quinta-feira, 6 de junho de 2013

“Acorde Para o Meio Ambiente” reúne atrações musicais em Ilhabela

Parceria reúne ações da prefeitura, da iniciativa privada e de músicos locais e garante 10 horas ininterruptas de programação gratuita


O público se encantou com o Coral Infantil Pichochó,
que dentre as canções, levou algumas antigas da
tradição caiçara como o Quebra-Chiquinha e  Cirandinha
O projeto cultural e ambiental “Acorde Para o Meio Ambiente” foi promovido nesta quarta-feira (5/6) no Espaço Ardhentia, no Perequê, em Ilhabela. Das 15h até 1h da madrugada desta quinta-feira (6/6), uma programação ininterrupta realizada por uma parceria entre o estabelecimento, diversos músicos locais e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura,  Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) e  Secretaria do Meio Ambiente.

Com entrada franca, o evento que garantiu um grande público comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, com 10 horas seguidas de atividades culturais, oficinas de arte, a 3ª Mostra de Vídeo com Celular com o tema Meio Ambiente, distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica e atrações musicais da cidade como o Coral Municipal Celina Pellizzari, o Coral Infantil Pichochó, a Orquestra de Flauta da Guarda Mirim, e as bandas Farofa Caiçara, Má Companhia, Tons de Verde, Jazz MP3; Norma Nascimento, Pedrinho, Max Pianura, Beto Di Franco e Felipe Blues.

Duplo sentido – A palavra “Acorde” inserida no nome e título do projeto traz a reflexão do verbo “acordar”, relacionado ao “despertar” para a questão ambiental, e do substantivo “acorde”, relacionado à harmonia musical. Segundo um dos idealizadores, o publicitário Fernando Luigi, este mesmo projeto já foi promovido em outras ocasiões com outros realizadores e foi adaptado ao perfil de Ilhabela.
O Coral Municipal Celina Pellizzari levou um repertório
especial para o evento com muita música brasileira

O evento contou com a presença do prefeito Toninho Colucci, da vice-prefeita Nilce Signorini, do chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, e dos secretários Nuno Gallo, de Cultura; Cristobal Parraga, de Meio Ambiente; Oswaldo Rehder, de Serviços Públicos; e Luiz Biondi, de Administração; e o empresário Paulo Schiavetti, do Espaço Ardhentia, familiares dos integrantes dos corais e dos flautistas, e apreciadores de música que acompanharam toda a programação para ouvir de perto seus músicos e bandas preferidas. “Foi uma bela parceria entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil, todos com a mensagem de preservação e conscientização ambiental, nesta comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente”, comentou o prefeito Toninho Colucci.

Norma Nascimento e Silvia Cabral foram as vozes femininas
dentre os músicos que se apresentaram no Ardhentia
no Dia do Meio Ambiente
“O evento foi um sucesso e reuniu mais de 500 pessoas, grande parte deste público ainda não conhecia o espaço. Foi uma ação que tem muito a ver com os moradores de Ilhabela, que geralmente se envolvem de corpo e alma com as causas ambientais”, comentou Rodrigo Toscano, responsável pela Comunicação do shopping, que conta com 14 estabelecimentos que distribuíram “bituqueiras” e sacolas retornáveis doadas pela Operação Praia Limpa.





fonte: Ass. Comunicação PMI
fotos: Vanessa de Paula | PMI