A previsão é que as obras sejam concluídas em 30 dias. Com isso o índice de 4% (2008) de esgoto coletado deve chegar a 60% até o fim do ano
As obras de saneamento básico seguem em ritmo acelerado em Ilhabela. O bairro do Perequê será o primeiro a ter cobertura de 100% de coleta e tratamento de esgoto. A previsão é que daqui a um mês a obra seja finalizada nessa região.
Atualmente, o trabalho é realizado na Avenida Princesa Isabel, na extensão do centro comercial. Com a conclusão do trecho serão liberadas 100 novas ligações para o comércio, além de 640 imóveis em todo o bairro do Perequê. Atualmente já são 2 mil ligações liberadas em toda cidade. “Ilhabela vive hoje uma nova realidade com a parceria entre a Prefeitura e a Sabesp. Sabemos da importância do saneamento básico para a saúde de nossa população e para o meio ambiente e por isso saímos daquele índice de 4% de esgoto coletado e tratado até 2008 para 36% em 2011, devendo atingir 60% até o fim do ano”, ressaltou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS).
As obras da Fase 3 abrangem além do Perequê, os bairros Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassu e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela/Vila para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada na Vila.
Desde o início do Programa Onda Limpa Litoral Norte, Ilhabela saiu de um índice crítico de 4% (2008) com a garantia de atingir os 60% este ano. Também se encontra em fase de ligações o Sistema de Esgotamento Sanitário Praia do Pinto/Ponta Azeda.
Colucci avalia ainda a importância dessa obra para a cidade. “Cada R$ 1 investido em saneamento, economiza-se R$ 4 em saúde. Só era preciso coragem para cobrar e investir, pois são obras que ficam embaixo da terra. Só se preocupa com saneamento básico quem é comprometido e quer melhorar a saúde da população”, reafirma o prefeito.
Vale lembrar que as conexões residenciais são feitas gratuitamente pela Sabesp e podem ser solicitadas na Agência de Atendimento da cidade, situada na Avenida Princesa Isabel, 1.274, no bairro do Perequê.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI
Foto: Iraê Bornholdt / PMI