Ilhabela recebe participantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, que acumulam 196 medalhas e títulos em Olimpíadas e campeonatos mundiais, regionais e locais
![]() |
| Foto: Hector Echebaster |
Começa nesta quinta-feira (2/6), às 12 horas, em Ilhabela, a segunda temporada da Mitsubishi Sailing Cup, que reúne os melhores velejadores sul-americanos numa competição de veleiros monotipos (embarcações iguais) oceânicos de 40 pés, chamada classe S40 (Soto40). A primeira etapa da regata mais competitiva da América do Sul terá também veleiros da Classe HPE 25.
Estão programadas duas regatas por dia, com largada sempre às 12 horas, de quinta a domingo (5/6), no canal de São Sebastião e nas proximidades da Ponta das Canas, em Ilhabela. O limite de tempo para as regatas da Classe S40 será de 120 minutos e da Classe HPE, de 90 minutos. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada classe.
Na etapa de Ilhabela, poderão ser disputadas até oito regatas, sem descartes para cada classe.
Participam da regada 15 barcos do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Entre os competidores estão os medalhistas olímpicos Torben Grael, Eduardo Penido e Javier Conte, além de velejadores que participaram de Olimpíadas e têm na prateleira medalhas e títulos nas mais importantes competições mundiais, como Francesco Bruni, Gastão Brun, Guilhermo Parada, Mariano Cole Parada, Roberto Martins, Samuel Albrecht, Vince Brun e Eduardo Souza Ramos.
Juntos, os velejadores acumulam 340 participações e 196 medalhas em Olimpíadas e campeonatos mundiais, europeus, sul-americanos e nacionais. As outras etapas ocorrerão em Búzios, de 11 a 14 de agosto, e no Rio de Janeiro, de 1 a 4 de setembro.
O excelente nível técnico dos velejadores e da tripulação, o conceito de competição monotipo, com embarcações rigorosamente iguais e sem regras de handicap ou rating, e as características singulares do S40, uma classe de barcos oceânicos de última geração, garantem um alto padrão de competitividade. Em condições de igualdade e sem influências externas, os velejadores só dependem de sua capacitação técnica e de sua performance.
"O que atrai na Mitsubishi Sailing Cup é a possibilidade de velejar regatas técnicas, no bico de proa, sem regras de tempo corrigido e contra alguns dos melhores e mais preparados velejadores latino-americanos e até mesmo mundiais, como Dee Smith, Francesco Bruni e Vince Brun", afirma Torben Grael, maior medalhista individual da Vela mundial e maior esportista olímpico brasileiro.
Como cada barco tem 10 tripulantes, a segunda temporada da Mitsubishi Sailing Cup conta com a participação de 150 velejadores profissionais e amadores de altíssimo nível, fato inédito em competições no continente.
Os inscritos acumulam 7 medalhas em Olimpíadas, 23 títulos mundiais, 11 europeus, 29 sul-americanos e 126 nacionais, num total de 196. Além de 22 participações em Olimpíadas, os velejadores acumulam 318 em outras competições nacionais e internacionais, num total de 340.
A Mitsubishi Sailing Cup 2011 reunirá também competidores da classe HPE 25, monotipo que serviu de inspiração para os veleiros maiores, ambos saídos das pranchetas de Javier Soto Acebal, que se torna a classe de acesso da competição.
Relação dos velejadores
Medalhas em Olimpíadas: Torben Grael (duas de Ouro, uma de Prata e duas de Bronze), Eduardo Penido (Ouro), Javier Conte (Bronze).
Participações em Olimpíadas: Eduardo Souza Ramos, Francesco Bruni, Gastão Brun, Guilhermo Parada, Mariano Cole Parada, Roberto Martins, Samuel Albrecht, Vince Brun.
Títulos medalhas em outras competições: Alexandre Rosa, André Mirsky, Andrea Grael, Drag Von Appen,Daniel Santiago, Dee Smith, Fabrício Sreppel, Frederico Plass, Geison Mendes, George Nehm, Jorge Erràzuriz, Marcelo Massa, Marco Grael, Miguel Saubidet, Nicolas Gonzalez, Norberto Vitale, Pablo Defazio, Renato Plass, Samuel Gonçalves.
