“Solar de Anita” é o livro de Adriana Celi que será lançado na próxima sexta-feira (9/3), às 19h30, na sede da Secretaria da Cultura, na Vila, em Ilhabela.
O lançamento faz parte das comemorações da Semana da Mulher em Ilhabela e contará com uma apresentação do Coral Municipal Celina Pellizzari com um repertório especial para as mulheres.
Adriana Celi é pesquisadora de questões históricas ligadas à escravidão e ao preconceito no Brasil, com ênfase na violência contra mulher. A autora escreve desde adolescente. Desenvolve atualmente pesquisas na área de romances históricos e publica seu segundo trabalho como resultado daquilo que acredita.
Sinopse do livro - Pense nos personagens femininos que vivem além de seu tempo. Muito bem, agora imagine uma que, além disso, trava uma guerra contra uma classe ocultamente poderosa a favor de uma claramente fraca. Ela é Anita de Luanda, alguém que luta pela justiça e pelo direito de ser feliz ao lado de quem ama e quer. Falo de um triângulo amoroso do século XIX, representado nos palcos dos crimes de baronesas do café contra negras escravas.
Tudo parece normal, se neste triângulo não houvesse Eugênia - jovem harpista que é amiga de Anita desde a infância, e vai estudar na Europa e volta com ideias avançadas para sua época, Acácio - jovem médico abolicionista, cavalheiro e sedutor, abolicionista e um liberal exaltado -, apaixonados pela mesma mulher: a Baronesa.
Parte superior do formulário
A Baronesa chama-se Anita, casa-se com o tio Leopoldo, o Barão de Luanda, e envolve-se com as ideias abolicionistas por influência das leituras que faz de filósofos Iluministas. Apaixonada pela vida e pelos prazeres que vive, pagará caro por suas extravagâncias. A Baronesa possui ainda dois amigos: Padre Olívio (padre de natureza liberal que cria Acácio desde que seus pais morreram) e Fortunato - um costureiro francês, que se define como artista, confidente da Anita.
Existe ainda na cidade um casal muito bondoso: ela uma mulher fogosa e sensual; ele, um recatado que não sabe como lidar com seu casamento e com a mulher. São eles Teresa e Felício. A vilã da história chama-se Tomásia - mulher desequilibrada, perdida em suas falsidades, oportunismos e dissimulações tornara-se ainda amante do Barão; guarda grandes segredos da cidade e da vida do mesmo. Vai ser o tormento da vida de Anita.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI
