quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Monitores ambientais participam de capacitação para a temporada de verão

Os oito monitores ambientais que atuarão na temporada de verão participaram recentemente de uma oficina de capacitação realizada em parceria entre a Prefeitura de Ilhabela e o Parque Estadual de Ilhabela. O trabalho foi organizado pela Coordenadoria de Ecoturismo, da Secretaria de Turismo e Fomento.

O projeto de monitoramento nas trilhas existente em Ilhabela vem sendo realizado desde 2009 durante as temporadas de verão, finais de semana e feriados, e conta com a ajuda da TPA (Taxa de Preservação Ambiental).

O monitor ambiental executa um papel fundamental para o Ecoturismo em Ilhabela, pois desempenha a Educação Ambiental, desde a sensibilização do visitante quanto às condutas de mínimo impacto até a interpretação das trilhas, descrição da fauna e da flora e observação de aves, zelando assim pela conservação dos ambientes visitados. Vale ressaltar que os monitores também alertam aos visitantes os possíveis riscos de acidentes.

Na capacitação foram abordados temas como fauna e flora, atrativos do Parque Estadual, trilhas, segurança dos turistas, como receber bem um visitante, entre outros. Também foi realizada uma visita técnica na Cachoeira da Água Branca, onde os monitores puderam ter um contato mais próximo da realidade e tirar as possíveis dúvidas.

Ilhabela possui inúmeros atrativos e atualmente conta com sete trilhas estruturadas para receber o turista. Por meio de uma pesquisa realizada durante a temporada de verão em 2012 foi constatado que a Trilha da Cachoeira da Água Branca e a Cachoeira da Pancada d’Água (Três Tombos) receberam, no mês de janeiro, aproximadamente 3.234 e 4.213 visitantes, respectivamente. Já as trilhas menos visitadas como Cachoeira do Veloso e a trilha do Pico do Baepi, receberam durante a alta temporada aproximadamente 1.384 e 345 visitantes.

Com estes números é possível perceber a importância do trabalho que os monitores ambientais vêm desempenhando e como sua atuação garante a preservação dos recursos naturais e a continuidade do ecoturismo no município e ainda como forma de gerar indicadores para o direcionamento e gestão dos recursos.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação