terça-feira, 13 de março de 2012

Prefeitura faz reforma no Hospital Mário Covas em Ilhabela

Além da impermeabilização da laje do Pronto Socorro, a recepção também recebeu melhorias visando à humanização no atendimento

A Prefeitura de Ilhabela começou em fevereiro uma reforma no Hospital Municipal “Governador Mário Covas Jr.”, na Barra Velha. O trabalho na recepção já foi concluído e tornou o ambiente mais agradável e acolhedor. O local ainda ganhou uma sala para pré-consulta ao lado do balcão da recepção, onde o atendimento inicial pode ser feito com mais privacidade e conforto tanto para o paciente como para o profissional que o atende.

Atualmente está sendo executada a impermeabilização da laje da área do Pronto Socorro, que nunca havia sido feita desde a fundação do hospital, que completa 10 anos no mês de julho deste ano. Na semana passada, o prefeito Toninho Colucci fez uma vistoria nas obras realizadas no local. “Temos investido em vários setores da saúde, desde a construção de novos postos até a modernização do hospital. Em breve, iniciaremos a instalação da semi UTI”, enfatizou o prefeito.
Outro investimento é a recuperação do piso, também na área do Pronto Socorro. O total investido é R$ 48,6 mil.

Além das reformas da estrutura física do hospital, toda a equipe de profissionais vem participando do Programa de Melhoria de Gestão dos Hospitais Públicos e Filantrópicos, numa parceria da Prefeitura com o Hospital Samaritano e do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag). Com parte do programa, o hospital recebeu recentemente novos uniformes – uma parceria do Lions Clube de Ilhabela. Os quartos de internação receberam TVs, algumas doadas pelo comércio local.

Outra mudança positiva é a ampliação do horário de visitas aos pacientes internados e em observação, que antes era das 14h às 16 horas e das 20 20h30 e agora é das 10h às 21horas. Segundo o diretor administrativo do Hospital Mário Covas, Eduardo Rosmaninho, a medida garante a flexibilidade de horário para os visitantes e sua maior permanência contribui com a melhora do estado dos pacientes.

O hospital recebeu uma doação de mais 12 cadeiras para os acompanhantes que já estão sendo utilizadas na maternidade e em duas enfermarias. Pacientes internados menores de 18 anos e maiores de 60, gestantes e pessoas portadoras de necessidades especiais, a critério médico, podem ter acompanhantes.

O hospital atualmente tem 230 funcionários que atendem em média 250 pacientes por dia. Só no ano passado foram 71 mil atendimentos no Pronto Socorro. A previsão é de que ainda neste ano seja construída a primeira unidade semi-UTI para comemorar os 10 anos de Hospital Mário Covas.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI
Foto: Vanessa de Paula / PMI