quarta-feira, 14 de março de 2012

Melhores práticas em Investimento Social Privado serão premiados pela RedEAmérica

As melhores práticas em investimento social privado na América Latina serão premiadas pela RedEAmérica – Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base. O lançamento do prêmio aconteceu durante o IV Fórum Internacional da RedEAmérica, realizado nos dias 29 de fevereiro e 1º de março – em Campinas (SP). As primeiras doze melhores práticas em investimento social privado no continente serão conhecidas no V Fórum Internacional, previsto para o início de 2013 na cidade da Guatemala, na Guatemala.

Durante os dois dias do IV Fórum Internacional, mais de 180 representantes das empresas, fundações e institutos empresariais filiados à RedEAmérica debateram como o investimento social privado pode contribuir para acelerar a redução da pobreza na América Latina. Entre as ações que o evento indicou como estratégicas, com o propósito de redução da pobreza e da desigualdade em moldes sustentáveis, está o apoio do investimento social privado a redes de desenvolvimento de base.

Outra ação apontada como estratégica é a qualificação do investimento social privado, visando a incidência em políticas públicas de redução da pobreza e da desigualdade. Durante o IV Fórum Internacional, a diretora-executiva da RedEAmérica, Margareth Flórez, ressaltou o papel da articulação hemisférica de fundações e institutos empresariais em contribuir para que as próprias comunidades e suas organizações, dotadas de maior conhecimento e informação, possam ser protagonistas de processos de desenvolvimento em bases sustentáveis.

Margareth Flórez lembrou que a América Latina continua sendo o continente com maior desigualdade, com 174 milhões de pobres segundo a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina). Entretanto, acentuou que o continente está muito melhor preparado no momento para enfrentar os complexos desafios da redução da pobreza e da desigualdade, o que apenas pode ser alcançado em bases sustentáveis e duradouras, com a participação qualificada do investimento social privado.

Durante o evento em Campinas a RedEAmérica comemorou os seus dez anos de atividades. O presidente da Junta Diretiva, Jorge Villalobos, enfatizou que neste período foi fortalecida a visão de que o investimento social privado tem um poder transformador na implementação de processos de desenvolvimento de base, em aliança com organizações comunitárias. Alianças intersetoriais, entre empresa, sociedade civil e governo podem ser muito eficientes para enfrentar a complexidade dos desafios relacionados à redução da pobreza e da desigualdade, acentuou o presidente da Junta Diretiva da RedEAmérica, resumindo os debates ocorridos no IV Fórum Internacional. 
RedEAmérica: dez anos contra a pobreza e a desigualdade

A RedEAmérica é uma articulação hemisférica que reúne 70 fundações, institutos e empresas em 11 países da América Latina, que executam investimento social privado com enfoque no desenvolvimento de base para diminuir a pobreza e a desigualdade no continente. A sua visão é tornar-se uma referência continental em investimento social privado e desenvolvimento de base, no marco da responsabilidade social empresarial.

No Brasil fazem parte da RedEAmérica as seguintes organizações: Fundação Aperam Acesita, Fundação Otacilio Coser, Instituto Votorantim, Instituto Arcor Brasil, Instituto Camargo Corrêa, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Holcim, Instituto Banco Indusval&Partners, Instituto Walmart e Fundação Francisco Xavier Kunst, a mais nova associada.

Os membros da RedEAmérica têm acesso a diversas oportunidades e possibilidades, tais como: Marco conceitual e uma série de ferramentas construídas de forma participativa para melhorar as práticas e impactos de suas ações em desenvolvimento de base; Formação sistemática e de qualidade para equipes técnicas e diretivas; Acesso a recursos de co-financiamento para empreender iniciativas colaborativas em nível local, nacional e continental; Acesso a uma ampla e privilegiada base de contatos e vínculos com fundações e empresas que atuam de forma semelhante e atuam no mesmo campo do investimento social privado; etc.

As apresentações feitas durante o IV Fórum Internacional estão disponibilizadas no hotsite do evento: http://www.forumredeamerica2012.com.br/