O Hospital Municipal Mário Covas em Ilhabela oferece terapia floral para gestantes desde julho de 2010. Segundo Gladis Zanella, técnica de laboratório da Secretaria Municipal da Saúde, a gestante passa por transformações físicas, emocionais e mentais, que por vezes as deixam insegura. “Os florais têm a função de equilibrar essas transformações, trazendo harmonia interna e aumentando a capacidade de adaptação, dando força para enfrentar os novos acontecimentos ao longo da gravidez”, explica.
Mais de 120 gestantes foram tratadas com a terapia floral e a maioria delas diz que, após o uso dos florais, sentem-se mais seguras, confiantes, serenas, dormem melhor e se sentem mais alegres.
Os florais são indicados às grávidas, pois além de trazer todos estes benefícios, são naturais e não têm efeitos colaterais nem contraindicações.
O atendimento se dá uma vez por semana e os florais são ministrados por terapeuta habilitado que indica o buquê ideal para equilibrar o tipo de queixa daquela gestante seja ansiedade, medo, insônia, tristeza, etc.
A gestante interessada em fazer a terapia floral pode agendar um horário no hospital. A técnica de laboratório, Gladis, salienta que a terapia floral é uma terapia complementar e não substitui a consulta médica e a medicação: “Quem medica é médico e só ele pode mudar, diminuir ou tirar a medicação”, esclarece.
Cleidiane Macedo de Almeida, 40 anos, é mãe de um menino saudável de 48 dias – seu primeiro filho. Ela fez a terapia com os florais e conta que o poder da natureza é grande e a terapia fez todo o sentido para ela: “Por ser meu primeiro filho e eu ter 40 anos, fiquei bastante apreensiva e ansiosa e com certeza os florais tomados três vezes ao dia me ajudaram muito. Meu parto foi normal, estou bem e meu bebê é bastante saudável, o George”, comenta.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
