A Prefeitura de Ilhabela foi destaque na Campanha Estadual de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios pela quantidade de amostras colhidas e recebeu prêmio pelo bom desempenho no evento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizado na última sexta-feira (23/3) – Dia Mundial de Combate a Tuberculose.
Durante a campanha, de 5 a 16 de março, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) trabalharam nos postos e a noite em locais de grande circulação fazendo a coleta de escarro. Foram coletados 173 exames.
A orientação é para que as pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas procurem pelos serviços de saúde. O objetivo é descobrir, tratar e curar precocemente os casos de tuberculose que é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. No Litoral Norte apenas Ilhabela e Caraguatatuba foram destaque na Campanha.
A doença - A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Os principais sintomas são: tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre baixa e sudorese noturna. O bacilo é transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. O paciente deve procurar as unidades básicas de saúde se apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se vier acompanhada de febre e emagrecimento.
Segundo a OMS, 22 países concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. Nos últimos três anos o Brasil passou da 14ª para a 18ª posição no ranking mundial de casos da doença - foram registrados 70.379 casos novos no ano passado no País. No total, considerando casos de retratamento, foram 83,5 mil casos e cerca de 3% deles evoluíram para óbito.
Em relação à incidência, que é calculada com base no número total de casos em relação a cada grupo de 100 mil habitantes, o País ocupa o 108º lugar. No Brasil a tuberculose é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira em pacientes com AIDS.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
