Logo na abertura, o secretário municipal de Finanças, Maurício Calil, apresentou o resultado da pesquisa de campo realizada nesta região. Foram entrevistadas 491 famílias, de um total 8.592 habitantes do bairro.
Em relação à saúde, o prefeito lembrou que a Barra Velha ganhou dois novos postos, o maior da cidade na parte baixa e outro na parte mais alta, na Rua da Cachoeira. Ele abordou a dificuldade em fixação de médicos nas cidades do Litoral Norte e frisou que, mesmo assim, conseguiu ampliar o número de profissionais nos plantões do Hospital, passando de dois para três médicos por turno.
Na pesquisa, os moradores entrevistados ainda priorizaram os itens previstos no plano de governo: 1º ano - construção de creche no Alto da Barra Velha e ampliação do PSF; 2º ano - ampliação do sistema de monitoramento e do saneamento básico; 3º ano -internet banda larga gratuita e novas áreas de lazer com academias ao ar livre; e 4º ano - instalação de biblioteca e construção de quadra coberta.
Colucci informou que, após a entrega da Escola do Camarão no início do próximo ano letivo, a E.M. Salvador Arena (local da audiência) terá menor demanda e possibilitará a abertura de uma creche. Ele afirmou que pretende executar obra de ampliação do prédio. Sobre a saúde, o prefeito apontou que serão realizados estudos sobre a ampliação das equipes do PSF.
Já em relação ao sistema de segurança, Toninho Colucci frisou que algumas câmeras já foram instaladas no bairro, mas que pretende ampliar a cobertura, bem como levar a internet gratuita banda larga. Ele ressaltou que o maior investimento será no saneamento. “Acabei de chegar de uma reunião na presidência da Sabesp, em São Paulo, e a meta é atingir 71% de esgoto coletado e tratado até 2014”, adiantou. A Prefeitura encerra este ano com a conquista de um índice de cobertura de mais de 50%, sendo que até 2008 o número era de 4%.
Também estiveram na audiência os secretários municipais Lídia Sarmento (Educação), Flávio Miranda (Obras), Sonia Monteiro (Saúde) e Edvaldo Anísio (Meio Ambiente), além da presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Reale Colucci, e da vice-prefeita eleita Nilce Signorini.
Até o momento já foram realizadas audiências para as regiões sul, central (Vila, Engenho D’Água e Saco da Capela), Perequê (incluindo Reino, Água Branca, Green Park), Itaquanduba/Itaguassu e Barra Velha. Serão realizadas ainda as seguintes plenárias: norte da ilha, nesta quinta-feira (6/12), na Escola Pref. Leonardo Reale, e a plenária geral, na próxima terça-feira (11/12), no auditório da Secretaria de Turismo, na Barra Velha. Todas as audiências estão marcadas para 19h.
Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Gustave Gama | PMI