Mostrando postagens com marcador Ilhabela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ilhabela. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Vôlei, malha e bocha são as atrações esportivas do Verão Ilhabela Viva 2014 neste final de semana




A arena do Verão Ilhabela Viva 2014 promete muita adrenalina neste final de semana (15 e 16/2) com as disputas da primeira etapa do 2° Circuito Ilhabela de Vôlei de Praia e do Torneio de Malha e Bocha de Verão 2014.

A programação tem início no sábado, às 9h, com as inscrições da primeira etapa do 2° Circuito Ilhabela de Vôlei de Praia. Às 10h tem início o primeiro jogo da competição para as categorias masculino e feminino. As disputas finais acontecem no domingo (16/2) a partir das 9h.

Ainda no sábado (15/2), às 10h, na quadra de Malha do Perequê começam as disputas do Torneio de Malha e Bocha de Verão. O evento prossegue até o domingo (16/2).

Além dos eventos de vôlei, malha e bocha, estão a disposição do público as atividades de frescobol, aulas de free dance, slackline e as cadeiras anfíbias do Praia Acessível. O Verão Ilhabela Viva 2014 é promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.


fonte: Ass. Imprensa PMI
foto: Silas Azocar / PMI


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

APAE de Ilhabela abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nesta quarta

A APAE de Ilhabela realiza nesta quarta-feira (21/8), às 18h30, no Centro Educacional e Cultural “Pref. Roberto Fazzini”, na Praia Grande, a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano, o tema é “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.

A presidente da APAE, Mônica Kurachina, ressalta que o evento será realizado em todo o país até o próximo dia 28. Na abertura haverá a apresentação de um vídeo e também de dança das crianças.
Ao todo, a entidade atende 73 alunos em Ilhabela.  Mônica destaca as parcerias com a Prefeitura de Ilhabela. A APAE dispõe de uma escola especial com corpo docente especializado e multidisciplinar (psicóloga, fono, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social). Também conta com uma Sala de Estimulação, para o início dos trabalhos após o primeiro diagnóstico. “Contamos com a presença de todos na abertura da Semana Nacional, para que possam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela APAE”, finalizou a presidente.


fonte: Ass. Comunicação PMI
imagem: Divulgação



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Consema faz audiência pública em Ilhabela e revisão do Gerenciamento Costeiro do LN terá novas discussões

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) promoveu na noite da última segunda-feira (12/8) em Ilhabela uma audiência pública para discutir a “Proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico para o município”, de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento Ambiental-CPLA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Trata-se da revisão do chamado “Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte”.

Mais de 500 pessoas participaram da audiência realizada no ginásio de esportes, no bairro Itaquanduba. Foram mais de quatro horas de discussão e a maioria dos presentes se posicionou contrária às alterações propostas no Grupo Setorial do Gerenciamento Costeiro, formado por representantes do Governo do Estado, Prefeitura e sociedade civil. O grupo vem trabalhando desde 2010 na revisão do texto do decreto estadual e este ano iniciou os trabalhos de revisão do mapa.

Representantes de diversas entidades se manifestaram ao longo da audiência, bem como moradores de comunidades tradicionais como Bonete e Castelhanos, todos contrários às alterações no mapa. Também houve a participação da promotoria estadual e federal. 

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, disse que o mapa apresentado cumpriu um cronograma exigido pelo Estado. “Não existe a cidade que o prefeito quer, mas a cidade que todos nós queremos para os próximos 10 anos. Defenderemos sempre a vontade da maioria, a vontade das comunidades tradicionais. Seguimos um cronograma e hoje acontece esta discussão com a sociedade de Ilhabela”, disse Colucci. Para o prefeito, o decreto precisa definir zonas especiais nas comunidades tradicionais.

Ela ainda falou da possibilidade de expansão da indústria do turismo. Antes de encerrar, Colucci também manifestou que irá cobrar a conclusão do Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela.

Da Prefeitura de Ilhabela, também estiveram na audiência a vice-prefeita Nilce Signorini; o chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio; e os secretários municipais Lúcia Reale Colucci (Saúde), Maurício Calil (Finanças), Sidney Apocalypse (Assuntos Jurídicos), Cristobal Parraga (Meio Ambiente), Harry Finger (Turismo), Nuno Gallo (Cultura), Lídia Sarmento (Educação), Luiz Biondi (Administração), Flávio Miranda (Obras), Oswaldo Rehder (Serviços Municipais), Danilo Giamondo (Assistência Social) e Flávio César (Esporte). O encontro ainda teve a presença do deputado estadual Luciano Batista, da presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças Ferreira, e dos vereadores Luiz Paladino, Onofre Sampaio, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, Benedita Gonzaga, Adilton Ribeiro e Rita Janete de Oliveira Gomes.

Ao final da audiência, o biólogo Luiz Roberto de Oliveira, o Bepo, coordenador do Gerenciamento Costeiro de São Paulo pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, salientou que o grupo setorial vinha trabalhando há dois anos na minuta do decreto e que num determinado momento considerou que estava pronto para avançar. “Ficou claro o que a população de Ilhabela quer, a valorização das comunidades tradicionais”, enfatizou o coordenador. Ele destaca que, após esta audiência, outras reuniões serão realizadas nos municípios, com a participação de outras entidades com vivência no setor para discutir tecnicamente determinadas questões. “Depois disso teremos novas audiência públicas com novas propostas, seguindo para uma avaliação regional de todo o litoral paulista e ao Consema”, explicou. O decreto atual do Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte Paulista vence em dezembro de 2014. Audiências como a realizada na última segunda-feira em Ilhabela serão promovidas nos demais municípios da região.

Entenda o ZEE

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) ou Gerenciamento Costeiro é composto por um mapa em que se visualiza o zoneamento da região e de um decreto estadual, no qual constam as normas que balizam este zoneamento. O Grupo Setorial vem trabalhando desde 2010 na revisão do texto do decreto e este ano iniciou os trabalhos de revisão do mapa. O processo de revisão do mapa abrange um trabalho de análise dos dados de diagnóstico, verificados nos últimos 10 anos e cotejados com os planos setoriais e políticas públicas incidentes na região, de forma a projetar cenários de sua evolução para os próximos 10 anos, prazo de vigência do ZEE.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Joseph Flore | PMI


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

18º Festival do Camarão de Ilhabela começa na sexta com diversidade de pratos e boa música

O 18º Festival do Camarão de Ilhabela começa na próxima sexta-feira (16/8), às 20h, quando será aberto o já conhecido “Boteco do Camarão”, uma grande área coberta montada no centro histórico da Ilhabela, onde vários restaurantes participantes levam diversas opções de petiscos à base do crustáceo. Neste local, turistas e moradores também desfrutar da boa música ao som do 1º Bossa Jazz. 

O festival prossegue até o dia 25 de agosto e o “Boteco do Camarão” funcionará nos dois finais de semana, sempre de sexta a domingo. Além da música haverá a já conhecida “Cozinha Show”, com demonstração de pratos produzidos pelos restaurantes participantes. Ao todo, 25 estabelecimentos estão nesta edição do festival.


Música de qualidade

No dia 16 de agosto (sexta), às 21h, a Orquestra Popular de Ilhabela será a primeira atração musical, dentro da programação do 1º Bossa Jazz. Já no dia 17 (sábado) serão duas apresentações: Trio Brasil, às 21h, e Bucaneiros, às 22h.

Para o dia 18 de agosto (domingo), às 21h, o público do festival irá conferir uma atração do Circuito Cultural Paulista, o show da cantora Paula Lima. Ela coleciona prêmios e indicações no cenário musical, como cantora Revelação pelo Prêmio Multishow no álbum "É isso aí", duas indicações ao Prêmio TIM de 2007 por melhor álbum de MPB, com o “Sinceramente”, e o prêmio de melhor cantora no Troféu Raça Negra. Representou nosso país, em 2005, na África do Sul, diante de personalidades políticas e grandes nomes da música, no Kora Awards, principal evento musical do continente africano.

No segundo fim de semana do “Boteco do Camarão”, o 1º Bossa Jazz terá as seguintes atrações: no dia 23 de agosto (sexta), às 22h, a banda Farofa Caiçara; no dia 24 de agosto (sábado), às 21h, Beto Di Franco e Tarcísio César, e às 22h, Felipe Blues; e no dia 25 de agosto, fechando a programação o show da banda de choro Gato Preto, às 21h. “Com eventos de qualidade, nós atraímos turistas e movimentamos a economia da cidade na baixa temporada. Em julho tivemos a Semana Internacional de Vela e o primeiro Festival de Jazz. Agora no mês de agosto, nesta parceria com a Associação Comercial, a cidade promove este tradicional evento gastronômico que é o Festival do Camarão e estão todos convidados. Durante os dias do Boteco de Camarão na Vila promoveremos ainda o 1º Bossa Jazz, valorizando os artistas locais”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.

Gastronomia

Uma das marcas do 18º Festival do Camarão de Ilhabela será a diversidade dos pratos oferecidos pelos 25 restaurantes participantes, o que deve atrair um grande público. Organizado pela Associação Comercial e Empresarial, o festival tem a parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Turismo e Fomento e da Cultura, e conta com o patrocínio da Transpetro, Chopp Germânia, Cielo e Cerveja Itaipava Premium.

A diversidade oferecida pelos estabelecimentos passa por pratos típicos caiçaras, cozinha internacional, pratos tradicionais à base de camarão, lanches e petiscos. Os preços variam de R$ 5 a R$ 160.

Para o presidente da Associação Comercial, Leopoldo Pedalini Neto, a diversidade apresentada é uma demonstração evidente da força gastronômica de Ilhabela. “Queremos fortalecer ainda mais a gastronomia do município, que ao longo do tempo vem se tornando um atrativo turístico e o Festival do Camarão tem uma importância fundamental neste processo”, concluiu.

Confira os restaurantes participantes e seus pratos:

Ilha Deck - Camarão Flor de Mel - Camarão rosa com molho agridoce aromatizado com mel. Acompanha suflê de cenoura e delicioso purê de alho poró. Individual

Barba Frutos do Mar - Camarão Verão - Arroz com camarão rosa médio com e sem casca, molho a base de azeite, tomate fresco, cebola, alho, pimentões e vinho branco. Individual

Bartatas - Camarão Ilhabela - Tenros Camarões envoltos em pesto sobre uma cama de mussarela de búfala, com batatas grisettes. Individual

Copacabana Beer - Camarões Tropicais - Oito Camarões rosa refogados na manteiga com champignon, cubos de abacaxi flambados no conhaque e gratinados com gotas de catupiry. Acompanha risoto do próprio molho. Decorados com Kani Kama. Para 02 pessoas

Do Cura - Abóbora Recheada com Camarão - Porção de camarão sete barbas, catupiry, manjericão, leite de coco, queijo mussarela, servida em cumbuca de abóbora.  Por Quilo

"Nova Iorqu"i" - Bobó de Camarão - Camarões pequenos, no creme de mandioca, regados com outros temperos. Acompanha arroz branco e farofa de dendê. 3 a 4 pessoas.

Pastel do Zé - Pastel de Camarão Sete Barbas - Pastel com recheio de camarão, cheiro verde, cebola, alho moído e azeite. Individual

Pescador - Camarão Pedras Miúdas - Camarão grelhado com purê de mandioquinha e abobrinha. Individual

Portinho - Espaguete de Camarão - Massa fresca com camarão, azeite, abobrinha e cubos de tomate. Individual

Portu-Brasil - Arroz de Frutos do Mar - Arroz Carolino cozido com camarões, mariscos, cavaquinha e vôngole. Individual

Salga Restaurante e Bar - Camarão Mexicano - Com inspirações mexicanas, taco com camarões brancos salteados com guacamole, alface e tomate, finalizado com molho especial. Individual

Borrachudo Sanduicheria - Lanche Sete Barbas - Camarão refogado com cebola, tomate, azeite extra virgem, curry, no pão ciabatta com rúcula e catupiry. Individual

Restaurante Gato Negro - Camarão 4 Estações - Camarões grandes puxados na manteiga de sálvia e guarnecidos com purê de batata doce, mandioquinha, inhame e beterraba com azeite trufado, servido em uma cama de broto de linhaça. Individual

Oca Brazil - Ilha Flat Hotel - Camarão do Chef - Camarões grelhados com risotto de morango. Individual

Canto do Jabaquara - Risoto de Camarão - Camarões médios, acompanham maçã, alho poró e ervas. Individual

Capitano - Tagliatelle con Gamberi e Crema di Mascarpone - Massa fresca, feita na casa, com creme de mascarpone e camarões. Individual

Tróia-DPNY Beach Hotel - Tagliatelle Oriental - Taglietelle com camarões, molho de laranja e ostra, levemente apimentado. Individual

Viana Praia - Camarão Mediterrâneo - Camarões grelhados com molho mediterrâneo e arroz basmati. Individual

Pizza Pazza - Penne Gamberi E-Zucchine - Massa italiana com molho de camarão, abobrinha e tomate fresco. Individual

Makis Place - Temaki: Camarão Veneza - Camarão, cream cheese, salsinha desidratada, kani e cebolinha. Individual

Ilha Sul - Camarão Ilhabela - Porção de camarões grelhados, batatas coradas no alho, arroz a grega e molho de manteiga com alho. 2 ou 3 pessoas

Restaurante Joãozinho - Camarão do Joãozinho Grande - Camarões grandes salteado no azeite extra virgem, com alho, cebola e salsa, acompanha arroz no próprio molho. Individual

Gaudi - Camarão no Bafo do Pirão - Quatro camarões médios, servidos na tagine, sobre pirão de camarão com pedaços de camarão 7 barbas. Acompanha arroz. Individual

Papagaio - Camarão à Grega - Porção de camarões médios à milanesa. Acompanha arroz à grega e batata frita. Serve duas pessoas

Creperia - Crepe de Camarão - Recheado com camarão sete barbas, azeite de dendê, molho de tomate, cebola e salsinha. Individual


fonte: Ass. Comunicação PMI
fotos: Divulgação

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Câmara acompanha Tribunal e reprova novamente Contas da Prefeitura em 2005

Os vereadores de Ilhabela aprovaram por unanimidade o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento que reprova as Contas Anuais da Prefeitura de Ilhabela no exercício de 2005 durante a sessão Ordinária desta terça-feira (6/8) – a primeira do segundo semestre. A análise da Comissão de Finanças e Orçamento, formada pelos edis Sampaio Junior (PTdoB), Adilton Ribeiro (PSD) e Dra. Rita Gomes (PTdoB) acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado, que foi desfavorável à aprovação.

Os principais motivos alegados pelo Tribunal de Contas para a emissão do parecer desfavorável à aprovação das Contas e que foi corroborado pela Câmara, foram a inversão da ordem no pagamento de precatórios em desrespeito à regra Constitucional e à Lei 8666/93 e a abertura de crédito adicional sem observação dos limites estabelecidos no artigo 42 da Lei 4320/64.

O relatório elaborado pelo presidente da Comissão, vereador Sampaio Junior, apresentou um breve relato sobre as Contas, que chegaram à Câmara em 2008, foram votadas e reprovadas em 2009, mas tiveram a votação anulada após o ex-prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira acionar a justiça alegando cerceamento do Direito de Defesa. A nova legislatura reapreciou as contas e concedeu ao ex-prefeito o Direito de Defesa, que foi apresentado por escrito à Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis do arquipélago.

Foi outorgada ainda a Manoel Marcos a oportunidade de sustentação oral por parte de seus advogados constituídos durante a sessão, no entanto, ninguém se inscreveu e a votação transcorreu conforme preconiza o Regimento Interno da Câmara.

Ainda de acordo com o relatório apresentado pela Comissão de Finanças e Orçamento, ao inverter a ordem de pagamento de precatórios ignorando a precedência de antiguidade dos créditos, como prevê a Constituição, foi configurado ato de improbidade administrativa, ferindo três princípios constitucionais: impessoalidade, legalidade e moralidade.

Já a abertura de crédito suplementar sem a devida autorização do Legislativo, torna ilegal qualquer ato que vise à alteração da Lei Orçamentária. “Urgência ou outras desculpas não podem dar legitimidade ao descumprimento da Lei”, salienta o vereador Sampaio no relatório.

Em outro trecho, o documento afirma ainda que os vereadores não podem fechar os olhos às aparentes pequenas falhas, sob pena da falência do Estado de Direito. “Se nós, fiscais oficiais da administração municipal, fecharmos os olhos a essas aparentes pequenas mazelas, estaremos decretando a falência do Estado de Direito e a falta de necessidade da existência de vereadores nas cidades brasileiras”.

Por fim, o relatório destaca ainda que além da análise prévia do Tribunal de Contas, fatores como os processos de denúncia existentes no Ministério Público e no Tribunal de Justiça, como também ações praticadas no decorrer de toda a gestão do ex-prefeito foram considerados para elaboração do voto pela rejeição das contas.

Na justificativa de voto, o presidente da Comissão de Finanças e relator do parecer, declarou que não havia alternativa à Casa senão manter o relatório inicialmente apresentado. “Nós não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação em reprovar essas contas que apresentam erros grosseiros apontados pelo Tribunal. Existem ainda “n” motivos para sustentar essa reprovação, no entanto, os principais apontamentos do Tribunal de Contas são mais que suficientes para que esta Casa acompanhe o parecer”, concluiu.


fonte: Ass. Comunicação CMI
foto: Leninha Viana | CMI

Programação esportiva dos 208 anos de Ilhabela traz de futebol a “slackline”‏

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, traz uma programação extensa no mês de aniversário de 208 anos de emancipação político-administrativa do município, que vai do futebol ao “slackline”.  

As atrações começam já neste mês de agosto, a partir do dia 11, com o início dos campeonatos municipais de futebol de campo, nas categorias Veterano 37 e Sub-15. Vale ressaltar que pela regra do campeonato Veterano podem participar dois atletas de 35 anos por equipe. No dia 24 de agosto é a vez do futsal, com a abertura dos campeonatos municipais Sub-6 e Sub-15.

Em setembro a programação continua e no dia 7 a praia do Perequê recebe o Torneio de Vôlei de Praia, com a etapa especial do ranking 2013. A 2ª etapa do 1° Circuito Ilhabela de Futevôlei será realizada no mesmo dia.  Ainda no dia 7 de setembro, a cidade realiza a Copa Gran Mestre Resende de Jiu-Jitsu, no ginásio de esportes. O evento contará com a presença do ex-goleiro Gilmar.

Os times infantis de Ilhabela poderão participar do Torneio de Beach Soccer, realizado na praia do Perequê, nos dias 21 e 22 de setembro. A 37° Prova Pedestre Cidade de Ilhabela tem lugar reservado na agenda. A prova será válida pela 2ª etapa do 5° Circuito Ilhabela de Corrida de Rua, e está marcada para o dia 14 de setembro, às 18h.

Para os amantes da natação, dois eventos têm destaque na programação. A prova natatória “Píer a Píer” (Perequê-Vila), válida como a 2ª etapa do 5° Circuito Ilhabela de Natação, será realizada no dia 15, às 9h. Já no dia 28, a tradicional “Travessia a nado Caraguatatuba-Ilhabela”, reúne os principais nadadores da região. Com saída às 8h30, da praia do Martin de Sá (Caraguatatuba) e chegada na praia do Perequê (Ilhabela), os competidores terão 25 km de natação com a dificuldade da correnteza do canal. Tradicional nos anos 50, a prova volta este ano e pretende atrair bom público.

Nos dias 14 e 15 e 21 e 22 de setembro, Ilhabela será palco da etapa do Campeonato Paulista de Optimist 420, no Pequeá. Destaque também para o Festival de Slackline, na praia do Perequê, no dia 21 de setembro, às 15h. O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. O esporte iniciou-se em meados dos anos 80, nos Estados Unidos. Também conhecido como “corda bamba”, o Slackline permite criar saltos e manobras inusitadas.

E para encerrar a programação, no dia 29 de setembro, às 8h, será realizada a Abertura dos Jogos Estudantis 2013, no Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII).

Confira a programação:

Agosto

11/8 às 19h – Início dos campeonatos municipais de futebol de campo Veterano e Sub15 (Estádio Municipal “Ferreirão”)

24/8 às 12h – Regata do Camarão

24/8 às 18h – Início do Campeonato Municipal de Futsal Infantil Sub-6 e Sub-15 – (Ginásio de Esportes “Gilson Gomes Pinna)

Setembro

7/9 às 10h – Torneio de Vôlei de Praia – Etapa Especial Ranking 2013 (Praia do Perequê)

7/9 às 18h – 2ª etapa do 1° Circuito Ilhabela de Futevôlei (Praia do Perequê)

07/09 das 8h às 15h - Copa Gran Mestre Resende (Ginásio de Esportes do Itaquanduba) – Presença do ex-goleiro Gilmar

8/9 às 9h – 2ª etapa do 2° Circuito Ilhabela de Stand-Up Paddle (Perequê - Vila)

8/9 às 10h – Corrida de Canoa Caiçara “Antônio Carlos dos Reis” (Perequê - Vila)

10/9 às 15h – Torneio de Truco e Dominó “Eufrozina Tereza de Jesus Souza’’ (Estaleiro Municipal da Santa Tereza)

14/9 às 18h – 37ª Prova Pedestre Cidade de Ilhabela válida como 2ª etapa do 5° Circuito Ilhabela de Corrida de Rua (Barra Velha - Vila)

15/9 às 9h – Prova Natatória “Píer a Píer” válida como 2ª etapa do 5° Circuito Ilhabela de Natação (Perequê - Vila)

14 e 15 e 21 e 22/9 às 9h – Etapa do Campeonato Paulista de Optimist e 420 (Pequeá)

21/9 às 15h – Festival de Slackline (Praia do Perequê)

21 e 22/9 às 8h – Torneio de Beach Soccer Infantil (Praia do Perequê)

22/9 às 9h – Torneio de Malha “Nelsinho e Amigos” 2013 (Quadra de Malha Perequê)

28/9 às 8h30 – Travessia a Nado Caraguatatuba – Ilhabela

29/9 às 10h – Etapa Regional de Damas (Polo de Educação Integrada de Ilhabela - PEII)

29/09 às 8h- Abertura dos Jogos Estudantis 2013 (Polo de Educação Integrada de Ilhabela - PEII)


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Silas Azocar | PMI


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Prefeitura de Ilhabela intensifica obra de nova pavimentação de ruas da Barra Velha‏

Rua Gerson Peres de Araújo, na Barra Velha,
será beneficiada com a nova pavimentação
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, está executando o reforço de base e a nova pavimentação da Rua Gerson Peres de Araújo, localizada no bairro da Barra Velha, desde o último dia 15 de julho. A camada de reforço a ser aplicada é mais espessa que a anterior e ainda receberá pedra tipo rachão, pois a via é um local que recebe um grande fluxo de veículos e constantemente era danificada.

A empresa contratada para o serviço é a Solovia, que também executará drenagem superficial e sarjetas. O trecho do primeiro quarteirão da rua, no sentido Água Branca, já começou a ser alargado.  A Rua Benedito dos Anjos Sampaio - paralela à Rua Gerson Peres de Araújo - também receberá as mesmas melhorias. O prazo de conclusão da obra é de 60 dias. Agora, com a nova pavimentação, as vias serão alargadas em 1,5 metro. As calçadas também terão 1,5 metro de largura.

“Essa obra tem o objetivo de resolver esse problema crônico das vias. Os buracos já incomodavam o município há anos, além disso essa intervenção resulta na fluidez do trânsito local”, ressalta o secretário de Obras, Flávio Miranda.

Ruas do bairro da Água Branca também receberão reforços de base e a nova pavimentação. A obra será executada após a implantação da rede coletora de esgoto com recursos oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Cláudio Rodrigues | PMI


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Travessia será paralisada na próxima terça entre meia-noite e 8h para troca de flutuante‏

A travessia São Sebastião-Ilhabela será paralisada na próxima terça-feira (6/8), entre 0h e 8h, para substituição do atracadouro flutuante em São Sebastião. 
A informação foi divulgada pela Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A em seu portal na internet (www.dersa.sp.gov.br)

A paralisação é necessária para que a instalação do flutuante seja realizada de forma segura aos usuários e aos agentes envolvidos na operação. O serviço será restabelecido após a finalização do trabalho. A companhia pede desculpas pelos transtornos causados e lembra que esta é uma situação excepcional para o aumento da capacidade operacional da travessia.

Durante o período de paralisação, uma lancha de passageiros estará disponível para atender uma eventual situação de emergência.

Os usuários podem obter informações sobre a normalização do serviço por meio do telefone 0800 77 33 711 ou do Twitter - @Travessiasdersa.


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Arquivo


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Em Ilhabela, comunidade da Praia da Serraria homenageia padroeiro

A Festa de Bom Jesus de Iguape será realizada neste sábado (3/8) pela comunidade tradicional caiçara da Praia da Serraria, que homenageia seu santo padroeiro. Dentre os pontos altos da festa estão a missa em louvor ao padroeiro e a “Ucharia”, um almoço preparado pelas mulheres da Praia da Serraria e servido à comunidade e aos visitantes.

A festa acontece desde o século XVII e é uma das mais antigas do arquipélago mantendo viva algumas características como o levantamento do mastro, a fogueira, a reza e o baile cuja animação neste ano ficará por conta da banda Forrobolly, a partir das 20h.

A Praia da Serraria fica no leste do arquipélago, onde é possível chegar apenas de barco. Sua comunidade é uma das mais tradicionais do Litoral Norte e até hoje vive da pesca e algumas pequenas roças.


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Genilson Junior | PMI

Museu Náutico revela as histórias do fundo do mar de Ilhabela

Um local onde a história do fundo do mar é resumida em peças náuticas de antigos naufrágios. Este é o Museu Náutico de Ilhabela, que desde o dia 7 de julho está em nova sede, situada na Rua Luiz Ameixeiro, 33, no bairro do Perequê. Antes, o museu estava localizado no bairro Itaguassu.

Quem visitar o espaço vai poder observar diversas relíquias em 150m² de muita história. São aproximadamente 2 mil peças em exposição. A mais antiga com cerca de 300 anos: a faca de um pirata do século 17. Em Ilhabela desde 2010, o Museu Náutico traz lembranças que o mar levou embora. Vale ressaltar que arquipélago de Ilhabela concentra um dos maiores números de naufrágios do Brasil.

É o que explica o fundador e diretor do museu, Jeannis Michail Platon, que mergulha há 40 anos e reuniu um rico patrimônio que conta a história do fundo do mar não só ao redor da ilha, mas também na região. “A ideia começou em 1992. Um grupo de amigos mergulhadores teve a iniciativa. Cada um tinha alguma peça, inclusive eu. Começou em São Sebastião, com a Fundação do Mar e há três anos estou aqui em Ilhabela”, conta.

Platon deu início ao projeto em 1969, quando em seus mergulhos, juntava peças históricas de naufrágios já ocorridos. Outros itens foram obtidos por antigos caiçaras que chegaram a presenciar os naufrágios. O fundador, que era mergulhador profissional da Marinha do Brasil, ainda relata que a maioria das antiguidades que o museu possui são do município de Ilhabela. “Não fazia sentido o Museu Náutico ser em São Sebastião, já que as principais e também a maioria das peças são de Ilhabela”, disse.

O turismo é ponto forte desta atração. Segundo Platon, este ano já visitaram o acervo cerca de 12 mil pessoas, entre elas, turistas e moradores locais.

“No Museu Náutico, moradores e turistas têm a oportunidade de conhecer a história do fundo do mar de Ilhabela. É um atrativo cultural e histórico da nossa cidade”, comenta o prefeito Toninho Colucci.

O secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger, comentou importância do museu em Ilhabela. “O Museu Náutico é de grande importância para o turismo do município, pois é mais um atrativo no roteiro de passeio dos turistas,” relata o secretário.

Agende uma vista ou obtenha mais informações pelo telefone: (12) 3896-3840. O horário de funcionamento durante a baixa temporada, ou seja, de abril a outubro é das 12h às 18h, exceto às segundas-feiras, quando o museu é fechado para a manutenção e folga dos funcionários. Durante a temporada funciona todos os dias das 10h às 20h. O ingresso custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Crianças até 8 anos e moradores de Ilhabela não pagam. 


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Cláudio Rodrigues | PMI

Pingente pré-histórico é encontrado em escavações no sítio arqueológico na Ilha da Vitória‏

Escavações arqueológicas realizadas recentemente na Ilha da Vitória, extremo leste do arquipélago de Ilhabela, revelaram novas informações sobre o modo de vida das populações indígenas que ali viveram há quase mil anos. Os trabalhos de escavação recentemente desenvolvidos pela arqueóloga Cintia Bendazzoli apenas iniciaram e já apresentam informações surpreendentes sobre o modo de vida das populações sambaquieiras que ali estiveram.  A ação faz parte do Projeto de Gestão e Diagnóstico do Patrimônio Arqueológico de Ilhabela, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura.

Os povos sambaquieiros foram os primeiros a ocupar o arquipélago. Segundo a arqueóloga, os estudos realizados até o presente momento permitem assegurar que esta população permaneceu na região num período compreendido, pelo menos, entre 2.060 e 800 anos atrás. Esta população tinha como prática a realização do sepultamento de seus entes em meio às conchas e ossos de animais, acumulados intencionalmente de forma constante, formando pequenos montes denominados sambaquis.

Recentemente, um desses sambaquis existente na Ilha da Vitória, o Sambaqui Abrigo Sul, foi alvo de estudos mais detalhados que revelaram a existência de rituais e cerimônias de sepultamento com a presença de fogueiras. Os estudos em laboratório que estão sendo realizados com o material retirado das escavações já apresentam dados inéditos sobre o modo de vida dessa população indígena tão antiga. Os ossos de peixes encontrados durante a escavação foram higienizados e analisados, revelando informações sobre a pesca e a dieta desses povos.

Segundo Cintia, a população sambaquieira que ocupou a Ilha da Vitória se alimentava basicamente de pescado, complementado pelo consumo de moluscos e de outros animais marinhos, além de aves. Os peixes mais consumidos pelo grupo que realizou as práticas funerárias no Sambaqui Abrigo Sul foram o Xarelete, Sargo, Bonito e Sernambiguara, além do Cação. Foram também encontrados vestígios do consumo de arraias e tartarugas marinhas, além de outros vestígios de mamíferos e aves ainda não identificados.

Além da identificação dos aspectos alimentares dessa população, as escavações arqueológicas localizaram um pingente feito com um dente de mamífero, que foi encontrado junto ao sepultamento e às fogueiras escavadas. Apesar de levemente fragmentado o pingente estava em boas condições, sendo possível visualizar com clareza a perfuração feita no dente para que se pudesse passar um cordão para pendurá-lo. “É bastante provável que este pingente pertencesse ao indivíduo enterrado, e tenha sido colocado intencionalmente junto aos vestígios humanos durante a realização do sepultamento, pois esta era uma prática comum entre as populações indígenas do passado” informou a arqueóloga. “A realização das medidas de preservação e mitigação de danos causados no passado aos sítios arqueológicos de Ilhabela também fazem parte do escopo dos trabalhos arqueológicos realizados no município, que vêm contribuindo para a preservação do nosso patrimônio”, aponta o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Segundo o secretário da Cultura, Nuno Gallo, a localização desse tipo de vestígio revela o imenso potencial arqueológico do arquipélago que carece ser estudado e preservado para as futuras gerações. Nesse sentido, os trabalhos continuarão a ser realizados no arquipélago e, ainda este ano, deverão abarcar novos sítios na Ilha de São Sebastião e Ilha dos Búzios.

Durante os trabalhos realizados na Ilha da Vitória também foi identificado um novo sítio arqueológico com vestígios de um sepultamento humano encontrado previamente impactado. Contudo, os trabalhos realizados no local permitiram a recuperação de vestígios do sepultamento existente no local e que deverá passar por análises laboratoriais e também por datação. 


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Divulgação | PMI

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Em agosto, Ilhabela tem agenda cultural com grandes atrações

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) divulgou a programação para o mês de agosto recheada de espetáculos teatrais, festas nas comunidades tradicionais, oficina de cinema digital, shows musicais e sessões de cinema. E o melhor: todas as atividades têm entrada franca.

Mostra de Xilogravuras - Até o próximo dia 15 de agosto, a exposição da artista plástica Laís Helena estará aberta à visitação de segunda a quinta-feira, sempre das 9 às 18h, às sextas das 9 às 22h e, aos sábados e domingos das 14 às 22h, na Secretaria da Cultura -  Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila.

Circo Navegador - Nos dias 3 (sábado), 4 (domingo) e 17 de agosto (domingo), sempre às 20h, no Galpão das Artes, o Circo Navegador traz a segunda temporada do espetáculo “Noticia Para Embrulhar Peixe”. A classificação é de 14 anos e o Galpão fica na Rua da Cocaia, 720, na Cocaia. O Palhaço Surubim com seu humor irreverente e muito atual traz cenas fantásticas que conseguem dar vida a objetos usando a imaginação da própria plateia. O espetáculo foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Programa de Ação Cultural – Proac 2012) e o patrocínio da Petrobras.

Festa de Bom Jesus – Neste sábado (3/8) será promovida a Festa de Bom Jesus de Iguape, na Praia da Serraria. A comunidade tradicional caiçara da Praia da Serraria realizará a festa em homenagem ao seu santo padroeiro, esperada todos os anos pelos moradores locais. Dentre os pontos altos da festa estão a missa em louvor ao padroeiro e a “Ucharia”, um almoço preparado pelas mulheres da Praia da Serraria e servido à comunidade e aos visitantes. A festa é uma das mais antigas do arquipélago e mantém viva algumas características como o levantamento do mastro, a fogueira, a reza e o baile cuja animação ficará por conta da banda Forrobolly, a partir das 20h. A Praia da Serraria fica no leste do arquipélago, onde é possível chegar apenas de barco.

Oficina do Ponto Mis - “Introdução à Produção Cinematográfica Digital Independente” é o tema da oficina do Ponto Mis (Museu de Imagem e do Som) deste mês, que acontece no dia 8 de agosto, com duas opções de horário: das 8h às 12h ou das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Nilce Signorini”, à Av. Princesa Isabel, 1.682, no Perequê.

A oficina traça um panorama geral da criação de roteiro, pré-produção, execução e pós-produção de um projeto audiovisual. Apresentando uma linha de trabalho na qual o objetivo é adaptar para baixar custos, mas sempre gerando produtos de qualidade. Serão mostradas técnicas que podem ser aplicadas facilmente em produtos como curta metragens, publicidade, programas de TV e videoclipes. Como produto final, os participantes produzirão um curta-minuto. Raphael Martinez é quem vai ministrar a oficina. A classificação indicativa é de 12 anos. Mais informações pelo telefone (12) 3896-2555.

III Conferência de Cultura - No dia 8 de agosto (quinta-feira), a partir das 14h, será realizada a III Conferência Municipal de Cultura, no Galpão das Artes. A implementação do Sistema Nacional de Cultura será um dos eixos a serem discutidos, além de outros como “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura e Desenvolvimento”. O evento é aberto a toda a população.

Festa dos Castelhanos - A “VI Festa da Praia dos Castelhanos” será promovida no dia 10 de agosto (sábado), a partir das 20h. O evento deverá arrecadar fundos para benfeitorias na comunidade. A festa contará com barracas bebidas, doces, além de diversões e brincadeiras para as crianças e uma especial queima de fogos. A animação musical da festa ficará a cargo da banda “Forróbolly”, que apresentará seu repertório especialmente preparado para o evento.

Festa no Reino – A 1º Festa Agostina em comemoração ao Dia dos Pais é promovida pela Associação de Amigos do Bairro do Reino, a partir das 21h, do dia 10 de agosto (sábado), no Campo de Futebol do Reino. O show da banda “Pura Adrenalina” vai animar a festa.

Sessões gratuitas de filmes – O Ponto Mis traz para Ilhabela dois filmes a serem exibidos em sessões gratuitas no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, nos dias 13, 14 e 15 de agosto (terça, quarta e quinta-feira), sempre a partir das 14h, e com classificação indicativa 12 anos. As sessões trazem o curta metragem brasileiro “Linha do Mar” e o longa italiano “Vermelho Como o Céu”.

Bossa Jazz no Festival do Camarão – A primeira edição do “Bossa Jazz” reunirá grandes músicos locais integrando a programação cultural do 18º Festival do Camarão. O Boteco do Camarão, na Praça das Bandeiras, na Vila, traz no dia 16 de agosto (sexta), às 21h, a Orquestra Popular de Ilhabela, abrindo o festival. Já no dia 17 (sábado) serão duas apresentações: Trio Brasil, às 21h, e Bucaneiros, às 22h. Na semana seguinte, no dia 23 de agosto (sexta-feira), o grupo Farofa Caiçara sobe ao palco. No dia 24 de agosto (sábado), às 21h, Beto Di Franco e Tarcísio Cesar mostram seu refinado repertório e, às 22h, Felipe Blues encerra a noite com muitos clássicos do rock´n roll e blues.

Paula Lima no Circuito Cultural – A cantora Paula Lima será a atração do mês de agosto no dia 18 (domingo), às 21h, no Circuito Cultural Paulista, programa cultural do Governo do Estado de São Paulo. Na Praça das Bandeiras, dentro do Festival do Camarão, ela vai apresentar seu samba marcado pela mistura com outros ritmos como funk, bossa e soul, pontuado por sua belíssima voz.

Artes Plásticas - O XXXVI Salão de Artes Plásticas “Waldemar Belisário” será aberto oficialmente às 19h30 de sexta-feira (30/8), na Secretaria da Cultura, na Vila. A abertura da mostra contará com uma apresentação especial do Coral Municipal Celina Pellizzari, seguida da esperada premiação das obras. A exposição prossegue até 30 de setembro, dentro das comemorações do aniversário de 207 anos da cidade, e conta com trabalhos em pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura. A mostra prossegue até 29 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, na Secretaria da Cultura - na Rua Dr. Carvalho, nº 80, Vila.


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Divulgação | PMI

Salão de Artes “Waldemar Belisário” está com inscrições abertas em Ilhabela

Estão abertas as inscrições para o XXXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. O regulamento e a 
ficha de inscrição estão disponíveis no portal da prefeitura de Ilhabela na internet: www.ilhabela.sp.gov.br

A inscrição deve ser feita na Secretaria Municipal da Cultura até o próximo dia 16 de agosto, em horário comercial, quando deve ser entregue a ficha preenchida e a taxa de inscrição de R$ 15 por obra. Os participantes poderão apresentar trabalhos nas categorias pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura.

O Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário é o evento artístico mais tradicional de Ilhabela, tendo como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.

A exposição das telas acontecerá de 30 de agosto a 29 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade. A secretaria da Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, nº 80, Vila.


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Divulgação | PMI

Festa Tradicional dos Castelhanos é adiada para o dia 10 de agosto

A “VI Festa da Praia dos Castelhanos” que seria realizada no último sábado (27/7) foi transferida para o dia 10 de agosto, a partir das 20h. O evento deverá arrecadar fundos para benfeitorias na comunidade.

Os moradores da comunidade caiçara da Baía dos Castelhanos estão preparando a festa que contará com barracas bebidas, doces, além de diversões e brincadeiras para as crianças e uma especial queima de fogos.

A animação musical da festa ficará a cargo da banda “Forróbolly”, que apresentará seu repertório especialmente preparado para o evento, que é realizado pela parceria da comunidade com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).


Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Divulgação

domingo, 11 de dezembro de 2011

Ilhabela dá início à série de formaturas da rede municipal de ensino no Bonete

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhabela dá início às formaturas de ensino infantil, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo sábado (10/12), na Escola Municipal “Antônio Honório dos Santos”, na comunidade tradicional caiçara do Bonete. De segunda (12/12) a sexta-feira (16/12) serão realizadas cerimônias em todas as regiões da cidade.
A escola do Bonete passou por reforma e ampliação recentemente. A unidade duas novas salas de aula, totalizando quatro. O investimento foi de R$ 104,5 mil. No local também foi montado um laboratório de informática.
As formaturas dos projetos como “Informática na Escola” e “Curso de Libras” foram realizadas na primeira semana do mês. Como no ano passado, as cerimônias serão unificadas por séries e regiões e acontecerão em três períodos, manhã, tarde e noite.
Na segunda-feira (12/12) estão programadas as formaturas do 5º ano das escolas “Ophélia Reale Montanhesi”, às 10h, na própria sede da unidade. Às 15h é a vez do 5º ano da “Eurípedes da Silva Ferreira”, no Pés no Chão, Barra Velha. No período da noite se forma a turma de 9º ano da “Eva Esperança Silva”, às 20h, no Esporte Clube Ilhabela, na Vila.
Na terça-feira (13/12) a formatura do ensino infantil da “Iracema França Lopes” será às 9h. Logo mais a tarde é a vez dos 5º anos das escolas “José Benedito de Moraes” e “José Antonio Verzegnassi” às 15h.
A cerimônia do 9º ano da “Ealdemar Belisário”, será às 20h, as três no Galpão das Artes. Na quarta-feira (14/12) no período da manhã se formam os alunos do ensino infantil das escolas “Leonardo Reale” e “Severina Barbosa de Faria”, às 9h. A tarde será a formatura dos 5º anos da “Mércia do Nascimento Dias” e “Leonardo Reale”, às 15h. As duas no Esporte Clube Ilhabela, Vila. Neste dia também recebem diploma os alunos da Educação de Jovens e Adultos, na escola “Eurípedes da Silva Ferreira”.
Já na quinta-feira (15/12) será o infantil das unidades “Maria Thereza de Freitas Vidal” e “Sebastião Leite”, às 9h. A tarde será os 5º anos da “Maria Thereza de Freitas Vidal”, “Dercy de Castro de Andrade” e “Anna Leite Julião Torres”, às 15h. Esta última escola também forma o 9º ano, às 20h. Todas no Centro Educacional e Cultural, na Praia Grande.
Por fim, na sexta-feira (16/12), o ensino infantil da escola “Salvador Arena”, às 9h e o 5º ano às 15h, no Pés no Chão, Cocaia. O 9º ano da escola “Ruth Cardoso”, recebe o diploma na própria unidade, às 20h.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMI

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ilhabela terá “Balada Animal” em prol das ações de controle populacional de cães e gatos

Os voluntários do Programa de Respeito Animal da Prefeitura de Ilhabela realizam no próximo dia 30 de setembro (sexta-feira) a “Balada Animal”, às 21h, no Estaleiro Bar, na Vila. O evento terá participação do músico Beto di Franco e convidados.

Toda renda arrecadada na portaria será revertida para as ações dos voluntários que dispõe de lares transitórios onde os animais sem donos aguardam a recuperação da castração realizada pela prefeitura. Os procedimentos cirúrgicos são viabilizados no Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos, na Barra Velha.

A iniciativa contribuiu para que a equipe do programa consiga atingir a meta de três mil animais castrados até dezembro deste ano. De 2009 a agosto de 2011 já foram realizadas 2.150 castrações, tendo como prioridade as fêmeas (cadelas e gatas a partir de quatro meses de idade), cadelas em matilha e animais de munícipes que possuem renda familiar de até três salários mínimos.

Fonte: assessoria de imprensa PMI

Aloha Spirit agita Praia do Perequê em Ilhabela

foto: Silas Azocar / PMI

A Praia do Perequê, em Ilhabela, foi palco no último final de semana (17 e 18/9) do tradicional Aloha Spirit. Adrenalina, emoção, natureza, esporte e diversão foram os ingredientes desta competição nas águas do arquipélago.

Válido pelo Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas e pela segunda etapa do Campeonato Paulista de Stand Up Paddle, o evento foi realizado pela Eco Outdoor, com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Na manhã do sábado (17/09), a atração ficou por conta da segunda etapa do Paulista Stand Up Paddle, que teve largada às 9h15 e percurso demarcado por bóias no canal. O vencedor da prova principal, a Race, de 8km, foi o já conhecido Luiz Carlos “Animal” Guido, de São Paulo.

De Ilhabela, os destaques foram: Marcelo Dias, da Ecotreino Ilhabela, que conquistou a 3ª colocação na Open Race; Luciana Moller, 2ª colocada na Open Race e a atleta Beatriz Bello, a professora “Bia”, 1ª colocada na Master Race Feminino.

No decorrer do dia foram realizadas as provas do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana, com largadas durante toda a tarde de sábado (17/09) e no domingo (18/09). “Além de incentivar a nossa vocação para os esportes no mar, a Prefeitura movimenta a cidade num período de baixa temporada com eventos de qualidade”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.

“Mais uma vez o arquipélago mostra sua vocação natural para a prática de atividades físicas. Este evento, que já virou tradição na cidade, movimenta toda a cidade, aquecendo a economia local e transformando Ilhabela no município onde o esporte acontece”, completou o vice-prefeito e secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Nuno Gallo.

Os resultados oficiais das provas estarão disponíveis em breve no site da prova, no endereço eletrônico www.alohaspirit.com.br, além de fotos do evento.

Fonte: assessoria de imprensa PMI

domingo, 18 de setembro de 2011

Ventos fortes marcam o primeiro final de semana da terceira etapa da Copa Suzuki Jimny

Competição em Ilhabela é válida pelo Campeonato Paulista de Vela Oceânica

Classe C30 estreia em Ilhabela
foto: Cuca Sodré
Nos dois dias de disputas em Ilhabela, pela terceira etapa da Copa Suzuki Jimny, a média de ventos superou 20 nós. Condições que exigiram atenção especial das tripulações das classes ORC, HPE, BRA-RGS-A, B, C e Cruiser, Delta 32 e Skipper 21. O evento contou com 37 barcos e será finalizado no próximo final de semana. Quem conseguir a melhor média nos quatro dias de regatas ficará com o título Estadual de vela oceânica.

Quem mostrou adaptação ao regime de ventos e as ondas do litoral norte na BRA-RGS foi o Fram, de Felipe Aidar. O barco venceu as três regatas e deu um passo decisivo para a conquista do troféu transitório da categoria.

"A condição já era esperada e, por isso, nossa equipe fez uma revisão para aguentar a ‘porrada’ de vento. Vale destacar o trabalho da nossa tripulação, que está cada vez mais entrosada. Fiquei muito satisfeito", contou Felipe Aidar, do Fram. Os barcos Palmares, Jazz e Blue Too completam as quatro primeiras posições.

E no somatório geral das quatro provas da classe HPE25, o Ginga mostrou que o ano de 2011 é um dos melhores da tripulação. O time lidera com três vitórias e um quarto lugar. Os adversários terão que conseguir uma combinação de resultados improvável para tirar o título antecipado da equipe de Ilhabela da Copa Suzuki Jimny.

Quem está posições atrás como o Vuarnet Cotia, por exemplo, aproveita a competição para tentar ajustar as manobras e se aproximar do líder, principalmente com vento forte.
"Velejar com esse vento é uma emoção muito grande. O barco fica mais planador e gostoso, mas dá trabalho para toda a tripulação, porque parece uma lancha", contou o comandante do Vuarnet Cotia, Roberto Mangabeira Albernaz.

Na ORC, o Orson Mapfre ampliou a vantagem neste domingo (18) sobre os adversários Alegria e Colin. O evento teve também uma demonstração do veleiro one design Carabelli 30. O Barracuda Matrix treinou nas águas de Ilhabela e mostrou a potência e o custo-benefício do barco.

Resultados do Campeonato Paulista de Vela Oceânica:

BRA-RGS- 4 regatas
1- Fram        (Felipe Marinho Aidar) - 3 pontos perdidos (1+1+1+3)
2 - Palmares (José Romariz Filho) - 9 pp (2+3+4+9)
3 - Jazz        (Valeria Ravani) - 12 pp (5+4+3+12)

HPE - 4 regatas com 1 descarte
1 - Ginga (Breno Chvaicer) - 7 pp (4+1+1+1)
2 - Bixiga (Pino Di Segni) - 11 pp (1+4+4+2)
3 - Avantto (Dario Galvão) - 14 pp (5+3+3+3)

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será finalizada no próximo final de semana e a última será em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.

O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Fonte: ZDL de Comunicação

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sistema de monitoramento por câmeras da Prefeitura de Ilhabela entra em fase final de testes

Foto: Camila Garcêz/PMI

A ampliação do sistema de monitoramento por câmeras da Prefeitura de Ilhabela está funcionando em fase final de testes. Além da avenida principal os equipamentos chegam também ao interior dos bairros.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), foi vistoriar o andamento do trabalho na sala de monitoramento, instalada na Divisão de Trânsito, na manhã desta quinta-feira (15/9). O número de câmeras saltou de nove para 22. Os novos equipamentos contam agora com tecnologia digital, garantindo melhor qualidade das imagens, diferente das primeiras que funcionam com tecnologia analógica.

Segundo o prefeito Toninho Colucci, o objetivo é dar mais qualidade ao serviço, proporcionando segurança aos moradores, comerciantes e turistas. “Precisamos tirar o máximo proveito possível deste sistema e trabalhar junto com a polícia para garantir um ambiente mais seguro à população de Ilhabela”, ressaltou.

Hoje há câmeras instaladas na extensão da avenida Princesa Isabel entre a Barra Velha e o Centro (Vila), além dos bairros próximo ao Hospital Municipal Gov. Mário Covas (Barra Velha), Campo do Galera (Água Branca), em dois pontos do Perequê, na entrada do Engenho D’Água - próxima ao Campo da Aviação, na rua da Escola Estadual Professor Gabriel Ribeiro dos Santos (Vila), Estádio Municipal (Itaquanduba), conjunto habitacional do Reino, avenida Faria Lima (Costa Bela), rua do Camarão e região do Colina (Barra Velha), entrada do Reino e próxima à Divisão de Trânsito e do Polo de Educação Integrada que está em construção na Barra Velha.

Os pontos de instalação das novas câmeras foram definidos após visita com equipes técnicas da Prefeitura, da Divisão de Trânsito, do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) e Polícias Civil e Militar. O próximo passo agora é treinar profissionais para operar o sistema. Também participaram da vistoria o secretário de Administração, Cristobal Parraga, o diretor do Departamento de Processamento de Dados da Prefeitura, Marcelo Freitas e o diretor de Trânsito, Marcelo Santos.

fonte: assessoria de imprensa PMI

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Definidas as finais do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª e 2º Divisão em Ilhabela

Após duas semifinais emocionantes, já estão definidas as equipes que se enfrentarão na grande final para disputar o título do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª e 2ª Divisão em Ilhabela, com data prevista para o dia 17 de outubro.
Pela 1ª Divisão, os dois finalistas são M.D.M. e Estrela do Morro, ambas do bairro do Itaquanduba. Na semifinal, o time do M.D.M enfrentou o Garrafão, vencendo a partida nos pênaltis por 4 a 2. No outro jogo da semifinal, o Estrela do Morro venceu o Grêmio por 1 a 0.
Já na semifinal da 2ª Divisão, as equipes do Flamengo e Santa Luz fazem a final da competição. Na semifinal, o Flamengo enfrentou a equipe do Bonete, vencendo a partida por 4 a 1. Na outra semifinal, o Santa Luz venceu o 21 Caiçara por 3 a 1.
A grande final das duas competições está prevista para ser realizada no dia 17 de outubro no Estádio Ferreirão, sendo que às 15h será realizada a final da 2º Divisão e às 17h a grande final da 1ª Divisão.
Os campeonatos municipais de futebol são promovidos pela Prefeitura de Ilhabela. “A promoção de eventos esportivos tem sido constante, além dos investimentos na base do esporte, com as escolinhas nos bairros. Esperamos ver uma grande final do futebol da cidade”, finalizou o prefeito Toninho Colucci.


fonte: AC/PMI