O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), tomou posse no Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte em uma cerimônia com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que reuniu 39 prefeitos da região, em São Luiz do Paraitinga. A empresa Emplasa assumiu provisoriamente a condução do Conselho de Desenvolvimento, até que seja criada a Agência Regional. “Nasce aqui, em São Luiz do Paraitinga, uma luta que não é de hoje, uma luta que é muito antiga, que dá a essa região a possibilidade de ter planejamento integrado, de construirmos com credibilidade, com qualidade de vida para a nossa população”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta importância da regionalização, pois juntas as cidades poderão reivindicar mais investimentos. Temas como a disposição final do lixo e a construção de um hospital regional continuam em pauta.
Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, o saneamento ambiental, o desenvolvimento econômico, o transporte e o atendimento social, dentre outras. A cada seis meses, o Conselho deverá convocar audiências públicas destinadas à exposição de suas deliberações referentes aos estudos e planos em andamento e à utilização dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da RM Vale.
A RMVale e Litoral Norte é formada por 39 municípios, que juntos somam um PIB superior a R$ 55,6 bilhões, correspondendo a 5,13% do PIB paulista. A RMVale e Litoral Norte é composta por Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
Na ocasião, o governador Alckmin e os secretários de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, e de Educação, Herman Voorwald, finalizaram as assinaturas dos termos de adesão ao programa Creche Escola do Vale do Paraíba com o objetivo de aumentar o número de vagas na Educação Infantil em todo Estado.
O prefeito Colucci assinou termo de adesão ao Programa que deverá destinar ao município recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para a construção de uma creche. O evento também contou com a presença do ex-jogador Zico que falou do seu projeto Escola Zico 10, iniciado em 2008. Ele comemorou a inauguração de uma unidade na cidade, na última quinta-feira. De acordo com o ex-jogador, a expectativa é atender gratuitamente mil crianças e adolescentes no Vale do Paraíba. Ele entregou camisetas da escola e da seleção para o governador e os prefeitos presentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
