segunda-feira, 29 de julho de 2013

Grupos de hipertensos e diabéticos atendem 3,4 mil pessoas em Ilhabela‏

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma série de atividades específicas em todos os PSFs (Programa Saúde da Família) do município para hipertensos e diabéticos. Ao todo, 3,4 mil pessoas são atendidas nos grupos divididos em diversos bairros da cidade.

O projeto tem o objetivo de sensibilizar os portadores quanto à importância de um novo estilo de vida saudável para o controle da hipertensão e da diabetes. Nos encontros são realizadas atividades de alongamento e palestras com nutricionistas, enfermeiros e psicólogos. Os pacientes também passam por testes de glicemia e verificam a pressão arterial.

Uma das responsáveis por esses grupos é a enfermeira Tânia Cristina Freitas Barbosa, que atua no PSF da Barra Velha. Ele ressalta a importância da participação dos pacientes nesses encontros. “Os grupos também possibilitam o compartilhamento de vivências, angústias e experiências positivas vividas por pessoas portadoras dessas patologias. Além disso, é um momento de lazer e descontração para os pacientes”, explica a enfermeira.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Heidorn Reale Colucci, comentou o trabalho desenvolvido. “O paciente que frequenta esses grupos, com certeza, tem uma melhora mais rápida. O convívio com outras pessoas com o mesmo problema ajuda muito. Isso é uma forma do paciente se superar para conseguir vencer a doença” relata a secretária.

Para participar, o paciente deve ser direcionado ao grupo por um médico ou profissional da saúde do PSF. Atualmente, os bairros que recebem o projeto são: Curral, Alto da Barra, Barra Velha, Itaquanduba, Água Branca e Vila.

Os dias e horários do grupos são diferenciados. No bairro da Barra Velha e no Alto da Barra Velha, as reuniões são realizadas de terça à sexta-feira, a partir das 8h. As equipes são divididas em três: Equipe Xaréu, equipe Garoupa e equipe Golfinho.

Já no bairro da Água Branca, duas equipes organizam o encontro. A equipe Cocaia oferece reunião todas as quartas-feiras, a partir das 8h. No mesmo horário, só que às sextas-feiras, é a vez da equipe Água Branca.

No Itaquanduba, o grupo se encontra todas as quintas-feiras, às 9h.  O sul da ilha é atendido no bairro do Curral, com reuniões todas as quartas-feiras, a partir das 9h.

Na Vila, uma ressalva: os três grupos do bairro se encontram a cada 15 dias, em horários diferentes. A equipe Vila se encontra no Centro de Saúde às terças-feiras, 14h e as sextas-feiras, às 9h. O bairro da Armação, na região norte da ilha, recebe as reuniões da equipe Vila todas as quartas-feiras, sempre às 8h30.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação | PMI