quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Escola de Vela de Ilhabela reúne mais de 200 alunos e obtém bons resultados em todo o Brasil

Os bons ventos sopram a favor do município de Ilhabela quando o assunto é a vela. A cada dia, o esporte atrai mais praticantes. Velejadores do arquipélago já alcançaram resultados significativos mundo à fora. A Capital Nacional da Vela é favorecida por suas condições climáticas. Os talentos aparecem. E para não deixá-los escapar, a Prefeitura de Ilhabela oferece aulas todos os dias na Escola Municipal de Vela.  

O trabalho é organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, por meio da Diretoria Náutica. Podem participar alunos entre 8 e 17 anos que estiverem matriculados na rede ensino e automaticamente obterem boas notas. O principal objetivo é formar cidadãos, pessoas que possam contribuir para um mundo melhor, mas o resultado é muito melhor.  “As escolinhas esportivas são importantes para a formação do cidadão, pois são atividades realizadas no contraturnos escolar e integram educação e lazer”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.

Mais de 200 alunos realizam suas aulas no contraturno escolar, em dois períodos, nos bairros do Saco da Capela, região central do município, e também no bairro da Praia Grande, região sul da cidade. Sempre das 9h às 11h30 na manhã, e no período da tarde, das 14h às 16h30.
A Escola de Vela de Ilhabela tem parceria com o programa “Navega São Paulo” (Governo do Estado), “Segundo Tempo Navegar” (Ministério do Esporte) e com o Serviço Nacional das Indústrias (SESI).

O diretor náutico, Sérgio Badito, um dos responsáveis pela Escola de Vela, explica como as aulas podem contribuir para um melhor desenvolvimento da criança e do adolescente. “As aulas são realizadas sempre no contraturno escolar com o objetivo de formar pessoas de bem. Esse é o principal objetivo, depois vêm os resultados. Priorizamos essa questão. Queremos formar cidadãos. É obvio que com o tempo os talentos aparecem e é nosso papel lapidá-los para alcançarem ótimos resultados”, explica Badito.

E os resultados são vistos claramente no meio desses 200 alunos. Diversão, esporte e lazer para alguns e o sonho de ser professor de vela ou atleta de ponta para outros.

Luana Castro tem 8 anos e mora no bairro do Perequê. Frequenta as aulas de Vela há cerca de um ano e 8 meses e está feliz com o aprendizado e com as novas amizades. “Eu acho muito legal a Escola de Vela. Aqui aprendo bastante e faço novos amigos. É muito legal”, relata Luana.

O sonho de ser professor de Vela é do aluno Luan Vitor Pegoraro de Souza, de 13 anos. Luan é morador do bairro da Barra Velha e já está na Vela há 3 anos. Pegoraro já foi campeão paulista na categoria Optimist – Iniciante. “A Vela me proporciona momento únicos. Já disputei campeonato paulista, brasileiro e regatas festivas. Até na escola as aulas me ajudam. Espero um dia ser professor de Vela. É um sonho, e tomara que dê certo”, torce Luan, que em janeiro do ano que vem disputa o campeonato brasileiro de Vela, em Recife.

Luan é um dos alunos que está em um grupo que reúne mais nove velejadores e recebe um treinamento diferenciado. Esse grupo é preparado para a disputa de campeonatos de ponta no Brasil e no mundo.

Outra novidade é o Veleiro Oceânico RGS Cruiser “Charlie Bravo”. Para o controle dessa embarcação, apenas alunos com acima de 16 anos podem realizar o treinamento. O veleiro disputa competições nacionais e regatas comemorativas, como por exemplo, a Regata do Camarão, que será realizada no próximo dia 24 de agosto em comemoração ao aniversário de 208 anos de emancipação politico-administrativa da cidade. O evento começa às 12h30, na sede da Secretaria de Esportes, no Saco da Capela.

Vale ressaltar que atualmente a Escola Municipal de Vela de Ilhabela não está com inscrições abertas, devido à alta demanda. A previsão é para o ano que vem.

Informe-se no telefone da Secretaria de Esportes: (12) 3896-1765.   


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Cláudio Rodrigues | PMI