terça-feira, 10 de maio de 2011

Campeões do Match Race são favoritos ao Ouro nos Jogos Mundiais Militares

Tripulação de Henrique Haddad quer repetir o sucesso da competição barco contra barco no evento principal das Forças Armadas

Henrique Haddad comanda Marinha no Match Race
Rio de Janeiro (RJ) - Depois do título invicto do Match Race Brasil 2011, no domingo, no Rio de Janeiro, parte do time da Marinha do Brasil (RJ) terá mais um desafio de alto nível, os Jogos Mundiais Militares. O maior evento das Forças Armadas reúne seis mil atletas entre 16 e 24 de julho, também na cidade maravilhosa.

Henrique Haddad, Mário Trindade, Felipe Haddad e Pedro Caldas compõem a equipe nacional da classe Match Race e são os favoritos ao lugar mais alto do pódio. Já Fernanda Decnop, integra o time feminino na classe Fleet Race. O objetivo da Marinha é contribuir com duas medalhas de ouro para o Brasil no quadro geral.

"Nossa tripulação é favorita por correr em casa, estar adaptada ao barco J 24 e, principalmente, pela amizade e entrosamento do quarteto. Mas, o campeonato não se resume ao barco ou à equipe. Muita gente estará de olho no que vai acontecer. Os times da Itália e da Rússia são adversários diretos na briga", disse Henrique Haddad, latino-americano mais bem colocado no ranking mundial da Isaf na classe Match Race - 23º.

O time de Henrique "Gigante" Haddad correu 90% dos campeonatos nos últimos três anos na classe J 24 e, por isso, a responsabilidade por medalha aumenta. "Eu penso que depois do título do Match Race, a Marinha não tenha mais dúvida de que estará bem representada nos Jogos Mundiais Militares", concluiu Henrique Haddad, que espera uma promoção da patente de marinheiro à tenente, caso conquiste o título.

Na semana passada, a sua tripulação levou o título do Match Race Brasil 2011 com 100% de aproveitamento. O evento contou com os principais nomes da vela brasileira como Torben Grael, Marcelo Ferreira, Alan Adler, Fábio Pillar, Maurício Santa Cruz e Alexandre Saldanha.

Meninas podem ficar com o ouro - O Brasil terá uma equipe forte e preparada para brigar pelo ouro na classe Fleet Race nos Jogos Mundiais Militares. As meninas treinam, pelo menos uma vez por semana, com o HPE 25, barco que será usado no evento. 

A equipe será comandada por Martine Grael, filha de Torben Grael. A medalhista olímpica de Pequim-2008, Isabel Swan, será responsável pela vela balão. As irmãs Fernanda e Renata Decnop terão as funções de controlar a buja e de proa, respectivamente. Já Juliana Mota ficará com a parte tática. 

"É uma honra imensa representar o Brasil nos Jogos, que têm estrutura equivalente ao Pan. As nossas chances são grandes, treinamos na mesma raia", lembrou a velejadora e marinheira Renata Decnop.

Em março de 2010, a equipe teve uma prévia dos Jogos Mundiais Militares no Bahrein. As meninas faturaram o ouro do evento superando as seleções da França e da Alemanha, adversárias diretas ao título no Rio de Janeiro. 

"A gente tem vantagem por velejar em casa nos Jogos, são 15 anos de treino na Baía de Guanabara. Nosso time conhece cada mudança de direção vento, rajada e de maré, explicou Fernanda Decnop.

Depois do Match Race 2011, as meninas serão presença garantida na Rolex Ilhabela Sailing Week, no início de julho, no litoral Norte de São Paulo.

Fonte: ZDL de Comunicação
Foto: AGIF