Classe com barcos 100% nacionais ultrapassa o recorde de vinte participantes
![]() |
| Foto: Balaio de Idéias |
A HPE 25 surgiu em uma conversa de fim de tarde de verão em Ilhabela, entre os empresários e velejadores Felipe Furquim e Eduardo Souza Ramos. A decisão era criar um veleiro rápido e competitivo. Quase uma década mais tarde a classe estará representada na edição 2011 da ROLEX Ilhabela Sailing Week por mais de vinte barcos. Até o momento são vinte e dois barcos inscritos.
A cada ano novos velejadores ingressam na flotilha formada por barcos 100% nacionais, idênticos e caracterizados pela leveza, resistência e velocidade. Desde sua primeira participação, em 2004, a classe supera o número de participantes do ano anterior. Além disso, as disputas nas raias de Ilhabela são sempre marcadas por forte equilíbrio. Após sete participações nenhum barco da classe levou o título da semana de vela por mais de uma oportunidade.
Esta situação cria uma disputa particular entre os barcos Bond Girl, Repeteco e Artemis, campeões em 2008, 2009 e 2010 respectivamente. Qual deles será o primeiro bicampeão da ROLEX Ilhabela Sailing Week? Pelo número e qualidade dos participantes esta não será uma tarefa nada simples. A única certeza é de mais uma edição com disputas emocionantes e acirradas, a partir do dia 2 de julho.
A ROLEX Ilhabela Sailing Week, o principal evento náutico esportivo da América Latina, tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25 e BRA-RGS, e parcerias do Yacht Club Argentino(YCA), da Prefeitura Municipal de Ilhabela(PMI) e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.
Barcos campeões pela classe HPE 25:
2004 – Xereta
2005 – Pânico
2006 – Surfer Spirit
2007 – Frattina
2008 – Bond Girl
2009 – Repeteco
2010 – Artemis
