terça-feira, 20 de março de 2012

21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down entra para o calendário da ONU

A data que homenageia o Dia Internacional da Síndrome de Down já entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). O dia, que não apenas faz menção aos portadores, mas celebra e incentiva a acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual, já conta com diversos tratamentos que avançam a cada dia em busca da inclusão social e da independência dos portadores.

Em tempo de tornar os portadores da síndrome inclusos na vida profissional, pessoal e social, é preciso que antes de tudo eles sejam independentes. Entre os diversos tratamentos que avançam na busca pela liberdade dos portadores de viverem e conviverem sozinhos, a reabilitação dos movimentos físicos é fundamental.

O método Cuevas Medek Exercise (CME) é um avanço da fisioterapia pediátrica e permite que essas os portadores fiquem sentados, andem e se equilibrem com mais facilidade, as tornando livres, cada vez mais cedo. A técnica surge como uma nova esperança para esses casos. “O tratamento fisioterapêutico para crianças que possuem atrasos no desenvolvimento motor é capaz de trazer importantes movimentos como segurar o pescoço, rolar, sentar, arrastar, engatinhar, ficar em pé, andar e correr”, explica Fernanda Davi, fisioterapeuta pediátrica especialista no desenvolvimento do CME.

Em poucas sessões as crianças já começam a dar sinais de que o tratamento surte efeito rápido. “Primeiro eu gero o desequilíbrio para que elas mesmas consigam desenvolver o equilíbrio do próprio corpo. Com apenas algumas caixas e pedaços de madeira, eu monto um cenário no qual as crianças brincam ao mesmo tempo em que vão se desenvolvendo, e elas se animam com cada passo alcançado”, completa Fernanda. Ao se tornarem adultos eles podem adquirir independência em tudo que fazem, como se trocar, escovar os dentes, tomar banho, comer, e enfim tem uma vida sozinhos, sem depender de ninguém.