O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci anunciou o fechamento do emissário da Sabesp localizado na Vila e destacou as melhorias feitas pela Prefeitura no bairro durante a reunião comunitária realizada no auditório do Parque Estadual na última terça-feira (10/5). No mesmo encontro, a secretaria de Administração conduziu mais uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para 2012.
O prefeito ressaltou a importância do investimento em saneamento básico que tem sido realizado em todo o município, destacando a obra realizada na região alta do bairro, conhecida como Morro do Canta Galo e a interdição do emissário e estação de tratamento de esgoto da Sabesp existente na Vila. Segundo ele, essa antiga reivindicação da comunidade deve ser concretizada até o fim deste ano. “Vamos finalmente desativar o emissário até o fim do ano. Isso é um ganho enorme para a comunidade da Vila. Também investimos R$ 400 mil para que os moradores do Morro do Canta Galo tivessem acesso à rede de esgoto, agora só precisam procurar a Sabesp e fazer a ligação de suas casas à rede”, salientou Colucci.
Ainda com relação ao Morro do Canta Galo, o prefeito cobrou mais empenho dos moradores na entrega dos documentos necessários para dar andamento à regularização da área dentro do programa Cidade Legal. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, realizamos levantamento topográfico, socioeconômico, agora pra dar andamento, precisamos da entrega dessa documentação o mais rápido possível”, frisou.
Colucci também fez menções às benfeitorias realizadas no bairro limítrofe, Santa Tereza, com reforma da praça e o Centro de Apoio ao Pescador Artesanal, recém-inaugurado, além de destacar o sistema de estacionamento rotativo Zona Verde-Azul, que depois de reformulado por esta administração, passou a dar lucro aos cofres públicos, possibilitando investimentos em novos equipamentos para o Hospital Mário Covas; lembrou da cobertura da quadra da escola estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos e revelou os planos de revitalizar parte do terreno da instituição que não está sendo utilizado. “Estamos em tratativas com a secretaria estadual de Educação a fim de conseguirmos a doação da área para transformá-la em mais um local de lazer para a população”, destacou.
O prefeito respondeu a questionamento de munícipes, como por exemplo, do seminarista Márcio Fraga, que representou o pároco Daniel de Santo Inácio na reunião e ressaltou a importância de cuidar do cemitério, não apenas na parte estrutural, mas também na parte religiosa. Colucci falou da reforma realizada recentemente no local, com a construção de 180 novos túmulos e lembrou a situação de abandono que encontrou o lugar. “Desde a gestão da ex-prefeita Nilce não se fazia nenhuma intervenção no cemitério. Nós temos consciência da importância dessa questão e estamos pensando a longo prazo. Além dessa reforma, já destacamos uma área na Barra Velha para a construção de um novo cemitério”, explicou.
O prefeito também sanou dúvidas sobre a questão do número de escalas de navios cruzeiro, que já tem confirmadas 138 paradas para a próxima temporada e vem num crescente, se comparado as 80 escalas do último ano da gestão passada. Colucci explicou que a intenção da Secretaria de Turismo não é priorizar quantidade de escalas e sim qualidade, fomentando e estimulando paradas de companhias que realmente movimentem a economia da cidade.
Aproveitando a ocasião, o prefeito também falou sobre o projeto de estruturação e construção do receptivo de navios, em atendimento às normas da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários com vistas à Copa do Mundo de 2014. O projeto contempla também a construção de uma marina pública e área social e seria desenvolvido na área onde hoje se encontra o Esporte Clube Ilhabela. “É um projeto grande e importante para o município, pois temos que nos adequar às normas do ANTAQ para continuarmos recebendo as paradas de navio. Assim que estiver concluído, apresentaremos o projeto em audiência pública para discuti-lo com a comunidade, mantendo a linha de transparência e participação que tem norteado todas as ações do nosso governo”, concluiu Colucci.
Além do prefeito, seu secretariado e moradores da comunidade, a reunião comunitária e audiência pública da LDO 2012 contou com a presença dos vereadores Rogério Ribeiro de Sá – Prof. Catolé (PV) e Jadiel Vieira – Keko (PTB).