Mar agitado e muito vento não tiraram o humor e a competitividade entre pescadores na jornada de sábado 24
Com a saída realizada neste último dia 24 de novembro prosseguiu a XXV Temporada de Pesca Marque e Solte do Yacht Club de Ilhabela.Com a realização de duas saídas e com as equipes começando a acumular os pontos, os primeiros lugares começam a se definir. O que, na realidade, pode se alterar até o final da temporada, que ainda tem duas saídas previstas.
Neste momento, quem ocupa a liderança do campeonato é a equipe Energy, do comandante Roberto Mangabeira, que acumula 6.088,6 pontos. A equipe marcou e liberou o único marlim azul desta etapa.
Aliás, a participação da equipe do comandante Mangabeira só foi possível pela generosidade da Boston Whaler, já que a equipe utilizou a lancha do patrocinador para a saída, uma vez que sua lancha apresentou problemas técnicos pouco antes da etapa.
A equipe Twins, do comandante Rodolfo Ergas, acumulando 4.540 pontos, ocupa a segunda colocação geral da temporada. A equipe marcou e liberou um marlim azul na primeira saída e dois sailfishes nesta etapa.
Ocupando a terceira colocação geral vem a equipe Vô Juca, do comandante Maneco Carrano, que soma 3.6555 nas duas saídas já realizadas. A vô Juca marcou e liberou um marlim azul na primeira saída e um sailfish na etapa deste sábado.
A temporada de pesca deste ano está se caracterizando pela grande quantidade de peixes de bico avistados e marcados.
Além dos peixes marcados pelas equipes acima, várias outras marcaram exemplares, como a Perversa, Buena Onda e South Atlantic, que marcaram marlins brancos, a Joaçaba e a Brilhante, que marcaram os outros dois marlins azuis da temporada.
Vários sailfishes foram marcados também pelas equipes Makaira, Perversa, Guerreiro e Twins, todos, aliás, avistados nesta segunda etapa.
Como é usual neste esporte, as equipes deixaram a marina do Yacht Club por volta das 5h00, navegando rumo mar aberto por cerca de 3 horas até atingirem cerca de 50 milhas, iniciando a pesca, propriamente dita, por volta das 8h00.
Na volta das equipes foi feita a pesagem dos peixes embarcados e análise dos vídeos das liberações dos peixes de bico. Na sequência um coquetel no qual foram servidos robatas e sashimis, feitos com os próprios peixes embarcados, encerrou a bem sucedida saída.
A XXV Temporada de Pesca Oceânica do YCI continua com as saídas programadas para os dias 8 e dezembro e 19 de janeiro, quando acontece o coquetel de encerramento e premiação.
Texto e foto: Balaio de Ideias Fotografia e Comunicação