Além das crianças e adolescentes, os professores da rede municipal e vários ídolos brasileiros do esporte estão envolvidos no evento
A Caravana do Esporte e a Caravana da Música chegaram em Ilhabela, na noite da última segunda-feira (05/03) e foram recebidas calorosamente pelos cerca de 300 professores da rede municipal de ensino, pelo prefeito Toninho Colucci (PPS), o vice-prefeito e secretário de Esporte, Nuno Gallo, e a secretária de Educação, Lídia Sarmento. A iniciativa é da ESPN Brasil em parceria com o UNICEF, Instituto Esporte e Educação – de Ana Moser e Instituto Sol da Liberdade – de Daniela Mercury. Em Ilhabela os projetos contam com apoio da Prefeitura.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, saudou as atletas Ida e Fofão, que participaram da abertura, e parabenizou as equipes das caravanas. Ele destacou os investimentos na educação em Ilhabela: “Este projeto é uma semente que com certeza resultará em bons frutos nesta terra fértil que é Ilhabela. Desde o início a proposta é que a Educação tivesse uma especial atenção tanto é que somos um dos poucos municípios do Brasil que investe mais de 30 % de seu orçamento no setor. A cultura teve também grande atenção com a inauguração de um grande centro cultural assim como esporte que recebeu diversos pontos de práticas esportivas”, disse o prefeito, que desejou sucesso a todos os envolvidos nas ações, educadores e alunos.
As Caravanas do Esporte e da Música permanecem no município até a próxima quinta-feira (8/3) com diversas atividades na área de lazer da Praia Grande. Serão atendidos 3 mil alunos da rede municipal de ensino com idade entre 7 e 14 anos. Os projetos ainda oferecem formação para 250 professores com palestras no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”. No Campo do Galera, na Água Branca, também foi montada a estrutura do Cirque Êre, um presente para o município.
As equipes das duas caravanas contam com mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro e leva mensalmente atividades esportivas e artísticas aos quatro cantos do país.
A Caravana atua desde 2005 e já atendeu diretamente 17 mil crianças e adolescentes e mais de 15 mil professores da rede pública de ensino de 63 municípios de 16 estados brasileiros. Com atividades que seguem os princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.
Dentre os principais resultados obtidos com o projeto estão: a queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e a construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Boas vindas à arte e ao esporte- Como boas vindas às equipes das caravanas, o professor de violão da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), William Fernandes, mostrou um repertório especialmente selecionado para a ocasião e o Grupo Dança de Rua é Arte apresentou uma coreografia criada pelo Professor Kleber Moreira. Também prestigiaram a abertura do projeto os secretários de Cultura, Valdir Veríssimo; de Turismo, Harry Finger; de Obras, Flávio Miranda; de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé); de Administração, Cristobal Parraga; de Finanças, Maurício Calil, e o vereador Jadiel Vieira – Keko, que representou o Legislativo Municipal. As jogadoras de vôlei Ida e Fofão abrilhantaram a abertura e foram muito aplaudidas pelo público.
Representando a Caravana do Esporte e do Instituto Esporte e Educação, Alexandre Arena, ressaltou a arte o esporte como elementos transformadores no ser humano principalmente nas crianças e convidou os professores a se envolverem nas atividades.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI
Foto: Vanessa de Paula / PMI