quarta-feira, 5 de junho de 2013

No Dia Mundial do Meio Ambiente em Ilhabela projeto cultural e ambiental é realizado numa parceria ‘público privado’

O projeto cultural e ambiental ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE foi criado no ano de 2004, com o objetivo de atrair a população paulistana para os parques públicos, promovendo a sua integração com o meio, oferecendo simultaneamente a oportunidade de apreciar música erudita e participar de atividades de educação ambiental junto à natureza.

O projeto, idealizado pela empresa Pró Cultura Marketing e Eventos e teve incentivos do art. 18 da Lei Rouanet, foi realizado com a parceria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Rádio Eldorado(SP), e contou com a participação de empresas como BASF, AES Eletropaulo e Corn Products, Wal-Mart, Varig, Carbocloro, Unipar, PQU, Comgas, Petroquímica União, e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), entre outras em suas edições até 2008. 
Este projeto gerou recursos para os parques e contribuiu para programas assistenciais.

ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE com duplo sentido.
A palavra “Acorde” inserida no nome e título do projeto foi um verdadeiro achado para sintetizar dois bons momentos. “Acordar” para a questão ambiental com música de qualidade. Cultura e Meio Ambiente.

A edição 2013 repaginada para Ilhabela
Um operação calculada pelo publicitário Fernando Luigi, que realizou todas as edições do projeto no ano de 2004 como gestor de marketing da Rádio Eldorado, redesenhou o projeto adequando à estrutura musical e institucional da cidade de Ilhabela, litoral norte paulista. 
O enlace público-privado entre Espaço Ardhentia, Secretaria Municipal da Cultura com apoio da Fundaci (Fndação Arte e Cultrade Ilhabela) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, possibilitou a realização desta edição ilhabelense a custos muito baixos para as instituições envolvidas. 
A data comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com atividades culturais, oficinas de arte, a 3ª Mostra de Vídeo com Celular com o tema Meio Ambiente, distribuição de mudas, e grandes atrações musicais: Coral Municipal Celina Pellizzari e do Coral Infantil Pichochó, a Orquestra de Flauta da Guarda Mirim, e apresentação das bandas: Farofa Caiçara, Má Companhia, Tons de Verde, MP3 Jazz; Norma Nascimento, Pedrinho, Max Pianura, Beto Di Franco e Felipe Blues.

Sobre o Espaço Ardhentia
Convergir moda, serviços e gastronomia à natureza, cultura, lazer e bem estar. Uma proposta contemporânea engajada com a sustentabilidade e com diferenciais que só a beleza natural de Ilhabela pode oferecer. O conceito de Arquitetura Verde da Ricardo Lara Arquitetura, aliado à solução criativa do projeto, qualifica o empreendimento como referência urbana e cultural na região, tornando-se um ponto de encontro na cidade. Com um belvedere de frente para o mar, oferece atrações culturais, shows de música ao vivo e um espaço exclusivo para eventos sociais, corporativos e casamentos. Conheça cada detalhe aqui mesmo em nosso site ou venha viver esta experiência pessoalmente.

O conceito de Arquitetura Verde garantiu uma sustentabilidade ativa desde o seu projeto, com a escolha da matéria prima, seleção da mão de obra local e processos que contribuíram para um baixo impacto ambiental e benefícios sociais. Conheça algumas medidas adotadas:

- Impermeabilização mínima do solo. Com amplo deck que oferece vazão a água e absorção natural do solo.
- Uso de madeiras recicladas ou certificadas. 
- Sistema de reuso de água da chuva com captação e tratamento. Reutilização da água para sanitários, rega e limpeza geral.
- Pintura caiada, a base de cal e corante não poluente como as tintas industrializadas.
-Torneiras redutoras de consumo.
- Lâmpadas fluorescentes compactas e led que evitam o desperdício e o consumo excessivo de energia.
- Sistema de coleta seletiva do lixo.

Confira a programação:
16h00 - Oficina de Arte da Fundaci
17h00 - Música: Farofa Caiçara
17h30 - Música: Felipe Blues
18h00 - Documentário - As Marcas da Humanidade
19h00 – 3ª Mostra de vídeo com celular - Tema: Meio Ambiente
20h00 - Coral: Pichocho, Celina Pellizzari e Orquestra de Flauta Doce da Guarda Mirim.
21h00 - Música: Pedrinho
21h30 - Música: Tons de Verde e Norma Nascimento
22h00 - Música: MP3 Jazz
22h30 – Música: Beto di Franco
23h00 - Musica: Max Pianura
23h30 - Musica: Má Companhia

A entrada é franca. 
O Espaço Ardhentia fica na Avenida Princesa Isabel, nº 809, no Perequê, em Ilhabela.


texto: Fernando Luigi
arte: Rodrigo Toscano