A harmonia é de Júnior e o carnavalesco é Tiãozinho.
As fantasias de ala da escola estão à venda no próprio barracão. Mais informações e reserva pelos telefones: (12) 9141-8704, 8828-2970 ou 9104-3433.

Confira o samba de enredo da Mocidade Sul da Ilha:

Grécia “Guerras, poesias e mitologia. A arte e a história de um povo, uma cultura milenar”

É festa na Grécia, hoje o Sul da Ilha vem mostrar,
O berço da humanidade, história da cultura milenar.
(Partenon), Partenon, Partenon,
Símbolo da democracia
Que hoje traz em nossas vidas alegria.
Filosofia, Sócrates quem nos ensinou,
A música grega cantava, uma canção de amor.
E na magia da Medusa eu vou tocar,
Lira com batucada, para o meu povo sambar.
Os Deuses da Grécia, hoje vão festejar,
No Mar Egeu do Sul da Ilha,
Os jogos olímpicos é a união,
É culto a Zeus Deus de uma grande nação.
(Tróia), Tróia um presente de grego,
Um cavalo sem medo, venceu a batalha,
Hoje o Sul da Ilha vem mostrar, vem mostrar
O carnaval, venha com a gente se alegar


fonte: Assessoria de Comunicação / PMI