O município de Ilhabela prestou homenagem à Marinha do Brasil, na manhã do último sábado (1º de dezembro), com o descerramento do busto do Almirante Tamandaré na Praça das Bandeiras, na Vila. A solenidade alusiva ao Dia do Marinheiro – a ser comemorado no próximo dia 13 – contou com a presença do vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, comandante do 8º Distrito Naval. Em frente à Vila, a Fragata Niterói abrilhantou a cerimônia, bem como a Banda de Música da Marinha do Brasil (Rio de Janeiro) e a Banda Marcial de Ilhabela. O busto do patrono da Marinha foi produzido pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura cedeu o espaço destinado à homenagem.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, representando o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci - que na ocasião participava da reunião da Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) – disse que esta foi uma justa homenagem do município à instituição que tanto contribui com a salvaguarda marítima e a defesa do país. “Foi uma bela parceria entre o Yacht Club de Ilhabela e a Prefeitura para viabilizar este marco em comemoração ao Dia do Marinheiro. Parabéns a todos”, destacou o chefe de Gabinete.
O comodoro do YCI, Marco Antonio Fanucci, salientou que a ideia da homenagem partiu de um dos associados, o deputado constituinte José Yunes, que marcou presença na solenidade. Ele também citou a parceria entre o Yacht Club e a Prefeitura. “Nos últimos dois anos temos realizados várias parcerias e quero aqui agradecer a Prefeitura”.
Também estiveram na cerimônia o delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Alexandre Mota de Sousa; os vereadores eleitos Sampaio Júnior e Lia Baiana; os secretários municipais Flávio Miranda (Obras); o chefe da Defesa Civil de Ilhabela, Walter Faustino; e o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Eduardo Cimino. A solenidade foi encerrada ao som do Hino da Marinha do Brasil.
Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Ivan MIsael | PMI