quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ilhabela inicia Programa “São Paulo Solidário” com identificação de famílias em risco social

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Assistência Social, participa do Programa “São Paulo Solidário”, uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de superar a extrema pobreza e promover a mobilidade social. A primeira etapa é a “Busca Ativa”, que consiste numa ação de coleta de informações feita casa a casa por visitadores sociais que vão a campo para conhecer a realidade das famílias paulistas.

Em Ilhabela, este trabalho começa nesta quinta-feira (30/5), feriado de Corpus Christi, quando os quatro entrevistadores iniciarão as visitas nos bairros, seguindo dados computados no último Censo do IBGE. Nesta etapa é aplicado um questionário que avalia não apenas a renda, mas também as condições de saúde, educação e padrão de vida de cada família. Os dados são sigilosos e servirão apenas para a avaliação das condições sociais e possíveis inclusão das famílias aos programas oferecidos pelos governos estadual e federal.

Após a etapa de “Busca Ativa”, os dados serão compilados e tabelados, resultando assim no retrato social das famílias e dos municípios. Em Ilhabela, as visitadoras portarão crachá de identificação e um aparelho semelhante ao usado pelo IBGE para a coleta de dados das famílias entrevistadas. 


fonte: Ass. Comunicação PMI
imagem: Divulgação